x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 101

acessos 113.452

Mudança de Representante Legal

maud Campelo

Maud Campelo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 13:25

Boa tarde

A empresa em que trabalho tem dois sócios administradores . Precisamos alterar o representante legal junto a SRF.

Preciso promover alteração contratual mesmo não existindo nenhum ato que nomei o atual representante legal?

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 13:51

Maud
Boa tarde

Voce simplesmente preencha o CNPJ 2.7 , alterando a pessoa fisica responsável perante o CNPJ -código 202.
Consulte posteriormente o recibo de entrega no site da RFB quando for emitido o DBF o representante assina, reconhece firma e entrega na Receita Federal.

ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 09:27

Observando a sua pergunta, vc deve observar no Contrato Social na cláusula da Administração, se na cláusula constar que são os 02 em conjunto ou separadamente vc poderá fazer o que o amigo Osmar orientou.

Se a pessoa que vai ser responsável agora não constar como administrador, vc deverá fazer um aditivo alterando o administrador.

Espero ter ajudado.

Cristina Brasílio

Cristina Brasílio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 16:43

Boa tarde, colegas

Estou tentando há algum tempo alterar a pessoa física responsável pelo CNPJ e ao consultar o (vários) recibo sempre dá o mesmo erro:

Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO
MOTIVO

RFB
Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.

RFB
Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.

RFB
Nome do Sócio informado diverge do nome constante do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF. (156.404.938-87)

RFB
Nome do Sócio informado diverge do nome constante do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF. (156.047.728-87)

RFB
O sócio informado é o responsável e deve constar no QSA. (156.047.728-87)

RFB
CEP do representante PJ informado não pertence ao município



Por favor, alguém pode me ajudar? Qual a maneira correta de se preencher o CNPJ 2.7 para que essa alteração seja realizada. Já fiz várias vezes.

Obrigada

Cristina Brasílio
Contadora
Tel.: 12 | 3426-0510
Fax: 12 | 3413-7219
Email: [email protected]
ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2009 | 18:04

Boa tarde, Cristina,

Já aconteceu cmg também, veja se a qualificação da pessoa que vc está colocando como responsável já é a 49 (sócio administrador) na Receita Federal;

Caso contrário vc além de colocar ele como representante, deve alterar o QSA citando quem sai como administrador e colocando na qualificação 49 (sócio administrador)


Se não for feito isso não vai passar!

Espero ter ajudado.

vagner do nascimento barbosa

Vagner do Nascimento Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 13:35

Colegas,
Preciso de orientação para alteração do representante legal a ultima mensagme que tive da RFB foi
ÓRGÃO MOTIVO

RFB Qualificação dos sócios/administradores informada no QSA diferente da constante no ato constitutivo/alterador.

RFB Ato constitutivo/alterador/extintivo não corresponde ao evento informado na FCPJ.

Situação 1: Não constava QSA da empresa RFB
Situação 2: Já existe duas alterações estatutárias e tenho que incluir o ato constiucional e a 1º alteração
Situação 3: O sócio que saiu na 1º alt. era o sóciorepresentante legal
Situação 4:
Não existe ato alterador, por isso, coloquei a data que transmiti os dados para a RFB no FCPJ 02 12 2009
Situação 5: Evento 202, no QSA devo informar na Natureza do evento: Alteração dos do socio... Qual seria a data? A do evento? Ou a mesma do FCPJ?
Agradeço a ajuda

Vagner Barbosa
LUÍS ALMEIDA

Luís Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 23:27

Sobre a alteração de Individual para LTDA.
COm os códigos 220, 225, 230, 247 e 257.
O DBE esta ok. Incluindo os sócios.

Mas a pessoa que vai entrar para formar a sociedade será a administradora e so ela retirar pro-labore.

Sendo que o DBE so é aceito com dois sócios como sócios administradores ou com o administrador antigo como sócio administrador.
Parece que tenho que fazer primeiro a transformação depois outro contrato de alteração alterando o sócio administrador.

Sou novo no ramo e não sei se poderia fazer um contrato de transformação com o novo sócio sendo sócio administrador e o antigo como sócio cotista e enviar um DBE diferente com o primeiro socio como sócio administrador ja que so aceita o responsável pela pessoa juridica como sócio administrador.
Alguem tem algum caso igual a este?

Obrigado,

"Nesse mundo, nada é certo alem da morte e dos impostos." (Benjamin Franklin)
FABIO PEREIRA DA SILVA

Fabio Pereira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 11:47

Bom dia!
Trabalho em uma escola municipal e estou precisando alterar o representante do CNPJ, no caso a APM da escola e com algumas pesquisas verifiquei que primeiramente se faz necessario preecher uma ficha utilizando programa CNPJ 3.0. Bem instalei, preenchi a ficha e gostaria que se possivel alguem verificasse se está correto:

1)Abri o programa cliquei em Novo Documento>
Nos itens, selecionei:
Tipo de contribuiente: Pessoa Juridica
Ato desejado: Alteração Cadastral
Depois nos campos: nº. do CNPJ, UF e Municipio de Origem (preenchidos)
FCPJ>
EVENTOS:
Alteração Desejada:
x Dados Cadastrais/Situações Especiais
Codigo do Evento: 202 - Alteração da pessoa fisica responsavel perante CNPJ - Data do evento: Data do registro no cartorio.

IDENTIFICAÇÃO:
Identifcação da Pessoa Juridica:
Nº. do CNPJ : Preenchido / Nome Empresarial : campo indisponivel/Codigo da Natureza: 399-9 - Associação Privada/ Capital Social: campo indisponivel/
Titulo do Estabelecimento: campo indisponivel
Tipo de orgão: 2 - Cartorio de Registro de PJ/ NIRE: campo não disponivel/Nº. do Registro no Cartorio: preenchido/Nº. do CNPJ do orgão de registro: preenchido

REPRESENTANTE/PREPOSTO:
Representante da pessoa juridica para este ato de cadastro:
x Representante
Identificação da pessoa fisica representante da PJ: Nome preenchido/CPF: preenchido/Qualificação do Representante da PJ: 16-Presidente
Identificação do Preposto: Nome e CPF: campos indisponiveis

ENDEREÇO DO REPRESENTANTE DA PJ: Com excessão dos campos complemento e fax, todos campos preenchido.

Obs: Eu fui na opção Verificar Pendencias, e apareceu este aviso: "202-O evento só será aceito se o responsavel informado na FCPJ já constar nabase societaria da RFB e com a mesma qualificação". Não entendi muito bem, isto poderá ocasionar um problema.

Bom, já gravei a ficha para transmitir só preciso saber se está certo o preenchimento.

Desde já agradeço a atenção e fico aguardando.

Silvania Timm

Silvania Timm

Iniciante DIVISÃO 2, Secretária
há 13 anos Sexta-Feira | 25 junho 2010 | 15:09

Oi Fábio!!!

Estou na mesma situação, presico trocar o nome do presidente do CPM da Escola. Fiz todos os passos cfe fizeste, mas sempre aparece erros após verificação no site da receita. Não descobri qual o meu erro.

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 16:33

Boa tarde a todos

Estou com um cliente ele nao tinha obrigatoriedade de ter a IE, agora ele esta precisando da IE, Qdo vc faz a Inscriçao no estado vc tb tem que preencher alteração de capital social senao da somatoria superior a informada na receita, ma std bem ate ai, qro saber se eu preciso levar alguma contrato a receita qdo sair o DBE, ou so o DBE.

Eduardo Gaidaje Tito
Carlos André Piao

Carlos André Piao

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 21:14

Olá, boa noite


Estou com um problema sério. Assumi recentemente a contabilidade de um Partido Político, que desde a sua fundação permanece o mesmo responsável perante o cnpj. Pois os contabilistas anteriores nunca se preocuparam em alterar as várias mudanças de direção já aconteceram. Só que agora com o advento da ceritificação digital a coisa se complicou. Estou tentanto alterar, mas não estou conseguindo, pois o presidente responsável pelo cnpj na SRF nem está mais no partido. Alguém pode me ajudar?

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 09:23

Carlos

É so fazer a alteração do responsavel, voce tem alguma ata da alteração para o novo representante, ele mesmo que ira assinar o documento nao precisa nem da assinaura do antigo responsavel , sendo que o mesmo nao trabalha mais no partido.

Qq duvida volte a postar,

Eduardo Gaidaje Tito
Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 16:19

Olá. Em 2006 fui presidente do Centro acadêmico de minha faculdade, que possui CNPJ (associação privada). Em 2007 houve a troca da diretoria, sendo confeccionada a ata de posseda nova diretoria. Entretanto, recentemente descobri que ainda consta na Receita o meu nome como Responsável e participação no QSA dessa empresa. Gostaria de saber como devo proceder. Tenho em mãos cópia autenticada da ata de posse da nova diretoria. Eu mesmo posso fazer essa alteração de nome na receita? (Eu não sou contador) .

Obrigado.

Renato

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 16:51

Boa tarde Renato

Vamos la voce quer alterar o responsavel perante o CNPJ, voce ainda consta na Receita como responsavel, peça a um contador que efetue esta troca é o melhor a ser feito, ele preenchera o PGD e terá que localizar o novo responsavel que consta nesta ata, por que o novo responsavel que terá que assinar o DBE.
Espero ter ajudado um pouco qq duvida a mais volte a postar.

Eduardo Gaidaje Tito
Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 17:26

Obrigado Eduardo. Só mais uma pergunta: O que eu posso fazer caso o "novo" responsável não queria assinar? (Porque como ele assumiu em 2007, ele atualmente também já não é o atual responsável,.... Talvez eu teria que ir atrás logo do atual responsável não?) Posso acionar ele legalmente, visto que tenho a ata que comprova que ele assumiu?

Obrigado.

Renato

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 07:30

Renato caso houve mais uma ata de alteração de responsavel pode ser o novo responsavel assinar, mas deve consta esta alteração na ata e registrada no cartorio.A unica coisa que eu nao entendo pq não foi realizadas estas atualizações de responsaveis(mas isso ja é outro caso, vamos resolver o teu).
Qq duvida volte a postar.

Eduardo Gaidaje Tito
ROSENY QUERINO

Roseny Querino

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 17:18

Boa Noite a todos do forum,

Estou abrindo uma empresa e enviei o cadastro CNPJ mas não consigo emitir o DBE pois aparece a seguinte mensagem:

Sua solicitação Não foi atendida pelo seguinte motivo:

RFB - CEP do representante PJ informado não pertence ao município

Já verifiquei o CEP no comprovante de endereço do representante e esta OK
Já verifiquei também no site dos correios e o CEP pertence ao município de São Paulo e esta de acordo com o endereço.

Naõ sei mais o que fazer!

Se alguém puder me ajudar agradeço.

Roseny

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 17:25

Roseny, boa tarde.

Partindo para o campo de eliminações, cheque direitinho no contrato social e/ou alteração se o CEP e a cidade estão descritos corretamente.

Faça o mesmo com o cadastro da SRF, que gerou a DBE.

Não raro, passamos por um erro muitas vezes sem detectá-lo.

Att
Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
CAREN CRISTINE DE OLIVEIRA GODOI

Caren Cristine de Oliveira Godoi

Iniciante DIVISÃO 1, Ajudante
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 12:43

boa tarde,

eu estou fazendo uma alteração do contabilista no cnpj para empresa da minha mae mais faz mais 01 ano que nao faço isso.
vcs podem me ajudar??

tem dois eventos :

* alteração do contabilista ou da empresa de contabilidade.

*alteção do contabilista responsavel pela organização contabil perante o crc.

qual dos dois esta correto??


obrigada

att

caren

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 10:09

Bom dia pessoal, estou tentando mudar o presidente de uma associação e está ocorrendo vários erros na DBE. como faço essa alteração ? sei que tenho que informar o codigo 202, mas não sei como preencho o quadro de sócios. Agradeço quem me ajudar.

wagner gomes

Wagner Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 11:27

Bom Dia!! Regis,,,

No quadro societario, informe a data do registro da ata como saida do presidente antigo, e a mesma data para entrada do presidente atual.

Espero ter ajudado,

Att..
Wagner

Mateus Pelozato

Mateus Pelozato

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 14:19

BOA TARDE,

EU ESTOU FAZENDO UMA ALTERAÇÃO DO CONTABILISTA NO CNPJ PARA EMPRESA DA MINHA MAE MAIS FAZ MAIS 01 ANO QUE NAO FAÇO ISSO.
VCS PODEM ME AJUDAR??

TEM DOIS EVENTOS :

* ALTERAÇÃO DO CONTABILISTA OU DA EMPRESA DE CONTABILIDADE.

*ALTEÇÃO DO CONTABILISTA RESPONSAVEL PELA ORGANIZAÇÃO CONTABIL PERANTE O CRC.

QUAL DOS DOIS ESTA CORRETO??


OBRIGADA

ATT

CAREN


Assim:

* ALTERAÇÃO DO CONTABILISTA OU DA EMPRESA DE
CONTABILIDADE.
Essa alteração é para alterar o contabilista. (no seu caso é esse)

*ALTEÇÃO DO CONTABILISTA RESPONSAVEL PELA ORGANIZAÇÃO CONTABIL PERANTE O CRC.

Essa alteração é para alterar o contabilista da empresa contabil que te representa, é próprio para empresa de contabilidade. (não é seu caso)

Contrato Social ou CNPJ em 24H.

Emitimos CNPJ ou registramos CONTRATO SOCIAL de qualquer natureza jurídica para todo Estado de São Paulo em até 24 HORAS.

Problemas com Certidões? Sócio Falido? Acesse!

Para saber mais acesse: https://www.cnpja.com.br
Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 15:26

Ola Wagner, agradeço pela sua informação , mas ainda estou com dúvida.
Por favor, se alguém poder me ajudar. No preenchimento:

Evento: x Dados cadastrais e X QSA
código 202-alteração de pessoa física responsável pelo cnpj. ok!

Identificação: coloco os dados da associação- ok!

Representante/preposto: coloco os dados do antigo presidente ou coloco os dados do que vai entrar?

QSA:naturesa do evento, preencho a entrada do sócio e depois a saída do outro presidente? nesse campo estou com dúvida.
Grata
Regislândia

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 22:33

Regislândia, boa noite.

Representante/preposto: coloco os dados do antigo presidente ou coloco os dados do que vai entrar?

Deverá preencher com os dados do novo representante.

QSA:naturesa do evento, preencho a entrada do sócio e depois a saída do outro presidente?

Perfeito. Os códigos correspondentes identificarão a inclusão de um e a exclusão de outro sócio.

Att.
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 09:54

Bom dia Hugo,
Agradeço sua disponibilidade em me ajudar, mas fiz como vc me instruiu e ainda continua dando erros:

DATA - HORA

ÓRGÃO

STATUS


[08/06/2011 - 09:42:30]

RFB

Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.

Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO


RFB

Qualificação do responsável perante o CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA.


RFB

Qualificação do responsável perante o CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA.

Atenciosament
Regislândia

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 11:11

Regislândia,
bom dia.

Ao preencher o QSA, voce só preencheu com os dados dos presidentes (atual e anterior), certo?

Observe se no quadro Representante/Preposto consta os dados no novo presidente.

E veja no QSA se existe código de admissão para este, como presidente.

Se não resolver, volte a postar.

Att
Hugo.


Em tempo:

Veja que o código de natureza jurídica da DBE será 399-9 (outros tipos de associações).

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.