Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 264

acessos 128.204

Softwares Contábeis

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 08:44

Olá, bom dia!

Gostei do comentário do Vitor Hugo, creio que a adequação da ferramenta de trabalho às necessidades da atividade é a melhor forma de se adequar o custo dos serviços prestados.

O contador precisa ter uma ferramenta que atenda as necessidades da nossa atividade em todas as áreas; fiscal, contábil, tributária, recursos humanos, enfim, para que o mesmo possa ter um suporte necessário para atender os mais variados clientes e estar sempre atualizado dos assuntos da nossa atividade.

A questão de inadimplência, acredito que é outra discussão, é um outro assunto alheio à esta questão, porque não podemos sacrificar uma ótima ferramenta para adequar o custo, precisamos manter nosso nível de trabalho oferecendo aos nossos clientes qualidade e segurança.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Danilo Carvalho

Danilo Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 10:02

Bom dia!

Como consultor na implantação de arquivos digitais SPED, recomendo sempre avaliar se o sistema também atende, pelo menos nas mínimas condições, a geração dos arquivos do SPED (ECD, EFD, EFD_PIS/COFINS, NF-e, entre outros). Seguem sugestões:

Empresas menores

- Folhamatic - http://www.folhamatic.com.br
- Contmatic - http://www.contmatic.com.br
- Cuca Fresca - http://www.cucafresca.com.br

Empresas maiores

- Sistemas da TOTVS: http://www.totvs.com
- Sistemas do SAP: http://www.sap.com/brazil/index.epx

Abs.,

Danilo
GDcorp Cursos
Curso de SPED Contábil x FCont - Curitiba/PR - 15/10
Curso de SPED Contábil x FCont - Campinas/SP - 29/10

Victor Vila Nova

Victor Vila Nova

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 11:50

Boa Tarde !

Pegando as indicações do Danilo adiciono:

Mastermaq Softwares : https://www.mastermaq.com.br

Obs. Atende legislação a nível nacional, bem como, gera entre os outros o maior número de registros do SPED e funciona integrado com o ERP da SAP.

Abraços,

Victor Hugo
https://www.grupovilanova.com.br

Victor Vila Nova
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e Eu lhes
darei descanço".
Mateus 11:28
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 12:03

Pessoal...

são todos excelentes sistemas... mas só pra reforçar...para reduzir o custo o ideal é que o escritório possua um sistema que possa interagir com seus clientes, ou seja, um bom sistema contabil é aquele que possibilita a importação de dados do sistema do meu cliente.

A Contmatic incorporou ao seus sistema além da importação dos XML ele permite que se importe o arquivo SPED que alguns ERP (sistemas de empresas) geram.... isso permite alimentar as notas de entrada e saída automaticamente, ficando o escritório responsável pela conferencia.

Não sei se os demais sistemas de escritórios importam o SPED, eu sei que a maioria já importa o XML, mas o importante é o sistema permitir essa interação entre sistemas.

Abraços

Adriano Leite

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
JOSE IVANILSON DE OLIVEIRA ME

Jose Ivanilson de Oliveira Me

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 22:31

Utilizo o https://www.e-contab.combr é um conjunto de programas que podem ser comprados individualmente, e eles são integrados, à medida que você vai comprando os sistemas.

Uma das maiores vantagens é que você compra a aquisição do sistema e tem direito a 1 ano de suporte gratuito (diversos meios de comunicação para o suporte, e de ótima qualidade) e 1 ano de atualização gratuita.

Ao concluir o período da aquisição, você poderá continuar utilizando o(s) sistema(s) sem nenhuma restrição; mas, recomenda-se comprar as atualizações após os 12 meses de aquisição.

Quem tiver interesse em adquirir, por favor indique-me: José Ivanilson de Oliveira (CPF Oculto) ao fazer o contato com o site.

Atualmente, estou utilizando o Sistema de Livros Fiscais, Folha de Pagamento e Contabilidade.

Grato a todos,

José Ivanilson de Oliveira
Téc. Contabilidade
https://www.helpcontab.com.br
MSN: @Oculto
E-mail: @Oculto

Ivanilson Contabilidade e Cobranças
José Ivanilson de Oliveira
CRC-RN 009920/O-0
84 3488-2995 | 99819-7040 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]
Leandro Alexandrino

Leandro Alexandrino

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 15:21

Estou lendo este tópico e muito impressiona a variedade de software, e no caso, gostara de dar minha indicação.

Já utilizei folhamatic e domínio no escritório, todos tem seu lado positivo e negativo, não existe software ruim, é questão de filosofia e adaptação.

Pelos testes que fiz, se o escritório procura preço, ficaria com o e-contab (https://www.e-contab.com.br) pois é interessante o sistema de pague o quanto usa, e na parte tecnológica é muito bom.

Se você tiver que cumprir as obrigações do SPED eu recomendo o jb software (https://www.jbsoft.com.br), o sistema deles de importação da nf-e e da inserção de dados do Sped é muito boa! Consegui introduzir o preenchimento dos dados do sped em todas as empresas do escritório sem comprometer o tempo de execução dos serviços, mesmo sem estarem obrigadas à entrega, conseguimos fazer a implantação sem muita dificuldade!

Como já comentei, cada sistema tem seus pontos fortes e fracos, e este tópico esta de parabéns, existe muita informação interessante para os empresários que buscam informatizar, ou evoluir o t.i. de seus escritórios.

Seja Livre, use Linux!!!

https://www.ubuntu.com
Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 09:44

NASAJON e ALTERDATA

Conforme email recebido em 10/11/2011, assinado pelos srs. SIDNEY COSTA (NASAJON) e ALEXANDRE SOLA (ALTERDATA), referidos sistemas não disponibilizarão integração ao PVA Pis/Cofins para contribuintes do lucro presumido no exercício de 2011, devido desconhecimento da TI daqueles empresas de informática referente opções de validação disponibilizados pelas versões 1.02 e 1.03, respectivamente – conforme Link disponibilizado por este post.

Ganha destaque o descaso de empresas da TI determinando como e quando usuários (que são clientes que pagam manutenção que é nada barato) devem usar a funcionalidade disponibilizada.

Aparentemente, ALTERDATA e NASAJON pretendem gerar as declarações digitais da EFD Pis/Cofins pela apuração consolidada que de fato será disponibilizado a partir de janeiro 2012, enquanto a validação - utilizando a base documental permitirá declarações nítidas e compatíveis com a base da escrituração, resultando em validações sem erros e advertências pelos PVA's disponibilizados desde junho de 2011.

Portanto, informando o Registro C010, Campo 03 o código “2 – Apuração com base no registro individualizado de NF-e (C100 e C170), Modelo 02 (C380) e de ECF (C400)”, nenhum problema referente validação será apontado pelas versões disponibilizados pela RFB, considerando que tais sistemas já foram ajustados para tal funcionalidade!

Deverá ser lembrado, que em ambas modalidades - documental ou consolidado - a base da apuração será o código do produto.

Deverá ser lembrado, que conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, Art. 3, paragrafo 1º “Fica facultada a entrega da EFD-PIS/Cofins às demais pessoas jurídicas não obrigadas, nos termos deste artigo, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2011. “

Evidentemente, contribuintes e consultores não podem ficar com braços cruzados perante a obrigação da geração, validação e transmissão da EFD Pis/Cofins que irá ocorrer dentro do prazo de 70 dias úteis.


Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
Victor Vila Nova

Victor Vila Nova

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 10:14

Bom dia !

Stephan,

Seu comentário foi bacana e concordo que a "maioria" das empresas de TI não estão acompanhando a evolução da legislação e lógico deixando os contadores/contribuintes "vendidos" na história.

Trabalho com a Mastermaq Softwares e na sua versão Windows NG o tratamento do SPED PIS/COFINS está disponibilizado desde a liberação do primeiro layout de exportação.

Reitero que hoje a escolha do software deve levar em consideração a empresa que presta o atendimento, bem como, seus diferenciais e não só o valor.

Abraços,

Victor Hugo
https://www.grupovilanova.com.br

Victor Vila Nova
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e Eu lhes
darei descanço".
Mateus 11:28
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 23:26

Mais uma vez o Sr Stephan Gerbautz mente descaradamente em um fórum.


O Sistema Nasajon Gera o arquivo SPED-PIS/COFINS de 2011 para todas as empresas de Lucro Real.

As empresas de Lucro presumido o arquivo a ser gerado é apenas a partir de Janeiro de 2012 (Dois mil e doze), não é para aparecer no menu ano Fiscal de 2011. Sendo que ficará a critério do usuário gerar o arquivo de forma analítica (documento a documento) ou consolidada.

Guia Prático da EFD-PIS/COFINS - Versão 1.0.3 em PDF (Atualizado em 01/09/2011)


I - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2011, as pessoas jurídicas sujeitas a
acompanhamento econômico-tributário diferenciado no ano-calendário de 2010, nos termos da Portaria
RFB nº 2.923, de 16 de dezembro de 2009, e sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no
Lucro Real;
II - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho de 2011, as demais pessoas jurídicas
sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real;
III - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado;
IV - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012, as instituições financeiras
e demais pessoas jurídicas referidas nos §§ 6º, 8º e 9º do art. 3º da Lei nº 9.718, de 1998, independente de
estarem ou não sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado.

(*) Os registros referentes à escrituração do PIS/Pasep e da Cofins das pessoas jurídicas sujeitas ao regime de tributação
com base no lucro presumido, aplicável para os fatos geradores a ocorrer a partir de 01 de janeiro de 2012, serão
disponibilizados pelo Programa Validador e Assinador (PVA) da EFD-PIS/Cofins, versão 1.05, com previsão de
disponibilização pela Receita Federal em janeiro/2012.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 14:43

Boa tarde, Sidney Costa


Na postagem que Stephan Gerbautz fez em 14 de novembro de 2011 às 09:44:22 nada se falou de lucro real ou presumido, e apenas foi tecido um comentário sobre a funcionalidade de dois sistemas diferentes.

Sem discutir os méritos do PVA do SPED Fiscal aceitar ou não arquivos de empresas contribuintes do PIS e COFINS cumulativos (desde 04/2011), de acordo com a referência legal lá citada IN RFB 1052/2010 - Art. 3º, § 1º, sim, se alguma empresa que não estiver obrigada, e voluntariamente quiser apresentar a declaração, nada a impedirá.

É oportuno citar que aqui no Fórum Contábeis não competimos (melhores ou piores, maiores ou menores, etc.), e sim, expomos idéias, conceitos e opiniões até que os assuntos sejam solucionados, e em nenhum momento um trata o outro com escárnio dos tipos (sic):

Mais uma vez o Sr Stephan Gerbautz mente descaradamente em um fórum

Quer que desenhe, para entender ???!!!!


Quando V. Sa. discordar da opinião de outra pessoa, o recomendável é dirigir-se ao mesmo com lisura e de modo profissional, e não tão rude desta maneira.

Segundo as determinações legais em vigor até a presente data é incontestável que para as empresas tributadas pelo lucro real cujos fatos geradores de PIS e COFINS tenham incorrido a partir de 01/04/2011 (sujeitas ao acompanhamento fiscal diferenciado) e 01/07/2011 (demais empresas) são obrigadas à entrega do SPED Fiscal, enquanto para as outras (inclusive as de lucro presumido) , o cumprimento desta obrigação acessória é facultativo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 15:06

Senhores(as) Boa tarde

Peço licença aos moderadores pois entendo que este forum é um local para esclarecermos duvidas, uniformizar conhecimentos, trocar idéias, em fim... agora querer fallar mal de fornecedores ou atacar outras com expressões tão pouco educadas é no minímo deselegante.

Eu que trabalhei durante 10 anos em empresas como o Cuca Fresca e Contmatic me senti envergonhado por colocações das referidas empresas.

Vamus nos atentar ao objetivo do forum... que é a de promulgar o conhecimento.

Sem Mais

Adriano Leite

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:46

Eu apenas eu apenas exerci o direito de resposta, pois tive meu nome citado explicitamente, sobre algo que não disse.

Já faz algum tempo que o Sr Stephan Gerbautz, está publicando informações neste e outro fórum, informações que não são corretas.

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 17:32

O contimatic realmente é muito bom e com funções maravilhosas.

Só tenho um problema e é relação ao cadastros de planos de contas.

Ele usa um sistema de cadastro de plano individual e plano geral e numerados plano 1, plano 2, etc.

Se você definir o plano 1 como geral, do plano 2 em diante terá que ser um plano individual individual.

Se você tiver entidades diferentes, como por exemplo, comerciais e sem fins lucrativos o sistema mistura os planos de contas.
Se você informar no cadastro plano geral numero 1, todo mundo vai ser geral plano número 1.

Não há como informar no cadastro para um grupo de empresas "plano geral numero 2", somente plano individual.

Se no escritório houver só 20 empresas comerciais tudo bem, mas se por acaso tiver outras mais 20 filantrópicas haverá um transtorno, por que serão 20 cadastros individuais de plano de contas para manipular.

Sendo assim, criar um conta nova no plano de contas de empresas filantrópicas vai ter que atualizar de um em um outros 20 planos de contas.

Diferente de outros sistemas a Contimatic é incapaz de diferenciar os planos de contas cadastrados. Não há uma base única de planos de contas, isto é, tantas empresas associadas a um plano "X" outras tantas a um plano "Y".

A arquitetura do módulo contábil foi feita como se os escritórios de contabilidade tivessem como clientes somente empresas comerciais, ou somente indústrias ou somente sem fins lucrativos.

Para mim é defeito sério que remonta ao princípio dos programas de contabilidade. Já fiz reclamações a respeito disso e sugestões, mas a contimatic parece não entender, infelizmente.

Gostaria que isso fosse concertado para que ficasse perfeito.

Victor Vila Nova

Victor Vila Nova

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 23:57

Marcos já utilizou o software Mastermaq NG alguma vez ? além de atender essa sua demanda com exatidão ainda lhe da a possibilidade de fazer contabilidade gerencial, adicionando centro de custo, unidade administrativa e centro de resultado.

Use e se surpreenda-se ...

Abraços,

Victor Hugo
https://www.grupovilanova.com.br

Victor Vila Nova
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e Eu lhes
darei descanço".
Mateus 11:28
D'Artagnan Aparecido Campos

D'artagnan Aparecido Campos

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 08:58

Marcos

Eu trabalho com o Contmatic a vários anos, e funciona sim ter vários planos do tipo "geral".

Aqui no escritório eu tenho o plano 1 para comércio/indústria/prestação de serviços, o plano 2 para cooperativas e o plano 3 para entidades isentas/sem fins lucrativos.

Na aba Escrita no cadastro de empresas, campo Pl. Contas Intg. você escolhe 1 - Plano de Contas Geral; e na aba Cont. - Campo Pl. de Contas Contabil, você escolhe o número do plano que você quer selecionar para essa empresa.

Aqui funciona normalmente.

Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 10:51

Olá!

utilizamos o sistema vinculado à Logica Sistema de Informação da Forwood,
não é exclusivo para contabilidade, mas é uma excelente ferramenta!

segue o link:

http://www.forwood.com.br/

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 13:46

D'artagnan

Eu fiz exatamente como você. mas na integração por exemplo onde deveria aparecer as contas do plano X, aparecem as do plano y.

Isso no módulo contábil e no módulo fiscal.

CATIANE PIMENTEL DE MORAIS

Catiane Pimentel de Morais

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2011 | 16:25

Boa Tarde Pessoal,

Gostaria de saber se alguem da rede utiliza o sistema alterdata, e se estão conseguindo importar os aquivos enviados pelas empresas para importação?
Nós utilizamos o alterdata no escritorio e estamos com algumas dificuldades, ficaria muito grata em compartilhar algumas informações.

Paulo Victor C. Barbosa

Paulo Victor C. Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 12:47

Reinaldo Boa tarde!,

Já utilizei o Alterdata, acredito que não tenha um sistema com tantas funcionalidades, seria o ideal para a sua empresa. Ele importa pelo Sintegra (Arquivo XML as entradas e saídas) dos clientes, tem a total integração dos departamentos Fiscal, Contábil, Pessoal, e etc.. Vale muito a pena conferir.

Paulo Victor C. Barbosa

Anderson André da Silva

Anderson André da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 14:19

Juvanilda,

sua necessidade é a descrição exata da realidade que já vivem muitas empresas e que se avizinha para a maioria das restantes. Um software integrado, que concentre os controles de todas as áreas em um único banco de dados e atenda as exigências do fisco e não somente proporcionem os controles administrativos.

Recomendo o software da NortSoft Sistemas. Um ERP completo, pronto para o SPED ICMS/IPI, SPED PIS/COFINS, SPED Contabil, FCONT, etc, que atende, inclusive, o ramo de agronegócio.

Acesse: https://www.nortsoft.net

Vilmario Oliveira de Jesus

Vilmario Oliveira de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 17:17

Ola, gostaria de saber se existe um software que trabalhe com custos diretos e indiretos (que tbm seja de baixo valor de investimento), pois estou com dificuldades em lidar com custos no atual sistema.
Quem puder me indicar alguns softwares para pesquisa agradeço.

Mario Oliveira
Filipe Santos

Filipe Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 12 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2011 | 23:18

Alterdata com certeza.

O sistema simples de mecher, integra todos os dados fiscal x contabil e dp x contabil com perfeição sem que haja retrabalho.

Aconselho conhecer o produto.

Victor Vila Nova

Victor Vila Nova

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 12:36

Bom dia !

Na minha opinião no Brasil existem várias opções de softwares em minha região mesmo existe umas 5 marcas diferentes.

Indico sempre aos meus clientes um software que atenda a legislação nacional e sempre olho o ranking das melhores softhouses.
Outro fator importante é o suporte, se o mesmo é local ou se é via chat ou remoto pois tendo o suporte local você tem mais segurança no trabalho.

Atualmente meus clientes trabalham com a linha nova da Mastermaq o NG existem alguns fatores nele que não encontrei nos demais:

1 - Banco de dados robusto (sql server)
Trazendo assim segurança de não perder informações ao longo do tempo.

2 - Contabilidade Gerencial
O sistema trabalha com unidade administrativa, centro de custo e centro de resultado dando visões e comparações analíticas para tomada de decisão.

3 - BI
O business intelligence (inteligência de negócio) fora imcorporado no sistema de forma fantástica, trazendo possibilidades de N cruzamentos com informações contidas no banco de dados além de dar a possibilidade de montar os relatórios que melhor lhe atender.

4 - Fatos Geradores
O sistema importa dos clientes do contador todos os eventos de folha de pagamento e gerando a folha automaticamente sem a necessidade do departamento pessoal ficar confeccionando folhas.

5 - Flexibilidade no uso
Alguns clientes usam o sistema no iphone e ipad dispensando estar localmente no escritório para ver informações em tempo real.

6 - Suporte Local
Existe uma central de suporte na região que atende perfeitamente os clientes sem a necessidade de chat ou ligações para outras regiões, sempre que os clientes precisam o suporte está presente de forma presencial, dando dicas e aperfeiçoando o uso dos sistemas.

Espero ter colaborado.

Abraço a todos.

Victor Vila Nova
https://www.grupovilanova.com.br

Victor Vila Nova
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e Eu lhes
darei descanço".
Mateus 11:28
Soniamara Fidelis Oliveira

Soniamara Fidelis Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 08:55

Bom dia Luciane, eu te indico o sgtware da Alterdata é uma empresa que tem no Brasil todo, está sempre atualizada quanto as legislações, e nos mantendo informados. já usei outros software mas não deu certo. Hoje trabalho com o Alterdata e estou super satisfeita com atendimento e produto, sem contar o treinamento.

vale a pena conferir

0800-704-1418

bjs.

Página 8 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.