x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.819

livro caixa simples nacional para iventário

Lamica Odarp

Lamica Odarp

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 12:34

Bom dia.
preciso elaborar um livro caixa para empresa que era do meu que faleceu em um assalto o cartorio está exigindo este livro caixa e disponibilizando valores para a compra do imobilizado, alguém tem um modelo para me ajudar. urgente.desde ja agradeço. Segundo o adv. um sistema simples de crédito e debito constanto parte do valor p aquisiçao do imobilizado. valores pequenos.

abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 15:19

Boa tarde, Camila


preciso elaborar um livro caixa para empresa que era do meu que faleceu em um assalto o cartorio está exigindo este livro caixa e disponibilizando valores para a compra do imobilizado, alguém tem um modelo para me ajudar. urgente.desde ja agradeço. Segundo o adv. um sistema simples de crédito e debito constanto parte do valor p aquisiçao do imobilizado. valores pequenos.

Pelo pouco que pude compreender em sua dúvida bem confusa, é o caso de um cliente seu que foi assassinado e agora um certo cartório está exigindo o livro caixa devidamente escriturado.

Embora eu não queira discutir os méritos deste caminho contrário, vale lembrar que o papel de um cartório resume-se a averbar a partilha formal homologada pelo Juiz de Direito; logo o livro caixa deveria ser exigido pela justiça no andamento do processo, e não pelo cartorário no momento da averbação.

Visando dirimir sua dúvida, atentemos que este livro (caixa) é só um livro auxiliar (exigência do fisco tributário) da contabilidade completa (exigência do Código Civil), e a partir do sistema contábil bastaria mandar emitir um razão da conta caixa, e atentemos também que ambora o fisco "dispense" da contabilidade completa os contribuintes que mantiverem o livro caixa, é indiscutível que a legislação tributária não tem competência para se sobrepor ou contradizer tudo o que manda o Código Civil.

Logo, conclui-se que a raiz do problema está desde quando seu escritório (por razões que desconheço), negligenciou a escrituração contábil completa, conforme dispõe a legislação vigente, e agora precisa cuidar da escrituração retroativa.

Finalizando, o almejado "Modelo" pode ser encontrado neste tópico (dê um clique sobre as palavras em azul).

Agora, falando das Regras do Fórum:

1 - Você solicitou auxílio com "urgência"
18 - Seja mais sugestivo no título/assunto do seu tópico, coloque realmente o que se refere ao novo tópico, não utilize termos como URGENTE, URGENTÍSSIMO, isso não vai dar prioridade no seu questionamento.

Conclusão: se todos os participantes colaboram voluntariamente, é incoerente pedir algo desta maneira; caso persista a necessidade de uma solução urgente, a pessoa apropriada a solucionar tal impasse seria um assessor particular, pessoalmente contratado

2 - Você pede instruções para fazer escrituração fraudulenta:
3.5 - O Fórum Contábeis condena qualquer prática contrária às Normas e Resoluções emitidas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), bem como tudo aquilo que ferir a Constituição Federal e demais disposições legais que compuserem o Sistema Legal vigente no Brasil. O autor de qualquer mensagem que ferir estes princípios estará sujeito ao desligamento imediato do Fórum, sem prévia comunicação.

Conclusão: Se o principal critério do Fórum Contábeis é trocar experiências com base nas determinações legais, as regras não permitem a postagem de dúvidas relacionadas com práticas duvidosas, ao mesmo tempo em que também condena a exposição de soluções desta natureza.

Na certeza de que você colaborará com os princípios internos, agradeço pela atenção dispensada.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.