x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.061

Consolidação de DF´s

Daniel Faria

Daniel Faria

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 10:09

Prezados colegas, bom dia!

Me deparei com dois fatos contábeis, pelo qual não sei qual o tratamento técnico, correto a ser dado, no momento da consolidação das demonstrações contábeis, vejam:

(i) a controladora detinha participação societária em uma coligada até 09/2009, porém após data esta coligada foi cindida. > Pergunto: Estou fazendo uma consolidação para atender um pedido do BNDES, cujo data base é 30/11/2009, como elimino o resultado de equivalência patrimonial contabilizado até 09/2009, uma vez que não detenho participação societária nesta coligada ( a participação foi cindida em 09/2009 ), e

(ii) somente em 07/2009, a empresa (controladora - onde trabalho) adquiriu participação societária em outra empresa (coligada), que por sua vez já estava operando anteriormente ( em 07 meses de 2009, produzido resultado e PL ), com isso, como consolido esta participação agora em 30/11/2009, uma vez que no seu balancete o resultado é de 11 meses, mas na verdade o meu direito no capital da mesma iniciou-se em 07/2009. > Pergunto: Na consolidação do balanço desta empresa, com vou calibrar (deixar igual/proporcional à minha participação) o resultado versus o PL (coligada) , com o meu valor contabil do investimento (controladora), como trato esta questão na consolidação de balanços.

Muito obrigado,

Daniel

Romeu

Romeu

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 14 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 20:20

Daniel,

Em ambos os casos o resultado da equivalência deve ser proporcional ao período em que a controladora mantinha a participação nas coligadas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.