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Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2010 | 16:46

Rodrigo, não sei se entendi bem a sua questão...

Sua dúvida é em relação ao recurso recebido pela entidade filantrópica? Ou trata-se da bicicleta?

Quando você diz "tirou", significa que a entidade comprou a bicicleta?

Por favor, seja mais claro para que possamos ajudá-lo.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Labor-Contábil
Articulista

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Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 08:47

Olá Rodrigo!

O Regulamento do Imposto de Renda nos dá um bom parâmetro da classificação correta desse bem.

Segundo o RIR/99, em seu art. 301, "o custo de aquisição de bens do ativo permanente não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos, ou prazo de vida útil que não ultrapasse um ano".

Acredito que, independentemente do valor pago pela bicicleta, o seu prazo de vida útil que certamente será superior a um ano, indica que você deva classificar esse bem no Ativo Imobilizado e depreciá-lo ao longo do tempo.

Abraços!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 15:39

É como mencionei no final de minha postagem, Rodrigo: a bicicleta deverá ser lançada no Ativo Imobilizado e sua depreciação realizada normalmente.

[...]

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 16:56

Muito Grato. Revson!!

Porém analisando a documentação da empresa, vi:

No ativo permanente está lançado assim:

IMOVEIS

TERRENOS - 11.000,00
CONSTRUÇÕES EM ANDAMENTO - 10.000,00

Tem 4 terrenos:

1 tem um prédio construído (no caso a sede);

1 tem um quadra de esportes;

1 está sem construção nenhuma;

1 está com uma obra inacabada (essa é a construção em andamento);

PERGUNTAS:

a) Como confiro esse valor da CONSTRUÇÕES EM ANDAMENTO já que a contabilidade era feita por outro profissional anteriormente???

b)Cada NF de material de construção destinado para essa obra eu debito como CONSTRUÇÕES EM ANDAMENTO??

c)Nas escrituras constam apenas o TERRENO (o prédio não está averbado) até mesmo o da sede, portando devo manter como TERRENO mesmo?

d)Devo aumentar o valor desses terrenos ou manter o mesmo da data da compra??

Muito Grato. Esta me ajudando muito!!

Bom FDS!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 16 janeiro 2010 | 11:10

Bom dia Rodrigo,

Obedecendo a ordem aposta por você:

a) - A única maneira de conferir os registros contábeis efetivados na conta "Obras em Andanento" será o detalhado exame da documentação.

b) - Exatamente. Todo o material, mão-de-obra, serviços e gastos decorrentes desta construção, deve ser registrado nesta conta contábil.

c) - É imperativo que você averbe as edificações acabadas na respectiva escritura. Isto porque ajustará o custo trazendo-o próximo a realidade.

d) - Tais imóveis devem constar na contabilidade pelo custo de aquisição. A reavaliação só será possível via Laudos Técnicos de Avaliação emitidos por empresas competentes.

...

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