Contábeis o portal da profissão contábil

1
Out 2014
01:00

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Como calcular a aliquota FAP de uma empresa?

81   respostas
56.730   acessos
  

mostrando página 1 de 3
1 2 3

POSTS RELACIONADOS

Thais do Valle

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 14 de janeiro de 2010 às 18:51:23
Boa tarde

Gostaria de obter informções de como calcular a aliquota FAP de uma empresa que não houve ocorrencia de acidente de trabalho, e também qual aliquota devo usar na Sefip para empresa simples.
Desde já agradeço!
Jedaías do Amaral Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 09:40:18
Pessoal fiz uma planilha para cálculo do FAP pelo CNAE.
Não consegui cadastrar senha no INSS até agora para checar, mas elaborei segundo a metodologia indicada.


Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter oferta de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 09:45:33
Bom Dia Jedaías!!!

Também não estou conseguindo cadastrar senha para minhas empresas.


Agradeço antecipadamente.

Cláudia Borges



Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Jane Leal

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 10:49:36
Boa tarde Jedaias...

Obrigada por sua participacao....é sempre bom ter companheiros dispostos a dividir informacoes. gostaria de sugerir, se possivel, que voce enviasse este arquivo ao moderador do forum ..assim ele disponibiliza a todos nesta sala, sem ter a necessidade de voce enviar arquivos individuais a cada e-mail( pois vai ter bastante gente solicitando rsrs)

Obrigada
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 10:53:32
Jedaías

Muito Obrigado, por ter enviado a planilha.

Abraços

Luciano
Jedaías do Amaral Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 10:57:38
como fazer para colocar essa planilha no moderador, alguma dica
Jedaías do Amaral Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 11:13:17
pessoal, como mencionei, não consegui criar senha para checar, se alguém conseguiu criar senha de alguma empresa, cheque a planilha e me avise ok. ficaremos grato.
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 11:33:15
Oi Jedaías!

Eu ia até entrar em contato com vc para tentar esclarecer uma dúvida.

Eu já tinha senha cadastrada para uma empresa e com ela pude verificar no site da previdência, o novo valor do FAP.

O CNAE desta empresa é 8630504 e na página o resultado do FAP é de 0,9950.

Quando joguei este CNAE na sua planilha deu um valor de 0,5674.

Saberia explicar-me? Acho que não estou entendeo 100% este FAP.

Jane Leal

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 11:38:11
Jedaias....segue abaixo um link para ajuda-lo quando quiser anexar algum arquivo....é enviado a um moderador que analisa o arquivo, disponibilizando a todos os interessados..

Capitulo III - tópico 3

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=1
Um grande abraco
Espero ter ajudado

te+
Jedaías do Amaral Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 12:40:56
Amigos, em virtude da informação da Claudia, estou adiando o envio das planilhas para dar uma checada, prometo que assim que tirar as dúvidas, postarei novamente a planilha, e se constatado algum problema, eviarei novamente.
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 13:20:36
Amigo,

Veja se procede meu raciocínio:

Para se fazer o cálculo do FAP de cada empresa, são analisados dados que a previdência tem em seus arquivos que enviamos mensalmente através da Gfip como, acidente de trabalho, auxilio doença, admissão e demissão de empregados, etc.

Portanto, sua tabela foi muito bem elaborada porém, não tem como acessar as particularidades de cada empresa para se chegar a um valor correto do FAP.

Após conseguir o acesso no site com a senha e a raiz do CNPJ, vem um resumo constando Massa Salarial, Número Médio de Vínculos, etc., dados estes que não informamos em sua planilha para o devido cálculo e que a previdência tem em seus arquivos. Acho que foi aí que deu a diferença.

Desculpe-me se estiver errada colega, porém, como já disse anteriormente, este FAP está dando um nó em ninha cabeça.

Aguardo contato.

Cláudia Borges
Jedaías do Amaral Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 13:29:19
Claudia, é exatamente isto que estou checando, se vai levar em conta essas informações individualmente de cada empresa, ou se será pelo CNAE. Estou tentando cadastrar auguma senha para conseguir essas informações. E se for individualizada, vou colocar um campo na planilha para colocar essa informação.
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 13:42:49
Oi amigo,

Tenho quase 100% de certeza que as particularidades da empresa serão levadas em consideração para o efetivo cálculo do FAP.

Agora, quanto a conseguir uma senha via internet está praticamente impossível. Estou tentando desde a semana passada e não consegui cadastrar nenhuma. Espero que vc tenha mais sorte do que eu porque, você está tendo muito boa vontade em nos ajudar.

Fico aguardando notícias tá.

Abraços,

Cláudia Borges.
postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 14:49:25
Jedaías...boa tarde.

Consegui calcular FAP, pela previdencia, já tinha senha de uma empresa.....e o valor foi diferente da sua planilha....eu acho que o calculo leva em consideração algumas informações que somente a previdência tem acesso.

tendo mais informações, passo a todos

abraços
Ruth da s Macedo Sampaio

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 19:05:43
Boa tarde pra todos
Quanto a senha tem um formulario na pagina da receita, vc preenche com os dados da empresa e o responsavel da empresa assina e reconhece firma e leva a uma agencia da RF, eles cadastram uma senha pra vcs, eu fiz assim com alguma das empresas que eu nao consegui cadastrar senha.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada. Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
À usuária Ruth da Silva Macedo: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
Jane Leal

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 25 de janeiro de 2010 às 19:19:40
Boa tarde.....eu nao precisei cadastrar nenhuma senha para consultar o FPAS, pois qdo acessei digitei a senha que tenho no INSS (aquela para verificar irregularidades, extratos, etc) e acessou tranquilamente.....
Quem ja tiver esta senha, tente....para mim funcionou...
Espero ter ajudado
Bjos
Marina Silveira

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 10:37:55
Minha duvida é a seguinte:
a receita federal fala que: quem é participante do simples nacional esta isento dessa aliquota, porem eu não consigo mandar informação para a receita se a aliquota for menor que 0,5% certo? ta, ai para mandar a informação e gerar minha guia de fgts eu tenho que fazer minha sefip, e como eu vou gerar minha guia de fgts logo vou mandar a informação ao inss errada, a receita fala que é para desconsiderar esse calculo e fazer manualmente. E se eu fazer essa guia manual o meu cliente vai ficar devendo, porque ele pago menos que o informado, concordam?
Qual o procedimento para empresas do simples?mando a informação errada e faço a guia manual?A receita vai concertar isso?
me ajudem por favor!

muito obrigado

ATT
MARINA SILVEIRA



Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail. De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
À usuária Marina Silveira: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 10:57:32
Marina Silveirio

Não sei se da certo, mas li que, mesmo colocando a aliquota 0,5, manualmente no SEFIP, não vai interferir no calculo do INSS. Caso vc tente, informe se deu certo.

Abraços
postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 11:00:52
Caros colegas...

Como esta dificil, ou melhor impossivel, de cadastrar a senha no site do INSS, para calculo do FAP, eu pergunto: - Se eu informar a aliquota errado do FAP, isto quer dizer vou jutar um valor, e enviar a SEFIP, posso ter problemas depois??? vou poder arrumar e pagar a diferença, caso tenha pago a menor???

abraços
postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 11:56:18
Pessoal,

Alguém de vcs já foi até a RFB para fazer o cadastro de senha via procurador?

Devo levar apenas o formulário de solicitação de senha eletrônica assinada pelo sócio e com firma reconhecida ou tenho que apresentar alguma procuração ou xerox de documentos dos sócios?

Cláudia Borges.
Deutschmann

Usuário 2 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 12:10:20



Desculpe Cludia, mas estava desatualizado, apenas leve o formulrio com a assinatura reconhecida do responsvel da empresa e seu RG.

(A ltima senha que cadastrei pelo atendimento foi em 2008)
Francisco Oliveira

Usuário Estrela Nova

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 12:16:54
Bom dia a todos,

Se for colocado a aliquota entre 0,50 e 2,00 na hora de gerar a Gfip de empresas optantes pelo Simples nao vai mudar em nada, pois eles desprezam essa informacao e nao tem que se calcular nenhuma guia de Gps manualmente.

Porem se a empresa nao for optante pelo Simples deverá usar o FAP com duas casas decimais no programa Sefip, mas como sabemos que sao quatro casas decimais que a Receita Libera do FAP, teremos que fazer esta ajuste manualmente na Gps.


Ex ilustrativo. Uma Gps gerada com duas casas decimais de FAP igual a 0,9550 e RAT 1,00 e tendo uma Folha de pagamento no valor de R$ 1.000,00 terá um valor de RAT embutido na Gps de R$ 9,50 (1,00 x 0,95 x R$ 1.000,00) gerada pelo Sefip. E quando fizermos manualmente terá um valor de R$ 9,55 (1,00 x 0,9550 x R$ 1.000,00). Ou seja neste caso teria-se um aumento de 0,05 na guia manual.

Espero ter ajudao.
Thais do Valle

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 12:23:31
Como até agora não consegui uma resposta consistente, estou enviando a Sefip com alíquota FAP 1,00, visto que a maioria das empresas que trabalho não houverem acidentes de trabalho, logo essa alíquota não intefere o calculo dos impostos.
Caso alguem possa me ajudar ainda, estarei disponível para receber mais respostas concisas.
Grata,
Thais.
postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 12:27:25
Alan,

A procuração deve ser registrada em cartório?

E o xerox do documento do sócio deve ser autenticado?
Elisabete Vitoriano Machado

Usuário Estrela Dourada

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 12:45:32
Olá Thais,
Para empresas optantes pelo Simples, devemos preencher a GFIP com 1,00 no FAP,
Para não optantes temos que preencher com a aliquota RAT e o FAP c/ 2 casas decimais, ex:
Nos temos uma empresa com RAT 1,00 e FAP 0,9947, tenho que informar RAT 1,00 FAP 0,99 mas, na hora de Gerar o INSS para recohimento faço calculo do INSS com FAP 0,9947 (ou seja neste caso a aliquota do seguro baixou de 1,00% para 0,9947%, não poderemos por enquanto utilizar o GPS que é gerado no GFIP.
Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Anderson Quirino

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 14:39:17
Boa tarde a todos!

Poderiam por favor disponibilizar o link onde eu possa consultar o FAP de minha empresa?

Obrigado.
postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 16:31:40
to precisando muito de ajuda na verdade, essa FAP ta dando um nó na minha cabeça, preciso saber passo a passo como fazer esse calculo?

obrigado
Alexandre de Oliveira

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 16:43:22
Pessoal Existe no Site do INSS um Manula FAP eu consegui baixar
Deutschmann

Usuário 2 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 17:15:38
Boa tarde.

No item 2.4 no anexo da resolução CNPS Nº 1.308 de 27.05.2009, entende-se que após o cálculo dos três índices as empresas com determinado CNAE serão classificadas em ordem de melhor desempenho e a partir desta ordem é criado o índice composto.

Assim, para que uma empresa tenha seu RAT reduzido, obrigatoriamente outra empresa sofrerá um aumento.

Então é impossível calcular o FAP manualmente, sendo obrigado a consultar o FAP neste site http://www2.dataprev.gov.br/fap/fap.htm

E lembrem-se o RAT também mudou em 2010 e pode ser consultado no site http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6957.htm
Elisabete Vitoriano Machado

Usuário Estrela Dourada

postada em: Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 17:29:43
Concordo com o Alan,
Temos que utiizar o FAP disponivel no site da Receita.
Abs.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

mostrando página 1 de 3
1 2 3

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 1.02 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César