x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 81

acessos 97.759

Como calcular a aliquota FAP de uma empresa?

Thais do Valle

Thais do Valle

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2010 | 18:51

Boa tarde

Gostaria de obter informções de como calcular a aliquota FAP de uma empresa que não houve ocorrencia de acidente de trabalho, e também qual aliquota devo usar na Sefip para empresa simples.
Desde já agradeço!

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 09:40

Pessoal fiz uma planilha para cálculo do FAP pelo CNAE.
Não consegui cadastrar senha no INSS até agora para checar, mas elaborei segundo a metodologia indicada.


Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter oferta de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 09:45

Bom Dia Jedaías!!!

Também não estou conseguindo cadastrar senha para minhas empresas.


Agradeço antecipadamente.

Cláudia Borges



Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".

Jane Leal

Jane Leal

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 10:49

Boa tarde Jedaias...

Obrigada por sua participacao....é sempre bom ter companheiros dispostos a dividir informacoes. gostaria de sugerir, se possivel, que voce enviasse este arquivo ao moderador do forum ..assim ele disponibiliza a todos nesta sala, sem ter a necessidade de voce enviar arquivos individuais a cada e-mail( pois vai ter bastante gente solicitando rsrs)

Obrigada

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 11:33

Oi Jedaías!

Eu ia até entrar em contato com vc para tentar esclarecer uma dúvida.

Eu já tinha senha cadastrada para uma empresa e com ela pude verificar no site da previdência, o novo valor do FAP.

O CNAE desta empresa é 8630504 e na página o resultado do FAP é de 0,9950.

Quando joguei este CNAE na sua planilha deu um valor de 0,5674.

Saberia explicar-me? Acho que não estou entendeo 100% este FAP.

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 12:40

Amigos, em virtude da informação da Claudia, estou adiando o envio das planilhas para dar uma checada, prometo que assim que tirar as dúvidas, postarei novamente a planilha, e se constatado algum problema, eviarei novamente.

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 13:20

Amigo,

Veja se procede meu raciocínio:

Para se fazer o cálculo do FAP de cada empresa, são analisados dados que a previdência tem em seus arquivos que enviamos mensalmente através da Gfip como, acidente de trabalho, auxilio doença, admissão e demissão de empregados, etc.

Portanto, sua tabela foi muito bem elaborada porém, não tem como acessar as particularidades de cada empresa para se chegar a um valor correto do FAP.

Após conseguir o acesso no site com a senha e a raiz do CNPJ, vem um resumo constando Massa Salarial, Número Médio de Vínculos, etc., dados estes que não informamos em sua planilha para o devido cálculo e que a previdência tem em seus arquivos. Acho que foi aí que deu a diferença.

Desculpe-me se estiver errada colega, porém, como já disse anteriormente, este FAP está dando um nó em ninha cabeça.

Aguardo contato.

Cláudia Borges

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 13:29

Claudia, é exatamente isto que estou checando, se vai levar em conta essas informações individualmente de cada empresa, ou se será pelo CNAE. Estou tentando cadastrar auguma senha para conseguir essas informações. E se for individualizada, vou colocar um campo na planilha para colocar essa informação.

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 13:42

Oi amigo,

Tenho quase 100% de certeza que as particularidades da empresa serão levadas em consideração para o efetivo cálculo do FAP.

Agora, quanto a conseguir uma senha via internet está praticamente impossível. Estou tentando desde a semana passada e não consegui cadastrar nenhuma. Espero que vc tenha mais sorte do que eu porque, você está tendo muito boa vontade em nos ajudar.

Fico aguardando notícias tá.

Abraços,

Cláudia Borges.

Luciano Pinkner Rodrigues

Luciano Pinkner Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 14:49

Jedaías...boa tarde.

Consegui calcular FAP, pela previdencia, já tinha senha de uma empresa.....e o valor foi diferente da sua planilha....eu acho que o calculo leva em consideração algumas informações que somente a previdência tem acesso.

tendo mais informações, passo a todos

abraços

RUTH DA S MACEDO SAMPAIO

Ruth da s Macedo Sampaio

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 19:05

Boa tarde pra todos
Quanto a senha tem um formulario na pagina da receita, vc preenche com os dados da empresa e o responsavel da empresa assina e reconhece firma e leva a uma agencia da RF, eles cadastram uma senha pra vcs, eu fiz assim com alguma das empresas que eu nao consegui cadastrar senha.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada. Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
À usuária Ruth da Silva Macedo: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Jane Leal

Jane Leal

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 19:19

Boa tarde.....eu nao precisei cadastrar nenhuma senha para consultar o FPAS, pois qdo acessei digitei a senha que tenho no INSS (aquela para verificar irregularidades, extratos, etc) e acessou tranquilamente.....
Quem ja tiver esta senha, tente....para mim funcionou...
Espero ter ajudado
Bjos

marina silveira

Marina Silveira

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 10:37

Minha duvida é a seguinte:
a receita federal fala que: quem é participante do simples nacional esta isento dessa aliquota, porem eu não consigo mandar informação para a receita se a aliquota for menor que 0,5% certo? ta, ai para mandar a informação e gerar minha guia de fgts eu tenho que fazer minha sefip, e como eu vou gerar minha guia de fgts logo vou mandar a informação ao inss errada, a receita fala que é para desconsiderar esse calculo e fazer manualmente. E se eu fazer essa guia manual o meu cliente vai ficar devendo, porque ele pago menos que o informado, concordam?
Qual o procedimento para empresas do simples?mando a informação errada e faço a guia manual?A receita vai concertar isso?
me ajudem por favor!

muito obrigado

ATT
MARINA SILVEIRA



Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail. De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
À usuária Marina Silveira: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Luciano Pinkner Rodrigues

Luciano Pinkner Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 11:00

Caros colegas...

Como esta dificil, ou melhor impossivel, de cadastrar a senha no site do INSS, para calculo do FAP, eu pergunto: - Se eu informar a aliquota errado do FAP, isto quer dizer vou jutar um valor, e enviar a SEFIP, posso ter problemas depois??? vou poder arrumar e pagar a diferença, caso tenha pago a menor???

abraços

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 11:56

Pessoal,

Alguém de vcs já foi até a RFB para fazer o cadastro de senha via procurador?

Devo levar apenas o formulário de solicitação de senha eletrônica assinada pelo sócio e com firma reconhecida ou tenho que apresentar alguma procuração ou xerox de documentos dos sócios?

Cláudia Borges.

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 12:10




Desculpe Cludia, mas estava desatualizado, apenas leve o formulrio com a assinatura reconhecida do responsvel da empresa e seu RG.

(A ltima senha que cadastrei pelo atendimento foi em 2008)

O governo é reflexo de seu povo.
FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 12:16

Bom dia a todos,

Se for colocado a aliquota entre 0,50 e 2,00 na hora de gerar a Gfip de empresas optantes pelo Simples nao vai mudar em nada, pois eles desprezam essa informacao e nao tem que se calcular nenhuma guia de Gps manualmente.

Porem se a empresa nao for optante pelo Simples deverá usar o FAP com duas casas decimais no programa Sefip, mas como sabemos que sao quatro casas decimais que a Receita Libera do FAP, teremos que fazer esta ajuste manualmente na Gps.


Ex ilustrativo. Uma Gps gerada com duas casas decimais de FAP igual a 0,9550 e RAT 1,00 e tendo uma Folha de pagamento no valor de R$ 1.000,00 terá um valor de RAT embutido na Gps de R$ 9,50 (1,00 x 0,95 x R$ 1.000,00) gerada pelo Sefip. E quando fizermos manualmente terá um valor de R$ 9,55 (1,00 x 0,9550 x R$ 1.000,00). Ou seja neste caso teria-se um aumento de 0,05 na guia manual.

Espero ter ajudao.

Thais do Valle

Thais do Valle

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 12:23

Como até agora não consegui uma resposta consistente, estou enviando a Sefip com alíquota FAP 1,00, visto que a maioria das empresas que trabalho não houverem acidentes de trabalho, logo essa alíquota não intefere o calculo dos impostos.
Caso alguem possa me ajudar ainda, estarei disponível para receber mais respostas concisas.
Grata,
Thais.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 12:45

Olá Thais,
Para empresas optantes pelo Simples, devemos preencher a GFIP com 1,00 no FAP,
Para não optantes temos que preencher com a aliquota RAT e o FAP c/ 2 casas decimais, ex:
Nos temos uma empresa com RAT 1,00 e FAP 0,9947, tenho que informar RAT 1,00 FAP 0,99 mas, na hora de Gerar o INSS para recohimento faço calculo do INSS com FAP 0,9947 (ou seja neste caso a aliquota do seguro baixou de 1,00% para 0,9947%, não poderemos por enquanto utilizar o GPS que é gerado no GFIP.
Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 17:15

Boa tarde.

No item 2.4 no anexo da resolução CNPS Nº 1.308 de 27.05.2009, entende-se que após o cálculo dos três índices as empresas com determinado CNAE serão classificadas em ordem de melhor desempenho e a partir desta ordem é criado o índice composto.

Assim, para que uma empresa tenha seu RAT reduzido, obrigatoriamente outra empresa sofrerá um aumento.

Então é impossível calcular o FAP manualmente, sendo obrigado a consultar o FAP neste site http://www2.dataprev.gov.br/fap/fap.htm

E lembrem-se o RAT também mudou em 2010 e pode ser consultado no site http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6957.htm

O governo é reflexo de seu povo.
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.