x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 81

acessos 97.763

Como calcular a aliquota FAP de uma empresa?

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 17:39

pessoal, tentei mesmo, desde ontem, encontrar informações para criar uma nova planilha, mas é impossovel. Concordo com Alan, devemos entrar no site e conseguir o FAP individualizado.
Más algumas considerações podemos colocar e servirá para muitos.
Quando lanço na sefip empresas optante pelo simples, não tem o RAT e o FAP a ser colocado é 1,000.
Empresas optantes pelo simples e instituições sem fins lucrativos isentas, não entraram neste primeiro momento nos cálculos do FAP, devendo ser considerado FAP 1,000.
Desculpem não poder ajudar, mas não desistirei, se conseguir alguma maneira informo aqui.

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 09:22

Bom dia a todos, estou tentando entender o FAP até agora, só me confirmem se estou certo por favor.

1 - As empresas optantes pelo simples nacional poderão continuar normalmente utilizando a gps da SEFIP pois não está sujeita ao FAP?

2 - O FAP utilizado para cada empresa deverá ser consultado via internet no site da Receita através de senha?

3 - o RAT também mudou ?

Agradeço a todos desde já..

ATT

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 13:28

Paulo Alberto, bom dia!
Vamos por partes:

1 - As empresas optantes pelo simples nacional poderão continuar normalmente utilizando a gps da SEFIP pois não está sujeita ao FAP? SIM, não houve alterações.

2 - O FAP utilizado para cada empresa deverá ser consultado via internet no site da Receita através de senha? SIM, com a mesma senha cadastrada para emitir o relatorio de restrições do INSS.

3 - o RAT também mudou ? SIM para algumas empresas.
Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 18:24

Gente, nao existe tabela alguma do FAP, ela é inerente aos dados/movimento de cada empresa e so poderá ser obtida no site da Receita. O que se pode enviar para todos é a nova tabela do RAT.

Nao consigo acreditar que tem algum genio que possua essa tabela, a nao ser com acesso ao banco de dados da Receita.

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 18:26

Obrigado mais uma vez Elisabete.

Concordo com o Francisco, baixei a publicação do diário oficial da união e é impossível calcularmos..o pior é que o sistema do INSS não funciona mais.. estamos mais uma vez "jogando no escuro".

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Elisnei Alves Rocha

Elisnei Alves Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 07:57

Apesar de já ter a senha cadastrada de uma empresa, não estou conseguindo acessar os dados da mesma no portal da previdência social. Está dando falha de comunicação. Isso aconteceu com algum de vocês? Como vocês conseguiram resolver?

Além do mais, outras empresas que não possuem senha, também está impossível cadastrar.

É brincadeira o que fazem com os contribuintes. Mudam as coisas, e ao invés de facilitarem a transição com informações claras e acesso facilitado, não se preparam para atender a demanda. E o pior de turo que os únicos prejudicados são os contribuintes e os contadores!!


É revoltante!!!!!!!!

Diego Gonçalves

Diego Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 09:29

Claudia para pedir a senha na RFB, basta voce clicar em incluir senha, e de pois clica em

Sr. Contribuinte, recomenda-se que tenha em mãos, no momento do cadastramento da senha, as guias de recolhimento das 20(vinte) últimas competências recolhidas, as GFIPs a partir da competência 10/2001 e o Cartão de CNPJ/CEI.
Caso não consiga cadastrar a senha, preencha o formulário Solicitação de Senha Eletrônica e dirija-se a uma das Unidades de Atendimento da RFB de sua jurisdição.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 10:11

Com relação as 4 casas decimais do FAP, eu estou procedendo da seguinte maneira:
FAP - 0,8595 eu coloco no SEFIP 0,86
Arredondo para cima, pró INSS
Vai representar uma diferença insignificante para o meu cliente, e não preciso recalcular a GPS, pois recalculando a GPS, mesmo que para cima, vai apresentar divergencia com relação a contribuição prvidenciaria informada na SEFIP. E aí, as vezes não vamos conseguir a CND, pois esse sistema da previdencia funciona como todos ja sabem.
Aprendi isso com os longos anos de sofrimento dentro de um escritorio contabil

Mariza Gouvea

Mariza Gouvea

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 11:57

Vc tem razão Oswaldo, não tinha pensado na CND. E concerteza ela não saira mesmo se tiver divergencias. Seguirei seu raciocinio.

Obrigada pela luz.

Minha maior dificuldade agora e acredito ser de todos aqui, é consultar o FAT no site da previdencia.
Se alguem conseguir ou tiver a tabela impressa, me passe por favor. Preciso entregar a folha até amanha.

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 13:59

Pessoal, o envio da planilha FAP está suspenso, por ter dado diferença entre a planilha e o FAP consultado. A planilha foi elaborada com base em dados divulgados englobadamente, mas o FAP é individual para cada empresa.

Jedaías do Amaral Costa

Jedaías do Amaral Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 15:05

Julio Nakano, não desmerecendo a planilha do site que encontrou, que tbm eu já havia encontrado, os cálculos não batem com o FAP do INSS, como já comentado, os indices é individualizados para cada empresa, portanto vai dar diferença.

Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 18:08

Boa Tarde.

Pessoal, cuidado com essas tabelas.
A ultima tabela ali que foi passada pelo Julio Nakamo.
Nada mais é que uma fórmula para calcular o Rat ajustado. Que seria o RAT 2010 X Alíquota FAP.
Então essa tabela nem de longe calcula o FAP.
O FAP pessoal é simplesmente impossível ser calculado manualmente, pois são muitos dados e muitas fórmulas.

Então deixo meu aviso, não confiem em tabelas para FAP porque simplesmente não existem, existe sim Tabela de CnaeXRat.

O FAP deve ser consultado pelo site da Receita Federal, através do CNPJ e senha própria da empresa.
É a unica maneira de se obter a alíquota do FAP;

Para finalizar, desculpa falar assim, mas pessoal no site da Receita faz tempo que está disponibilizado o FAP. Deixar para ultima hora quando depende de site, ainda mais site da Receita, era visto que iria travar tudo e dar confusão.

Att,

Pablo T. Figueira

Pablo Temujin Figueira
Thiago Lamosa

Thiago Lamosa

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 12:06

Bom dia a todos.

Não sei se a informação ainda é útil. Mas, após inúmeras tentativas frustradas de cadastrar uma senha pela internet (problemas de comunicação), descobri que a senha solicitada para consulta do FAP, endereço abaixo, é composta pelas 5 (cinco) primeiros dígitos do CNPJ.
Obs.: em momento algum eu solicitei senha à Receita. Imagino que deve ser uma senha provisória...

Endereço de consulta: http://www2.dataprev.gov.br/pls/fap/pkg_cfc_acesso.pr_acessa_empresa

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.