x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 141

acessos 117.229

Alterar Cadastro do MEI

Carlos Vasconcelos

Carlos Vasconcelos

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Comercial
há 14 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 19:38

Boa noite foristas, fiz uma inscrição MEI, e já está completa, falta somente levar ao Jucesp a declaração e o requerimento do MEI, porém tenho uma duvida, fiquei sabendo que podem ter no MEI duas atividades CNAE, uma atividade é a principal, que, no meu caso é VENDA DE PRODUTOS E ARTIGOS DE INFORMÁTICA, mas depois que já havia feito a inscrição fiquei sabendo que poderia colocar mais uma que seria a ATIVIDADE SECUNDÁRIA, e gostaria de colocar TÉCNICO EM INFORMÁTICA, será que eu consigo alterar meu cadastro pelo sistema, alguem pode me dizer em que tela, eu faço essa alteração, em que site, e, se é possível...

Caso não seja possível, já posso dar entrada em outra solicitação de MEI?

Fico no aguardo de uma resposta

Obrigado

Carlos

José Alípio Barbosa Ramos

José Alípio Barbosa Ramos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 20:06

Oi Carlos, tb tenho essa dúvida, no meu caso foi até pior, já tive duas inscrições indeferidas pela JUCESP pois no inicio do sistema não havia na página um acompanhamento e como havia mta demora a receita acabou anulando a insc no CNPJ.
Caso eu leve pessoalmente essa documentação lá na JUCESP será que sai na hora a confirmação, ou seja a inscrição já se torna definitiva?

Carlos Vasconcelos

Carlos Vasconcelos

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Comercial
há 14 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 20:19

Olha José tem um link pra você consultar, isso eu sei porque já vi, eu acho que vale o que tá escrito lá no acompanhamento do link viu

Espero que a minha resposta te ajude e que alguém consiga responder a minha.

-----------------------------------------------------------------------

Boa noite foristas, fiz uma inscrição MEI, e já está completa, falta somente levar ao Jucesp a declaração e o requerimento do MEI, porém tenho uma duvida, fiquei sabendo que podem ter no MEI duas atividades CNAE, uma atividade é a principal, que, no meu caso é VENDA DE PRODUTOS E ARTIGOS DE INFORMÁTICA, mas depois que já havia feito a inscrição fiquei sabendo que poderia colocar mais uma que seria a ATIVIDADE SECUNDÁRIA, e gostaria de colocar TÉCNICO EM INFORMÁTICA, será que eu consigo alterar meu cadastro pelo sistema, alguem pode me dizer em que tela, eu faço essa alteração, em que site, e, se é possível...

Caso não seja possível, já posso dar entrada em outra solicitação de MEI?

Fico no aguardo de uma resposta

Obrigado

Carlos

Carlos Vasconcelos

Carlos Vasconcelos

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Comercial
há 14 anos Quarta-Feira | 10 fevereiro 2010 | 11:44


Mensagem não recomendada pela Moderação, conforme item 22.3 das Regras do Fórum. Clique aqui se desejar visualizar
Boa noite foristas, fiz uma inscrição MEI, e já está completa, falta somente levar ao Jucesp a declaração e o requerimento do MEI, porém tenho uma duvida, fiquei sabendo que podem ter no MEI duas atividades CNAE, uma atividade é a principal, que, no meu caso é VENDA DE PRODUTOS E ARTIGOS DE INFORMÁTICA, mas depois que já havia feito a inscrição fiquei sabendo que poderia colocar mais uma que seria a ATIVIDADE SECUNDÁRIA, e gostaria de colocar TÉCNICO EM INFORMÁTICA, será que eu consigo alterar meu cadastro pelo sistema, alguem pode me dizer em que tela, eu faço essa alteração, em que site, e, se é possível...

Caso não seja possível, já posso dar entrada em outra solicitação de MEI?

Fico no aguardo de uma resposta

Obrigado

Carlos

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 13:36

Olá pessoal,

Aqui em Goiás a Junta Comercial está aguardando normatização do Sebrae para recepcionar as alterações no cadastro do MEI. Visto que a inscrição do MEI é feita online via internet e a Junta não fica de imediato com nenhum documento arquivado.
Serão feitas as alterações conforme a do Empresário Individual. Pagamento de todas as taxas da Junta, preenchimento do formulário de Requerimento de Empresário com as devidas alterações. Depois de alterar na Junta, deverá alterar no CNPJ através do preenchimento do FCPJ e demais órgãos, caso já tenham se cadastrado no Estado (Inscrição Estadual) e no município (Inscrição Municipal).

Não sei se as regras variam de um Estado para outro. Obtive essas informações na Junta Comercial de Goiás.

Keil@Rejane
Alexandre de Oliveira

Alexandre de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 10:57

Aqui em Pernambuco entrei em contato com ajunta e eles me informaram que eu deveria solicitar um Espelho do meu resgistro nesse orgão e em seguida fazer uma Alteração de Dados preenchendo todos os itens do Requerimento inclusive Capital Social. Pagar as Taxas como individual. A partir dai fazer o mesmo processo na receita através do CNPJ . Espero ter Ajudado.

Alexandre de Oliveira

Alexandre de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 10:59

Uma outra informação. Pessoas que Procurarm Instituições Financeiras ouviram dos funcionários que após ser feita a solicitação de MEI no portal do empreendedor seja feita alteração pra só asism através do Requerimento de Empresário ser aceita a documentação do MEI

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 16:13

Olá Alexandre,

Essa informação das Instituições Financeira é improcedente. Seria a msm coisa de exigirem Contrato Social no lugar do Requerimento de Empresário para as Firmas Individuais. Pura falta de informação, infelizmente, o Governo cria leis que levam tempo para atingir todos q dependem delas.

Sugiro que procure o Sebrae mais próximo e que peça a eles para contatar o banco que está solicitando esse RE. Pois, o documento hábil para abrir contas em bancos para o M.E.I. é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, juntamente c o CNPJ; Insc.Estadual e Municipal, se for o caso.

Boa Sorte

Keil@Rejane
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 abril 2010 | 14:17

Aqui em Pernambuco, tb os escritorios andam em duvida, nao ha ninguem competente que consiga passar informaçao ja rodei junta comercial, receita e fazenda. Pior que os clientes nao querem saber a culpa eh sempre do despachante e contador por n saber responder as perguntas, e o governo cria e n prepara os orgaos e nem bancos pra isso, vergonha.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 17:38

Aos Pernambucanos.

Essa semana fui alterar o endereço do MEI. Eis uma solução para não pagar a taxa de alteração na Junta comercial como sendo requerimento de empresário. Porém essa alteração só é possível se o erro for de endereço junta ao municipio.

Caso a alteração seja para corrigir o endereço do MEI que não consta na base de dados da prefeitura, pode-se emitir no site da JUCEPE uma capa que não acompenha taxa, ou seja, deve ir em Emissão de Guias [DAE ONLINE] ->DAEONLINE clique aqui ->Criar Novo DAE com Capa de Processo ->Marcar a opção MEI->Ato: Cancelamento -Prefeitura municipal.

Más calma, você não vai cancelar seu cadastro houve tão somente um erro pois essa opção é de CORRIGIR os dados cadastrais.
Após preencher os dados cadastrais, deve-se anexar a capa uma declaração do municipio constando o endereço errado e o novo endereço que deseja alterar, ou seja o correto.

Espero ter ajudado e aos colegas de outro estado, vejam se essa opção também está disponivel para vocês.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 18:18

Boa noite, estou fazendo um alteração de endereço do MEI, e na junta me informaram que sim terei de pagar as taxas de alteração como Empresario(FI) e tambem gerar o DBE, como uma firma normal. O Cliente não achou bom, pois o governo fica falando que é de graça, que o contador tem que fazer de graça, eles acham que é tudo muito simples e na verdade não é. As pessoas que me procuram para aderir ao Simples eu cobro sim uma taxa, pois se nao valorizarmos nossos serviços ninguem o faz!

Abraços

Sandra

Obrigada pela atenção.
Sandra
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 17:18

Boa tarde Ana Carla,

Sua informação para alteração de endereço sem cobrar taxa procede, quando o endereço tiver sido informado pela prefeitura local com erro. Daí deverá obter uma declaração da prefeitura constando esse fato, conforme você expôs.
O Sebrae de Goiás me informou isso também, porém, na Junta do meu Estado estão afirmando que só não será cobrado caso tenha que alterar apenas um item c erro no endereço. Se for para mudar completamente o endereço porque o M.E.I. vai mudar suas atividades de local, será cobrado o mesmo valor da taxa de Empresário Individual.
abs,

Keil@Rejane
Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 17:34

Exatamente Keila,esse tipo de alteração não cobrando taxa é tão somente, se houver ERRO no preenchimento do cadastro. Mundança de endereço, atividade e demais dados, a solução é pagar taxa.

Obrigada pela ajuda quanto a confirmação das informações.

Abraços.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 18:34

Boa tarde Sandra (de Varginha-MG)

Caso você tenha registrado a sua empresa de contabilidade como ME e optado pelo Simples Nacional, deverá obrigatoriamente atender aos microempreendedores individuais gratuitamente, conforme determina a Lei Complementar 123/2006. Esse atendimento gratuito refere-se tão somente ao ato do registro no MEI, orientações, opção pelo SIMEI e a 1a. Declaração de Imposto de Renda Anual. Fora isso, você poderá cobrar sim, por exemplo, os serviços de registros de funcionário do MEI e obrigações decorrente desse empregado mês a mês e outros fora dos citados pela LC 123/06.
Aqui na minha cidade um contador cobrou o serviço de registro e o microempreendedor que tinha algum esclarecimento( já havia lido as informações do portal do empreendedor) procurou o procon e depois o Sebrae, e este último fez uma denúncia na Receita Federal e, o contador teve a sua empresa excluída do regime do Simples Nacional, por ofício. Pois, essa é a condição para que a nossa categoria possa optar pelo SN, atender aos MEI´s.
Ou seja, é a exceção de categoria de profissional liberal que não está entre as vedações. Graças ao acordo firmado pela FENACON e o Governo.

Editada para acrescentar a informação abaixo:
Sandra, realmente a publicidade do Governo sobre o MEI está deixando a desejar, em todo o país entendem como se tudo fosse gratuito. Já li matéria sobre isso. Aqui eu tenho jogado aberto com eles, até porque são profissionais de baixa renda tentando se regularizar, precisamente, perante a Previd.Social para fins de aposentadoria. Eu emito as taxas da Junta entrego a eles para pagarem diretamente no banco e eu cobro uma taxa simbólica do meu trabalho para cobrir despesas de materiais de escritório e meu tempo, claro. Mas, não são honorários cobrados pelo serviços propriamente. Creio que todo profissional tem de dar sua colaboração perante a sociedade, e nesse caso acho que podemos fazer a nossa parte, ajudando, orientando esses pequenos empreeendedores. Assim como fazem médicos, alguns advogados, entre outros profissionais. Não se sinta desvalorizada na sua profissão, pelo contrário, temos uma profissão belíssima. Só que nem sempre a valorização é financeira. ok!

abs,

Keil@Rejane
FABIANA FERREIRA RISSATO

Fabiana Ferreira Rissato

Iniciante DIVISÃO 1, Turismo
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 17:40

boa noite. Tenho um cadastro mei para uma agencia de turismo, porém estou tendo problemas na liberação do registro junto ao ministério do turismo, la me informaram que se eu mudar para ME fica mais fácil a liberação do cadastro.
pergunto: como faço para´providenciar a alteração??
quais os impostos que terei que arcar?
quais documetnos que devo providenciar

aguardo

fabiana

LUIZ FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA

Luiz Fernando da Silva Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 18:14

boa noite
Estou fazendo uma alteração no Cadastro de MEI, vou tirar um cnae secundario, para liberação do Alvará Municipal, fui informado na JUCEMG que deveria preencher o Requerimento de Empresario no site do DNRC e imprimir a capa de processo e o DAE no site da JUCEMG. Aduvida é precisarei fazer alguma alteração na Receita Federal? Ou será automatico atraves da Junta, e gostaria de incluir o nome Fantasia tambem, mas isso nao tem como fazer pelo Requerimento de Empresario, preciso fazer no Coleta Web na RFB? Conto com a colaboração de voces. Obriagdo!

Luiz Fernando

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 18:37

Boa noite Luiz Fernando,

Todas as suas dúvidas já foram discutidas aqui nesta sala. Mas, de toda forma, vou tentar ajudá-lo.

Você deverá fazer uma alteração contratual exatamente como se faz o processo de firma individual:
- Capa
- Taxas DAE/DARF
- Requerimento de Empresario, prenchimento completo, inclusive, contemplando as alterações que se quer fazer.
- FCPJ/DBE - p/ alterar dados do CNPJ, isso você pode optar p/ fazer
através do convênio da JUCEMG, se houver. Daí não precisa ir direto na Receita Federal apresentar o DBE.

* Quanto ao nome de Fantasia, vc poderá incluir no CNPJ e nas Inscrições Estadual e Municipal, visto que no Requerimento de Empresário não existe esse campo. ok!

abs, espero tê-lo ajudado.

Keil@Rejane
Alexandre de Oliveira

Alexandre de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 23:02

Caros Colegas fui Pessoalmente a JUCEPE hoje e lá fiz algumas perguntas sobre o MEI inclusive essa sobre Alteração e de lá recebi que aguardasse pois está chegando novas orientações e segundo eles as taxas de Alterações para MEI serão Isentas. Foi essa informação que recebi.

Daniela Carnevali de Oliveira

Daniela Carnevali de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 17:21

ola, estou tambem tentando fazer uma alteração de endereço na empresa mei, e já fui na junta comercial, receita federal e sebrae, ninguem sabe me informar.... gostaria de saber se alguem já conseguiu fazer isso....eu até tentei fazer o requerimento de empresario, até saiu mas será que vai continuar como mei ou vai desenquadrar para microempresa normal? se alguem puder me ajudar eu agradeço...obrigada!!!!


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
À usuária Daniela Carnevali de Oliveira: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 09:13

Olá Daniela,

Acesse o Portal do Empreendedor e vá na opção Emitir 2a.via do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (dentro de Formalize-se) e verá que todas as alterações que você fez perante a Junta Comercial do seu Estado já estará inserida nesse certificado também.

O procedimento de alterações no cadastro do MEI, até que o DNRC/SEBRAE/Juntas Estaduais e demais órgãos, tomem outras providências será de acordo com as normas aplicáveis ao Empresário Individual através do Requerimento de Empresário.

Quanto ao desenquadramento do SIMEI somente ocorrerá nas situações em que a Lei determina, não pela alteração do cadastro, simplesmente.

Espero tê-la ajudado.

abraços

Keil@Rejane
HELITON BORGES FREIRE

Heliton Borges Freire

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 14:12

Prezados Srs,
Irei protocolar na JUCESP o requerimento de empresário para a alteração de endereço e para incluir CNAE secundário de um MEI. Tenho algumas dúvidas:
1) O MEI assina somente as 4 vias do requerimento de empresário?
2) É necessário entregar juntamente com o processo cópia autenticada ou simples do RG do MEI?
3) Neste caso a alteração seria do tipo re-ratificação?

Agradeço a todos desde já.

Heliton Borges Freire
Técnico em Contabilidade
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 23:54

Oi Heliton

1 - Sim, deverá assinar as 4 vias do Requerimento de Empresário, e reconhecer firma se for o caso ( aqui em goias a junta exige isso)
1.1. preparar o restante dos documentos conforme as demais firmas individuais: capa, pagto.de taxas, etc.
2 - não. somente se fosse corrigir algum dado pessoal do MEI
3 - o q significa uma alteração re-ratificação? desconheço essa expressão. Se for o que estou pensando, a alteração é para mudança de endereço e acréscimo de atividades, isso é normal.

obs: Se no seu Estado a Junta tiver convenio com a Receita Federal já aproveita e altera o CNPJ apresentando a DBE junto.

Por último, se for atividade comercial e já tiver cadastro de contribuinte estadual-cce (insc.estadual), deve se feita alteração nesse cadastro também.

Enfim, uma alteração no cadastro do MEI passa por todos órgãos de registro de comercio como uma empresa normal.

ok!

att,

Keila

Keil@Rejane
HELITON BORGES FREIRE

Heliton Borges Freire

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 15:28

Prezada Keila,

Primeiramente, peço desculpas pela demora no retorno do seu post. Já protocolei o processo na JUCESP e eles não exigiram a cópia autenticada do documento de identidade do empresário acredito que por se tratar de alteração. Estou no aguardo do deferimento pela JUCESP para proceder a alteração do CNPJ.

Fico muito contente que em nossa profissão possamos contar com ferramentas valiosas como este forum e com a colaboração de caros colegas como você.

Heliton Borges Freire
Técnico em Contabilidade
HELLEN FERNANDA DIAS DOS SANTOS

Hellen Fernanda Dias dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Sábado | 12 fevereiro 2011 | 10:09

Bom dia a todos.
abri minha mei , e agora estou fazendo alteração aqui no estado MS.
surgiram algumas duvidas.
estou fazendo alteração do nome empresarial,pois estava com o nome de solteira, alteração de atividade e de endereço.
No requerimento de empresário sera que poderei informar um valor de capital social? ?, pois quando da abertura do mei não tem esse campo.
Alguem poderia me ajudar nesta questão?

Agradeço desde ja..

Hellen

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Sábado | 12 fevereiro 2011 | 16:30

Hellen,


Aqui no meu Estado quando das alterações de dados do MEI, o valor que se informa como capital, por orientação da Junta Comercial, é de R$ 1,00.
Antes da qualquer atitude, converse c/o pessoal da Junta do seu Estado e vê o que eles recomendam em relação a esse tópico - não se surpreenda se for diferente... via de regra é assim, cada uma tem um tipo de orientação p/o mesmo problema.

Boa sorte
Recomendações

ALESSANDRA LOPES

Alessandra Lopes

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 13 anos Domingo | 13 fevereiro 2011 | 15:14

Olá Pessoal!
Tenho as mesmas duvidas colocadas acima. Abri uma empresa para meu marido como mei. Após ter preenchido todos os dados fiquei sabendo que muita coisa foi deixada para trás. Mas li que tinha um prazo de 60 dias para registrar na junta, mas so agora descobri isso, então achei que não estava valendo. Entrei no site da receita, mas a situação cadastral esta ativa tenho CNPJ, Inscrição Estadual e NIRE. Tudo está ativo conforme situação cadastral na junta, receita federal e secretaria da fazenda de Minas Gerais. Agora estou tentando fazer as alterações nos dados, preenchi capa, ficha cadastral no site web, DBE, retirei guia DAE valor 82,00 para pagar, copia do RG autenticado, copias de todas as situações cadastrais verificadas nos sites, contrato de MEI. O que preciso saber é o seguinte como vou mudar de prestação de serviço para comercio e prest de serv., tenho que pagar DAE da secretaria da fazenda? Após ter todos esses documentos basta apenas entregar na junta para registro e todos os dados serão regularizados nos outros orgãos? Preciso fazer mais alguma consulta de documento para enviar?
Grata desde já pela ajuda.

Página 1 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.