x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 162

acessos 141.321

Recolhimento IRPJ e CSLL trimestral..DCTF mensal

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 11:25

Bom Dia, Caros colegas
Empresa optante do lucro presumido. .recolhimento do IRPJ e CSLL trimestral...como ficará a informação na Dctf mensal sendo que o 1º trim de 2010 será pago em abril/2010. Outro esclarecimento...informaram ao dono da Empresa...que por enquanto ainda não foi batido o martelo sobra a entrega mensal da Dctf...pelo que sei qdo saí no DOU já não está em vigor?
Desde já agradeço a atenção..
Helena Alves

Salvatore Stutz

Salvatore Stutz

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 19:54

Boa noite, Helena.
Na DCTF mensal, o IRPJ e a CSLL, quando apurados trimestralmente, só podem ser declarados nas DCTF mensais relativas ao final de cada trimestre. Portanto, a opção pelo pagamento em quotas deverá ser informada na DCTF relativa ao último mês do trimestre de apuração (março, junho, setembro e dezembro), enquanto a forma de liquidação ou suspensão das quotas deverá ser informada na DCTF do último mês do trimestre seguinte ao de apuração na Pasta Trimestre Anterior. Por exemplo, o contribuinte que optou pelo pagamento em quotas do IRPJ do 1º trimestre de 2010, deverá informar a opção pelo pagamento em quotas na DCTF do mês de março, na pasta Débitos/Créditos, e a forma de liquidação ou suspensão destas quotas na DCTF do mês de junho na Pasta Trimestre Anterior.
Um abraço.

Robson Laureano

Robson Laureano

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 17:04

Boa Tarde Salvatore

Gostaria de uma informação, sua informação está correta, mas a duvida fica que agora que a dctf é mensal como fica o 4 trimestre de 2009, eu já estou declarando na dctf do 2 sem./2009 que se entrega em abril, mas desta forma na dctf de março 2010 devo declarar novamente o trimestre anterior que seria o 4 trimestre de 2009.
A pergunta, declaro duas vezes a mesma coisa no 2 sem.2009 e na de março 2010

Abraços

Salvatore Stutz

Salvatore Stutz

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 19:01

Boa noite, Robson.
Na DCTF semestral, TODAS as informações são prestadas somente na DCTF
do próprio semestre, mesmo que haja a alteração da periodicidade de semestral para mensal na DCTF seguinte.
No seu caso, você não deverá repetir os débitos na DCTF mensal de
março de 2010, sob pena de carga em duplicidade nos sistemas da
RFB. Já me deparei com várias cobranças resultantes desse erro.
Um abraço.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 13:44

Ola pessoal! Tudo bem?

Gostaria de saber se vcs estão fazendo a DCTF mensal no programa versão 1.4? Está passando normalmente?

(É pq no site da Receita não aparece o dado "DCTF Mensal-Semestral" como na Dacon, mas somente DCT Semestral 1.4 2006-2009)

Obrigada!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 11:32

Bom dia!!
Preciso sanar uma dúvida:
Estou preenchendo a DCTF mensal março/2010, versão 1.6, nela existe a janela "trimestre anterior", para que seja informado IRPJ 4 trim/2009, se houve a opção em 3 quotas.
Minha dúvida é a seguinte:
Na versão anterior DCTF 1.4-Semestral, eu já informei o pagamento em quotas ref IRPJ 4 trim/2009, na opção quotas, já que o prazo de entrega da DCTF semestral foi em 08/04/2010 e a última quota paga foi em 31/03/2010.
Preciso informar novamente na DCTF 1.6 mensal o pagamento das quotas ref. ao 4 trim de 2009??????
Obrigada!

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 09:32

Bom dia a todos.

Estou com as mesmas dúvidas, vamor resumir, quando a empresa opta por pagar o IRPJ/CSLL trimestral e divide-se em quotas este valor só deverá ser lançado na DCTF de Março/2010? e os pgto´s das quotas deverá ser lançado na DCTF de Abril, Maio e Junho? Está correto minha interpretação?

Grato a todos e um bom fim de semana.

Nídia Oliveira de Almeida

Nídia Oliveira de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 10:16

Diego bom dia,

Não. Vamos a um exemplo a empresa optou pela divisão em cotas ref. ao faturamento de Março/10 os pagamentos das quotas deverão ser lançados na pasta trimestre anterior da DCTF do mês de Junho/10, como explicado mais detalhadamente por usuários acima.

Espero ter ajudado, Abraços.

RODRIGO FRANÇA

Rodrigo França

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 14:47

oi lendo os topicos de cima, ainda estou com duvida;

Tenho cliente que sao do presumido e pagam
IR e CSLL trimestral

faço qual declaração em relação ao DCTF

trimentral ou mensal?

e ja as empresas que sao do Lucro Real pagam IR e CSLL
mensal conforme a lucro..

faço qual declaração em relação ao DCTF.

Rodrigo França - Sorocaba/SP
[email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sábado | 24 abril 2010 | 12:34

Bom dia Rodrigo,

Para o IRPJ e a CSLL a serem informados na DCTF, na prática temos hoje quatro situações diferentes :

1 - Empresas sujeitas ao pagamento mensal
São elas as empresas tributadas pelo Lucro Real por Estimativa, ou Lucro Real Anual. Estas devem informar o débito e pagamento mensalmente.

2 - Empresas sujeitas ao pagamento trimestral que pagam trimestralmente
São elas as empresas tributadas pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real Trimestral. Estas devem informar o débito e o pagamento nas DCTFs do ultimo mês de cada trimestre (Março, Abril, Junho e Setembro)

3 - Empresas obrigadas ao pagamento trimestral que pagam mensalmente
São as empresas que obrigadas a pagar trimestralmente preferem pagar mensalmente. Esta devem informar o débito no último mês de cada trimestre (Março, Junho, Setembro e Dezembro) mas em cada um informará os pagamentos feitos por adiantamento. Assim no mês de Março informará o débito total do trimestre e o pagamento feito nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

4 - Empresas obrigadas ao pagamento trimestral que parcelam em três quotas
São as empresas que obrigadas ao pagamento trimestral, preferem pagá-lo em três quotas. Estas devem informar o débito no último mês do trimestre e o pagamento no trimestre seguinte na aba "Trimestre Anterior".

Neste caso (por exemplo) no mês de Março informará que tem um débito de 6.000,00 e na DCTF do mês de Junho (trimestre seguinte) informará na ficha "Trimestre Anterior" o pagamento das três parcelas de 2.000,00 cada.

...

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 16:15

Saulo, boa tarde.

No meu caso, a empresa até 12/2009 entregava DCTF Semestral, e a partir de 01/2010 pasou a entregar mensal.

Minha dúvida é a seguinte: Na DCTF do 2o semestre/2009, informei os débitos e os créditos das quotas do IRPJ e CSLL do 4o trim/2009.
Devo informar, agora, no DCTF de março/2010 também?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 19:29

Boa noite Jurandyr

Na DCTF de fatos geradores ocorridos em Março/2010, você informará (além do PIS e da COFINS referente ao mês) o IRPJ e a CSLL referentes ao 1º trimestre de 2010.

Vale dizer que doravante você informará o IRPJ e a CSLL apenas no último mês de cada trimestre (Março, Junho, Setembro e Dezembro) e sempre referente aquele trimestre. Assim (por exemplo) em Março você informará o IRPJ e a CSLL referente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março que compõem o primeiro trimestre do ano e assim sucessivamente.

...

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 08:54

bom dia a todos,

Estou com com duvidas referente ao pgto das quotas da CSLL/IRPJ das empresas que apuram este imposto trimestralmente.

Suponhamos que, em março foi apurado um saldo a pagar de 6.000,00 de IRPJ e este vai ser parcelado em tres quotas, na declaração da DCTF ficará assim:

DCTF ref mês 03/2010 - 6.000,00 IRPJ
DCTF ref 04, 05 e 06/2010 - pgto das quotas no valor de 2.000,00 de acordo com o vencimeto da respectiva.

Está correto meu entendimento.

Grato.

ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 09:03

4 - Empresas obrigadas ao pagamento trimestral que parcelam em três quotas
São as empresas que obrigadas ao pagamento trimestral, preferem pagá-lo em três quotas. Estas devem informar o débito no último mês do trimestre e o pagamento no trimestre seguinte na aba "Trimestre Anterior".

Neste caso (por exemplo) no mês de Março informará que tem um débito de 6.000,00 e na DCTF do mês de Junho (trimestre seguinte) informará na ficha "Trimestre Anterior" o pagamento das três parcelas de 2.000,00 cada.

Já respondido em 24/04 por Saulo.

Fábio G

Fábio G

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 09:40

Bom dia.
A minha empresa é tributada pelo Lucro Real Mensal Estimado.
Fazemos o recolhimento do IRPJ através do código 5993.
Sendo assim não deveremos preencher os valores trimestrais ok?
Continuaremos a somente preencher mensalmente?
Grato.

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 08:50

Saulo, bom dia.

Acho que não me expressei de forma correta no questionamento anterior.

Com relação ao imposto do 1 tri/2010, eu entedi, ele(débito) deve ser lançado no mês de março, na ficha IRPJ. E os pagamentos da quotas, no mês de junho na ficha trimestre anterior.

A minha dúvida é: O pagamento das quotas do imposto do 4o tri/2009, eu devo lançar no mês de março.(Sendo que já lancei os pagamentos na DCTF semestral do 2o semestre/2009(a empresa entregava DCTF semestral em 2009).

Desculpe pela persistência, mas a dúvida ainda persiste.
Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 08:11

Bom dia Jurandyr

Estamos falando das informações sobre o IRPJ e da CSLL do Quarto Trimestre de 2009 que foram pagos em três parcelas ou Quotas que devem ser informadas no trimestre seguinte?

Realmente há uma pequena confusão que dificulta meu entendimento.

...

ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 08:24

Salvatore já nos respondeu esse questionamento em 02 de março,
transcrevo a seguir:

"Boa noite, Robson.
Na DCTF semestral, TODAS as informações são prestadas somente na DCTF do próprio semestre, mesmo que haja a alteração da periodicidade de semestral para mensal na DCTF seguinte.
No seu caso, você não deverá repetir os débitos na DCTF mensal de
março de 2010, sob pena de carga em duplicidade nos sistemas da
RFB. Já me deparei com várias cobranças resultantes desse erro.
Um abraço. "


ou seja, as informações ref. às quotas 4 trim/2009, já foram informadas na DCTF do 2 sem/2009, e não deverão ser informadas novamente na DCTF ref. março/2010.

Espero ter ajudado.

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 08:56

Saulo, acho que a Eliane Mariano já respondeu(o Salvatore já tinha respondido, mas acabei não notando...)

Mas só para esclarecer: Eu estou falando das parcelas ou quotas do imposto referente ao 4o trimestre/2009, que foram pagas em janeiro, fevereiro e março/2010.
Esses pagamentos, dessas quotas referente ao 4o Trim/2009, deveriam ser informados na DCTF do mês de março/2010, na aba "Trimestre Anterior", correto? Esse é o procedimento correto de uma empresa que estivesse entregando DCTF mensal desde o ano passado....
Mas acontece, que essa empresa, em 2009 entregava DCTF semestral. E os pagamentos das quotas do imposto do 4o Tri/2009, eu já informei na DCTF Semestral do 2o Sem/2009.

A minha dúvida,era se eu teria que informar(novamente) na DCTF de março/2010(já que agora só existe a DCTF mensal).
Mas pelo que a Eliane postou, não preciso informar novamente....

Me desculpe pela confusão. E obrigado pela atenção.

Eliane, obrigado também.

Abraços.

CAMILA OLIVEIRA

Camila Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 09:57

Bom dia!

Estou com uma duvida, é a primeira vez que vou fazer a DCTF, e minha duvida é quanto ao preenchimento das cotas:

1 - Devo colocar o valor do débito;
2 - Demonstrativo, onde vou informar a quantidade de cotas;
Só que qdo faço essa opção, ele me pergunta se todas as parcelas são dividas igualmente (mesmo valor), mais não são, uma vez que da 2º parcela em diante já tem 1% e na 3º parcela além do 1% devemos acrescentar a selic; (não sei se essa é a forma correta de preenchimento);

PAULO AFONSO ZUCOLOTTO MARTINS

Paulo Afonso Zucolotto Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 10:06

Estou prenchendo a DCTF ref. ao mes de 06/2010, devo informar as cotas referente ao 1° Trim/2010, no meu caso a CSSL 1° Trim foi dividida em 2 cotas e foram pagas normalmente. O Débito esta informado normalmente na DCTF 03/2010, porem na DCTF 06/2010 nos campos Trimestres anterior quando informo que foram 2 cotas e tal, não aparece os campos para informar os créditos, eu não consigo assim informar que os que os Darf's Foram pagos. Estou prenchendo normalmente valor do débito, quantidade de cotas, no campo cotas só consigo informar o valor da cota sem o respectivo crédito! Porque na DCTF semestral o campo conta conseguiamos informar os créditos.
Não Sei se estou Prenchendo errado ou é o programa!

Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.