x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 184

acessos 303.930

Recolhimento de Inss de empregado do MEI

Lucas Murta Nery

Lucas Murta Nery

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 00:23

Prezados, boa noite!

Comecei a pouco no ramo e descobri que estava gerando o FGTS e INSS incorretamente para uma cliente MEI com um funcionário.

Desta maneira tenho algumas dúvidas que não consegui esclarecer através das respostas do tópico:

1 - Fiz o cadastro conforme orientação do DOU, porém o campo de compensação não aparece habilitado, ou seja não consigo lançar valores nele e na geração da guia não entrou o valor patronal de 20%, . Não seu se este erro deve-se ao fato de que faço o processo manual pois ainda não tenho sistema implantando. Alguém saberia me dizer o que acontece e como resolver?

2 - Como faço para gerar a guia de INSS em atraso uma vez que a guia do mês 10/2016 não foi emitida? Bastar acessar o site da previdência e calcular 11%? sobre o valor para que ele gere a guia com os juros?

3 - Como faço para recolher os 3% da parte patronal que não calculei de agosto e setembro?

Obrigado,

Lucas Murta

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 12:18

Lucas Murta Nery. Você tem que esclarecer sua resposta. Na primeira pergunta Não entendi o ref. a 20% , pois a cota patronal do MEI é 3%; No seu segundo questionamento não entendi, pois o site do MPAS, já´calcula automáticamente estes valores para a empresa, bastando somente inserir os dados e valores corretos!

Retorne que irei tentar te ajudar!!

Lucas Murta Nery

Lucas Murta Nery

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 7 anos Sábado | 10 dezembro 2016 | 09:08

Bom dia Marco!

Essa configuração do SEFIP que vocês orientam a fazer faria o calculo dos 20% patronal + os 8% do empregado e para regularizar para 3% patronal do MEI faria um lançamento no campo de compensação.

Ocorre que fiz a configuração de acordo com o solicitado e o SEFIP calculou somente os 8% do empregado, além de manter o campo de compensação travado para edição. Assim, minha dúvida é sobre como corrigir isso para que o aplicativo faça o calculo automático dos 20% e ainda habilite o campo de compensação.

Além disso preciso gerar as guias com as diferenças de recolhimento para os meses de agosto a novembro.

P.S: Como disse antes eu ainda não possuo sistema contábil e todo o lançamento da SEFIP é feito manualmente.

brenda

Brenda

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2017 | 17:06

Boa tarde!

Gente preciso que alguem me esclareça como enviar uma gfip de empresa optante pelo SIMEI.
O meu sistema, automaticamente, gera o codigo 2100 (nao optante pelo simples).. Mas quando gera o INSS o valor cobrado é superior a 500 reais, ou então gera com uma compensação (até indevida, creio eu, pois nao ha nada pago anteriormente para se compensar)...
Como faço?

Obrigada

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2017 | 17:12

Brenda. Preciso de algumas informações para te ajudar, Tipo valores dos salarios dos funcionários e quantos são!!!

Quanto a está informação de compensação, o sefip traz normalmente, devido as deduções geralmente ultrapassarem os 30% passíveis de compensaçaõ por lei. Então é só calcular a parte devida dos empregados ( 8,9, 11 %) e somar a parte patronal 3%. pronto aí está o valor que deve ser gerado a guia GPS.

Página 7 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.