x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 7.425

Feriado nos finais de semana

Gilson Fernandes

Gilson Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 14:29

Boa tarde, olha eu de novo.
Gostaria de saber se na legislação trabalhista tem , qual artigo, lei sobre o seguinte: Trabalhamos aqui na empresa 44 horas semanais, de segunda a sexta feira, para isso trabalhamos 48 minutos a mais todos os dias para compensar os sabados. Quando cai um feriado no sabado como fazemos? Na semana em que antecede o feriado podemos ficar sem pagar os minutos que fazemos normalmente para compensa-lo ou isso nao procede.
Grato
Gilson
mais uma vez espero que voces me ajudem.

Filomena

Filomena

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 14:43


Boa Tarde!

Ola Gilson, o procedimento é esse mesmo.
Esta correto.

A legislaçao nao tras nada a respeito.

Consulte sempre a Convençao Coletiva.
Gilson Fernandes

Gilson Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:06

certo.
e quando o feriado cai no dia de semana? fica um dia sem trabalhar e ainda ganha o sabado.
acho que ten que ser uma coisa pela outra, como nos dias de carnaval por exemplo que nao é feriado.

Claryssa Pirchiner Lopes e Souza

Claryssa Pirchiner Lopes e Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:14

"Ôia" o caps look... rsrs

Na verdade, quando o feriado cai durante a semana, vc só "falta" 48 minutos do sábado , pelo que eu entendi.
Nos outros dias da semana, vc acaba trabalhando o tempo a mais pelo sábado.

" Não se iludam: De Deus Não se zomba! Porque tudo que o homem semear, isso tambem ceifará!" (Gálatas 6:7)
Andrea Rodriguez

Andrea Rodriguez

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 22:34

Aqui na empresa eu faço cálculo de todos os sábados que precisam ser compensado (descontando os que são feriados) e já jogo a compensação pro ano todo.
No final das contas dá sempre os 48 min diários, só que aqui a compensação é feita de 2ªa 5ª (1 hora), sexta saímos mais cedo.

Este ano temos 49 sábados - total de 196 horas a compensar, somando a 2ª e a 3ª de Carnaval são 212 horas a compensar em 247 dias úteis (isso considerando de 2ª a 6ª), fazendo o cálculo temos que compensar 51,30 min por dia.
Vale lembrar que a convenção nos permite fazer esse tipo de compensação.


Fabiana Alves

Fabiana Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Marketing
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 20:42

Olá, gostaria de tirar uma dúvida: neste Carnaval de 2010 a minha empresa não trabalhará nos dias 15 e 16 e portanto nos pedem para compensar esses 2 dias de trabalho (16 horas) ficando até mais tarde durante alguns dias no mês de março. Não posso propor que ao invés disso eles abatam esses 2 dias por outros 2 dias de feriado que cairam no sabado e que já trabalhamos 48 minutos a mais de segunda a sexta para totalizar as 44 horas semanais ? Assim ao meu ver ficaria uma pela outra e não teríamos que ficar mais tempo além do que já ficamos na semana.

Andrea Rodriguez

Andrea Rodriguez

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 22:17

Fabiana,

Primeiro teriam que ser por 4 sábados, já que sábado são 4 horas e não 8 horas. Este ano teremos só 3 sábados com feriados (pelo menos em São Paulo)

E na semana que tem feriado? Se vc for fazer a compensação por semana, nas semanas que tem feriado vc teria que trabalhar 1 hora a mais para compensar o sábado (4 horas / pelos 4 dias), já que a semana terá um dia a menos.

Por isso prefiro fazer a compensação anual, somo todas as horas que precisam ser compensadas e divido pelo total de dias úteis do ano. Este ano também vamos compensar os dias de jogo do Brasil (alguns jogos serão as 15:30) para poder sair mais cedo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.