x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.393

Livro caixa Manual

Juliana Carolina Russo

Juliana Carolina Russo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 09:13

O novo Código Civil, no artigo 1.179, traz o seguinte:

"O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizados ou não,com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico."

Entendemos que: O Livro Caixa pode seguir uma escrituração mecanizada ou não, isto depende muito da maneira de atuar de cada escritório Contábil.
Hoje em dia, a maioria dos escritórios não se utilizam da escrituração manuais dos livros de registro.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 14:17

Gilhane Miranda Nunes


Seria melhor ter feito uma nova postagem, logo abaixo da resposta de Juliana, em vez de haver editado a sua dúvida inicial para registrar seu desabafo seguido de nova pergunta.

Visto que deste modo as respostas ficam sem sentido, sugiro que em suas próximas postagens as dúvidas sejam mantidas, restando a edição apenas para eventuais erros de gramática.


Obrigado pela atenção

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.