x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 39

acessos 295.018

Rodrigo Oliveira Miranda

Rodrigo Oliveira Miranda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 16:32

Carla, como são de 15 anos os registros acredito que seu cliente queira essas informações para fins gerenciais, visto que em cima dos registros contábeis da época foram enviadas todas as obrigações acessórias e realizada a impressão dos livros. É pouco provável que seu cliente queira retificar tudo.

O que for recente você poderá fazer as devidas depreciações baseadas nas respectivas taxas. O que foi vendido e/ou não existe mais você poderá realizar os lançamentos contábeis de baixa.

Rodrigo Oliveira Miranda
Contador
Monica Reis

Monica Reis

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 17:16

Boa Tarde!!!!

Obrigada Luiz Dália pela sua ajuda, mas ainda continuo perdida. Como vou fazer atualização monetária destes antigos itens????


Jesus Paulo, realmente não pode registrar este ativo na empresa. A unica coisa que poderia fazer é a empresa emitir uma NF Compra destes ativos, ou seja, a empresa comprando do socio.

Att,

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:41

Olá pessoal espero que possam me ajudar.

Seguinte a empresa importou uma maquina e quando ela chegou fizemos a NFE de entrada, nesta nota contendo o valor da maquina + despesas pagas ( icms, pis, cofins, taxa siscomex).

Agora com base nesta NFE vou lançar no meu ativo para começar a depreciar, porem o correrá mais gastos para colocá-la em operação, esses gastos que vão ocorrer devo incluí-las no meu ativo para começar a depreciação, porem não sei bem quando irá correr, é desta forma que ocorre mesmo?

Ex.Minha NFE
Maquina R$ 100.000,00
Despesas R$ 21.250,00
Total R$ 121.250,00


Gastos R$ 15.000,00

obrigado

Grato,

Bruno Delolo.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 13:37

Bruno Delolo, boa tarde


Agora com base nesta NFE vou lançar no meu ativo para começar a depreciar, porem o correrá mais gastos para colocá-la em operação, esses gastos que vão ocorrer devo incluí-las no meu ativo para começar a depreciação, porem não sei bem quando irá correr, é desta forma que ocorre mesmo?

É possível solucionar sua dúvida com base na Resolução CFC 1.177/2009:

I) Pela formação do custo:

16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;


II - Depreciação:

55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração.(...)No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 10:12

[A depreciação inicia-se no momento da entrada do bem no estabelecimento.]

Caro Paulo R. Schafer,

Então eu devo dividir o avo de depreciação do mês por 30 dias e lançar apenas o valor proporcional aos dias do bem dentro da empresa, no mês em que entrou?

Grata

Sabrina

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 19 outubro 2013 | 22:50

Leonardo Prado Salomão, boa noite.



Isso depende de qual setor irá utilizar a mesma, se no setor de produção, será debitado em Maquinas e Equipamentos, se no setor administrativo, será debitado em Móveis e Utensilios com taxa de depreciação normal de 10% ao ano.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.