x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.182

Reajuste de contrato

Simone Aquino

Simone Aquino

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 10 fevereiro 2010 | 17:10

Olá!
Tenho uma dúvida...
Realizei um contrato com um cliente, no qual teria somente o fornecimento de materiais. Foi estabelecido um valor para este contrato, e como ja se passaram 12 meses, e que de acordo com a lei, pleitiamos um reajuste sobre este valor.
Os materiais ja foram entregues, mas o contrato ainda não foi encerrado devido a outros fatores do nosso cliente, como ja se passou de um ano, acontece o reajuste.
Pergunta... De que forma eu posso justificar o recebimento deste reajuste, posso emitir nota fiscal de reajuste contratual?
De serviço ou Nota Fiscal modelo1?
Obrigada!
Simone

Muita Paz!
Simone Aquino
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 14:44

Olá Simone, olha os contratos firmam compromissos e na execução dos serviços ou entrega de mercadorias e efetuado o faturamento.
Eu vejo que com o fornecimento dos materiais emite-se a nota fiscal e fecha a operação.
Agora o reajuste dos valores dos materiais à serem fornecidos pode ser feito e quando das próximas entregas ser faturado de acordo com o valor reajustado no contrato.

Saudações.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Simone Aquino

Simone Aquino

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 09:24

Oi Gilberto!
Compreendi... mas o probleminha é que esta obra ja foram entregues todos os materiais, não ha mais nada, somente o aval do cliente para por o fim do contrato... com isso o tempo passa... e tivemos este reajuste, eu pensei em emitir uma nota Mod-1 como fosse entrega de materiais, mas só que na descrição colocaria "REAJUSTE CONTRATUAL" de acordo com a lei em que diz a respeito de reajuste contratual.
O que você acha?
Mas obrigada pela resposta.

Muita Paz!
Simone Aquino
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 10:05

Bom dia Simone!

A nota fiscal Modelo 1 é emitica para venda de mercadorias, é feito a fatura por ocasição da venda e entrega, podendo ser à prazo ou a vista.
A questão do pagamento pode ser quitado por duplicatas, onde ai sim pode ser cobrado juros que correspondem ao reajuste das mercadorias vendidas e não pagas.
O atrazo de pagamento é uma questão jurídica, onde você deve observar o que foi previsto no contrato e ser cobrado judicialmente.
Eu sugiro que você procure um advogado para que ele possa interpretar melhor este contrato e ver a forma de cobrança deste valor que você está preiteando.
Não se pode emitir uma nota fiscal Modelo 1 de reajuste contratual, esta nota fiscal é de venda de mercadorias.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.