x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 11.750

Microempreendedor Individual (MEI)

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 15:55

Boa tarde.

Fiz o cadastro do MEI, foi tudo bem rapido. O único problema é que eu não acertei colocar a denominação social. Ficou o nome completo seguido do CPF.

Tem como mudar isso?
Tenho que fazer a pesquisa de nome?
O MEI não terá o ME no final?

Gostaria de:
- abreviar o nome
- colocar a atividade no final

Atenciosamente,

Ana Julia


ana claudia

Ana Claudia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 12:09

Ana Julia me ajuda a entender uma coisa como é que fica para tirar o tvl e alvará no MEI? Porque na empresa normal tem que pedir o tvl primeiro.

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 17:05

Sim. antes de qualquer passo deverá solicitar a Sucom o TVL que é o Termo de Viabilidade de Localização. este documento que viabiliza sua atividade.

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 12:59

Boa tarde,


Estou com uma dúvida, tenho uma Sociedade Limitada que esta no Simples Nacional, uma Loja de Informática, eu vou vender a loja pois achei um bom negócio, portanto irei transferir a empresa para a pessoa que adquiriu, mas logo após a venda irei abrir uma outra loja de informática mas só que agora eu quero abrir como MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, será que eu posso fazer isso!

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 20:20

Everton,

Depende do caso. Imagine uma Microempreendedora solteira que se constitui MEI e depois de algum tempo contrai núpcias, mudando seu nome civil...ela, forçosamente, tem que comunicar à RFB - por conta do CPF - e como é que vai ficar o registro do MEI?
Entendeu...?
Pelo menos neste caso, as Juntas são obrigadas a efetivar a mudança, mediante solicitação - devidamente revestida das formalidades - da titular.

Recomendações.

JAICE B V NOVAES

Jaice B V Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Gerente
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 22:38

Sueldo,
para abrir e fazer a 1ª Declaração de informações a Receita Federal, os escritório que são optantes pelo Simples Nacional não podem cobrar.

Se vc não tiver escritório optante pelo SN, a lei não proíbe que vc cobre pelo seu serviço, até porque vc terá custos com emissão de documentos.

Mas a idéia da legislação é atribuir essa função aos escritórios optantes pelo SN.

Rafael Soares

Rafael Soares

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 11:55

Nossa!!!

Eu não fiz assim não, fiz tudo pelo portal do empreendedor.

Ricardo Piazzini, este processo na Sucom é pago?



Ana Júlia, a solicitação de TVL paga duas taxas. O DAM para abertura de processo e outro complementar de acordo com a atividade exercida.

PARA ABERTURA DE PROCESSO DE TVL, SIGA OS PASSOS ABAIXO:

1. Imprima o DAM para abertura de processo de Atividade

2. Efetue o pagamento do DAM em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco e aguarde o prazo de até 24h para que o pagamento seja confirmado;

3. Preencha o Formulário de Abertura de Processo;

4. Acompanhe o andamento do processo até que o mesmo esteja na situação PARA PAGAMENTO ou LIBERADO;

5. Imprima o DAM Complementar referente à taxa da atividade;

6. Efetue o pagamento do DAM Complementar em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco e aguarde o prazo de 24h para que o pagamento seja confirmado;

7. Imprima o TVL.

Pode ser feito tudo pelo site da SUCOM

Maiores informações: www.sucom.ba.gov.br

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 17:50

Boa tarde a Todos

um cliente me procurou interessado em fazer o EI, para a atividade de fabricação de sabão e detergente.

minha pergunta; este cliente será obrigado a ter um quimico responsavel contrado ou ficará desobrigado ???

Att/ Diego Rodrigues

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.