x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 17.487

Estoque de mercadorias

Lidiane Carvalho Rodrigues

Lidiane Carvalho Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 12:53

boa tarde!

Num restaurante, que tipo de estoque são os itens usados p/ fazer a comida (arroz, macarrão, etc)? São estoque de mat. de consumo? Estoque de mercadoria? Estoque de produtos? Podem me ajudar com a definição?

Obrigada!

Lidiane

Não deixe p/ amanhã o que você pode fazer agora!
JACSON DA SILVA RODRIGUES

Jacson da Silva Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 15:00

Estoque de Consumo = Materiais que serão consumidos na própria empresa, exemplo: Caneta, Lapis, etc...

Estoque de Mercadoria = Utilizado nos casos de revenda.

Estoque de Produtos se encaixa no seu caso...

Espero ter ajudado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 06:58

Bom dia Daiane,

Se por "Controlar a contabilidade" você quer dizer estar a par da situação de sua empresa, considere que:

- As contas de Resultado, como o próprio nome sugere, lhe indicarão o resultado propriamente dito, ou seja informam as receitas, os custos, as despesas e (é claro) o resultado decorrente da diferença entre as receitas e os custos e despesas. Se positivo indicará que a empresa está apurando lucros, se negativo, prejuizos.

Tais contas devem servir principalmente para lhe ajudar a analisar quais os gastos e custos que podem ser reduzidos com vistas a aumentar a lucratividade.

- As contas patrimoniais assim entendidas o Ativo e o Passivo lhe indicam a "saúde financeira" de sua empresa. A análise das contas do Ativo lhe indicará o total das disponibilidades imediatas (dinheiros em caixa e bancos), as contas que podem se transformar em disponibilidades (contas a receber e estoques), e os bens da empresa (Ativos Imobilizados).

No Passivo você tem as contas a pagar a curto prazo (Fornecedores, Salários e Tributos) os empréstimos e financiamentos também fazem parte deste primeiro grupo de contas. O grupo seguinte lhe indica as mesmas contas com vencimento a longo prazo.

No grupo do Patrimônio Líquido você tem o Capital Social da empresa, os lucros e prejuízos já acumulados e as reservas.

Nota
Tenha em conta que as considerações de acima foram feitas de modo simplista e sem outra intenção que não de lhe emprestar uma visão geral e até supérflua acerca da "diferença" entre as funções das Contas de Resultado e as patrimoniais.

Vale dizer que a partir de então você tem condições (e deve) junto à seu contador, analisar cada grupo de contas do Balanço Patrimonial de sua empresa com vistas a solidificar seus negócios.

...

DAIANE CRISTINA DE OLIVEIRA

Daiane Cristina de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 14:13

Acho q não me expressei de forma correta...com relação ao estoque, as notas de compras são lançadas em resultado, onde são deduzidos os impostos, devolução e amostras gratis, obtendo o valor final que eu chamo de estoque contabil, lançamos o estoque fisico no ativo com contrapartida em resultado, logo temos o custo em resultado. O q nos foi orientado a fazer foi o inverso, lançar as notas de entrada em ativo, deduzir impostos, devoluções e amostras gratis no proprio ativo, e lançar o estoque fisico com contrapartida em resultados e dessa forma apurar o custo no ativo...
Eu não vejo essa necessidade e tbm não vejo as vantagens de se apurar o estoque dessa forma...
Então gostaria de saber: as duas formas de contabilizar o estoque estão corretas? Qual a vantagem de se controlar o estoque pelo ativo? Qual a desvantagem de se controlar pelo resultado?

Agradeço a orientação acima, apesar de ser simplista é bem direta e objetiva o que me ajuda muito...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2010 | 01:27

Daiane Cristina de Oliveira.

Embora o Poderoso Mestre Saulo já tenha explanado alguma coisa para você, vamos lá.

Essa postagem que para sua comodidade resolvi transcrever para cá, já se encontra no banco de dados do Forum.

Vejamos:

Duas modalidades de registro de compras para revenda, são utilizadas com frequência na maioria das empresa que exploram atividade de compra e venda, desta feita, vamos abordar um pouco sobre os dois casos, vale lembrar que as contas utilizadas aqui, apenas configuram visualização para entendimento.

Inventário periódico (muito usado pelas empresas)- quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante do nosso estoque, e portanto, sem controlar o custo das mercadorias vendidas. Quando necessitamos apurar o resultado obtido com a venda das mercadorias(RCM), fazemos um levantamento físico(a famosa contagem dos ítens no estoque) para a avaliação do estoque de mercadorias existente naquela data; e pela diferença entre o total das mercadorias disponíveis para venda durante o período e esse estoque final(apuração extracontabilmente) obtemos o custo das mercadorias vendidas - CMV.

Inventário Permanente - quando controlamos de forma continua o estoque de mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas mercadorias vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as mercadorias que estiverem a disposição para venda, isto é esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas (CMV) e sobre as mercadorias que não foram vendidas (estoque final). Pela soma dos custos de todas as vendas, teremos o custo das mercadorias vendidas (CMV) total do período.

No inventário permanente, que será proposto a seguir, pode-se utilizar uma ficha de controle para se conhecer o saldo em estoque. Mas no periódico só é possível obter tal saldo com a averiguação das existências físicas.

Inventário permanente:
Nas medias e grande empresas, principalmente, há uma necessidade de um controle continuo sobre o valor do estoque de mercadorias. Consegue-se isso fazendo com que haja a baixa, em cada venda, do custo da mercadoria vendida.

Assim sendo, a contabilização no sistema de acima indicado, ficará da seguinte maneira.

No aludido sistema, as compras serão registradas diretamente na conta de mercadorias.

Pela compra:

D=estoque(AC)
C=fornecedores/caixa ou bancos(AC)

Porém, na venda, há necessidade de dois lançamentos a saber:

D=clientes/caixa ou bancos(AC)
C=receita de vendas(R)(pelo valor da venda)

E

D = custo das mercadorias vendidas(R)
C=estoque(AC)[Pelo valor do custo da mercadoria vendida]

Partindo desse ponto, a cada venda realizada e respectiva contabilização, tem-se a conta de venda atualizada e a do CMV com seus totais acumulados até a data e a conta de estoques demonstrando os valores exatos.

Agora respondendo sua agrura.

Então gostaria de saber: as duas formas de contabilizar o estoque estão corretas?

Sim.
Qual a vantagem de se controlar o estoque pelo ativo? Qual a desvantagem de se controlar pelo resultado?

Pelo ativo como você diz, ou pelo inventário permanente "termo correto" é mais vantajoso pois você tem o resultado a todo instante em que precisar, ao passo que no segundo método é necessário dedicar um pouco mais de tempo para encontrar esse resultado.

Em tempo, procure você pesquisar no banco de dados do Forum, visto que 95% dos assuntos contábeis relativos a classificação contábil, já foram amplamente debatidos.

Sds.

A T E N Ç Ã O!
NOTA: não ousei tratar dos impostos incidentes ou recuperáveis, a fim de faciltar a compreensão.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2010 | 08:26

oi pessoal, sou nova no portal e ainda nao sei bem onde ir para fazer minhas perguntas..............

Tenho uma empresa do simples, que vende cestos de vime, ela faz uma remessa com cfop 5904, no valor de 10.000,00, para poder transportar, vendo 5.000,00 e os outros 5.000,00 faço a nota de retorno no valor de 5.000,00. Minha dúvida, como faço os 3 lançamentos contábeis:

- na remessa

- na venda

- e no retorno?

lanço nas contas de compensasao?
procurei em varios lugares mas nao encontrei nada.

att
juliana

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 28 fevereiro 2010 | 11:42

Bom dia Juliana,

A operação citada por você assemelha-se a Venda Ambulamnte ou Fora do Estabelecimento. Se estou certo, elabore pesquisa no Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=venda+ambulantes&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Findex.asp" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Banco de dados do Fórum acerca do assunto.

Estou certo de que encontrará as respostas que procura, se não, repita seu questionamento na sala Legislações Estaduais e Municipais

...

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 17:15

Boa tarde

Para fins de avaliação de estoque, me orientei pelo RIR/99 nos artigos 294 (Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção) e artigo 295 (O valor dos bens existentes no encerramento do período de apuração poderá ser o custo médio, admitida, ainda, a avaliação com base no preço de venda, subtraída
a margem de lucro).

Considerando o CPC nº 16 que traz orientação sobre os estoques temos no item 25: O custo dos estoques, que não sejam os tratados nos itens 23 e 24, deve ser atribuído pelo uso do critério Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.

Minha dúvida é se o Parecer Normativo CST nº 6/1979 em que a legislação aceita que a empresa apure custos com base em padrões preestabelecidos (standard), desde que, esse padrão incorpore todos os elementos do custeio por absorção, é admitido para fins tributários. Ou seja, se a empresa pode utilizar esse metodologia de preço standard, desde que, atualize os valores para ter o custo real, ou se o fisco só admite o exposto no RIR/99 nos artigos 294 e 295, sendo proibido então o uso de custo padrão no estoque.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 15:31

Claudio, boa tarde!

Referente a contabilização do CMV via estoque ou resultado, gostaria que aprofundasse : A T E N Ç Ã O!
NOTA: não ousei tratar dos impostos incidentes ou recuperáveis, a fim de faciltar a compreensão.

Tenho duvida em relação aos impostos recuperáveis, se devo tratar na mesma conta do estoque ou criar uma conta redutora do mesmo?!

Exemplo no Ativo:

Estoque $10.000,00
(-) Pis não cumulativo $165,00
(-) Cofins não cumulativo $ 765,00
(-) ICMS s/ compraas $ 1.800,00
Estoque Liquido $ 7.270,00

Seria isso?

Obrigada,

Camila Melo
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 14:19

Camila Melo

Claudio, boa tarde!

Referente a contabilização do CMV via estoque ou resultado, gostaria que aprofundasse : A T E N Ç Ã O!
NOTA: não ousei tratar dos impostos incidentes ou recuperáveis, a fim de faciltar a compreensão.

Tenho duvida em relação aos impostos recuperáveis, se devo tratar na mesma conta do estoque ou criar uma conta redutora do mesmo?!

Exemplo no Ativo:

Estoque $10.000,00
(-) Pis não cumulativo $165,00
(-) Cofins não cumulativo $ 765,00
(-) ICMS s/ compraas $ 1.800,00
Estoque Liquido $ 7.270,00

Seria isso?

Obrigada,

Boa tarde Camila.

De acordo com o artigo 289 do RIR/99, o valor dos impostos recuperáveis não se incluem no custo das mercadorias. Assim o ICMS ( bem como demais impostos recuperáveis) destacado na aquisição de mercadoria para revenda deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante. Ora, entenda como conta própria aquela que leva a titularidade do imposto/tributo, notar que esse procedimento faz com que a mercadoria adquirida ingresse no estoque da empresa pelo seu valor líquido, ou seja, sem o ICMS (e/ou demais impostos recuperáveis) incluso no valor da Nota Fiscal.

Faça isso e dessa forma sua classificação contábil tornar-se-ia legível a todos que verificar o Balanço da Entidade.

Outro detalhe, imposto recuperável não é "REDUTOR do ATIVO CIRCULANTE"

Agora vamos a outro detalhe mais do que importante evite rotular as perguntas a participantes como fez ao "claudio rufino" (até me senti lisonjedo) mas isso não é legal porque nos parece algo direcionado e talvez por isso mesmo ninguém ousou te responder então em suas proximas incursões apenas faça as postagens sem direcionar a niguém, entendido?

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Luiz Itaborahy

Luiz Itaborahy

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 11:56

Bom dia pessoal. Por favor,
Alguem pode me ajudar quanto a apuração mais detalhada do Cmv.
Numa empresa de Lucro Real:
1º) Eu lanço Icms, pis e cofins (despesas recuperáveis) diretamente a débito de mercadorias no ativo, pergunto está correto?

2º) se não quais seriam os lançamento corretos?

3º) Eu gostaria de criar em Conta de Resultado para tudo isso para ficar bem discriminado, como ficariam essas contas com "subcontas", em CR
eu posso criar cmv - icms - pis - cofins - fretes , inclusive compras de mercadorias para revenda, tudo em CR?

Aguardo ancioso por uma resposta, pois esta é minha grande dúvida

Obrigado e um bom dia e um bom fim de semana para todos.



Luiz Itaborahy
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 14:20

Luiz, Vou dar-lhe um exemplo de contabilização referente a sua 1º e 2º perguntas:

João da Silva comprou uma mercadoria de R$ 100.000,00

D- Estoque de Mercadorias - R$ 72.750,00
D- Pis á Recuperar - R$ 1.650,00
D-Cofins á Recuperar - R$ 7.600,00
D- ICMS á Recuperar(18% por exemplo) - - R$ 18.000,00
C- Caixa, Banco ou Fornecedores - R$ 100.000,00

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 14:24

Continuando a resposta, no Estoque vc lança tbm os fretes que houverem na compra. Lançando assm, na hora de vc apurar o CMV, não irá se preocupar com os impostos, pois eles estarão e suas respectivas contas "à Recuperar".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.