x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.745

PIS Empregador

Rodrigo rwr

Rodrigo Rwr

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 14:09

BOM DIA,

ABRI DUAS EMPRESAS, E AGORA OS SOCIOS TERAO PRO-LABORE. NAO SEI O PIS DOS EMPREGADORES. UM DELES SEI QUE NAO TEM CTPS. GOSTARIA DE SABER:
1 - COMO TENTO DESCOBRIR A INSCRIÇÃO NA PREVIDENCIA (PODE SER PIS OU NIT?)

2 - SE ELE REALMENTE NAO TIVER PIS, COMO PROCEDO??

3 - QUEM ABRE NIT, É OBRIGADO SEMPRE A PARTIR DE ENTAO A CONTRIBUIR PARA A PREVIDENCIA?? SE ELE PARAR DE CONTRIBUIR, O QUE FAÇO??

OBRIGADO,

ATT

Rodrigor

Claryssa Pirchiner Lopes e Souza

Claryssa Pirchiner Lopes e Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 15:33

Olá Rodrigo!
Boa tarde.

1 e 2 - Aqui no escritório, eu sempre entro no seguinte link ( http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html ) e faço o cadastro.
Se ele ja for cadastrado no INSS, aparecerá o número.
Se não for, eu ja faço o cadastro.

3 - Quando você for fazer o cadastro, coloque que ele é contribuinte facultativo.
Como facultativo, ele pode deixar de pagar quando preferir.

" Não se iludam: De Deus Não se zomba! Porque tudo que o homem semear, isso tambem ceifará!" (Gálatas 6:7)
Natanael

Natanael

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 08:50

Bom dia Senhores!
É meu primeiro acesso aqui e se eu proceder errado por favor, perdoem-me.

Meu sogro era aposentado e faleceu há tres dias. Minha sogra não tem cadastro de PIS e nem NIT. Ela foi orientada pelo servidor da Previdência a se cadastrar para poder ser transferida a aposentadoria do falecido marido a ela.

Minha dúvida é que, ao fazer o cadastro dela para o NIT, não sei como enquadrá-la. Se Contribuinte Individual, Facultativo, Doméstica... enfim!

Ela é dona de casa, tem CTPS mas nunca foi registrada. Ela é uma pessoa ativa que faz salgados e outras coisas mais pra ajudar no orçamento da casa.

Se puderem me ajudar, desde já eu agradeço.

Um abraço!

Natanael Fuzaro
FORGIVEN BY JESUS!

Forgiven by Jesus!
MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 22:09

Nossa natanael tem certeza que pediram nit para sua sogra ?? será que foi entendido direito, ou não estou atualiazada, pq para receber a pensão não há necessidade dela ter o nit.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.