x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 56.096

N.F Modelo 21 - Serviços de Comunicação

Rafael Gonçalves Silva

Rafael Gonçalves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 16:22

Boa Tarde

Tenho uma empresa que presta serviços de SCM - Serviços de Comunicação Multimidia e provedor de acesso as redes de comunicação - Internet.

Dei uma olhada na legislação e este tipo de serviço terá incidência de ICMS.

Assim, deverei emitir nota fiscal modelo 21, conf. consta na portaria CAT 79/2006.

Queria saber como faço para emitir esta nota, preciso de alguma autorização especial do estado?

Posso fazer talões e emitir de forma manual a NF modelo 21?

Como confeccionar

Nossa esgotei todas as minhas fontes de consulta e até agora não tenho uma resposta.

Agradeço a todos.

Rafael Gonçalves
"Contabilista"
ERIKA CRISTINA MIOTTO

Erika Cristina Miotto

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 08:31

Bom dia,

A Nota Fiscal modelo 21 não pode ser emitida manuamente, somente em meio eletrônico conforme consta na Portaria CAT 79/2003.
Essa nota é emitida em via única como a nota da Telefônica.
Na seção de downloads da Secretaria da Fazenda clique no link "setor de comunicações e energia elétrica" e "arquivos". Lá estão informações e exemplos que podem ajudar a montar o sistema e os arquivos para o envio de informações dessas notas emitidas que é obrigatório.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco.

Rafael Gonçalves Silva

Rafael Gonçalves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 09:50

Erika muito obrigado...... agradeço sua atenção. Você saberia me dizer se precisa de alguma autorização especial do estado para emitir esta nota?

Rafael Gonçalves
"Contabilista"
Diego Fantato

Diego Fantato

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 13:41

Boa Tarde, pesquisei aqui no forum e encontrei esse tópico que é faz parte de minha duvida

ve se alguem pode me ajudar

um cliente tinha um talão Mod 21, e agora esta no fim consequentemente ele me pediu p/ pedir mais talões so que qdo entro no site do Posto Fiscal não tem mais opção de utilizar o Talonario de Mod 21, e pelo que eu vi parece q agora altero que é precisa ser entregue um arquivo digital conforme a Erika mesmo mencionou acima...

agora pra ele emitir suas NF's como é que fica

sem alguem poder me jaudar ficaria grato

Obrigado

Diego

Rafael Gonçalves Silva

Rafael Gonçalves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:15

Boa Tarde Diego

A emissão de notas fiscais modelo 21 não pode ser feita, pelo menos no estado do São Paulo, através de NF manual.

Assim, tais notas deverão ser emitidas por meio de sistemas de processamento de dados conforme portaria CAT 79/2003.

Após emissão eletronica deverá ser gerado um arquivo matriz que terá de ser validado por um sisteminha de SEFAZ que se chama GERATED.
Após essa validação você ira transmitir o arquivo através do TED.
Os arquivos deverão ser remetidos a sefaz até o ultimo dia util subsequente a mês de emissão das NF modelo 21 e 22.

Para emissão deste tipo de NF que abrangê serviços de comunicação e telecomunicação, deverá ser feito um comunicado ao Posto Fiscal dizendo que a empresa "X" passará, a partir de tal data, a emitir NFs modelo 21 ou 22 conforme portaria CAT 79/2003.

No momento do protocolo deste comunicado deverá ser apresentado o livro de termo de ocorrências - Modelo 06 - ao agente fiscal, com o mesma descrição do comunicado.

Espero que tenha ajudado

Rafael Gonçalves

Rafael Gonçalves
"Contabilista"
Diego Fantato

Diego Fantato

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:22

Boa tarde Rafael, não tinha recebido sua msg mais vi agora aq no forum

fico agradecio pela ajuda...

e no caso igual essa empresa q nao estava fazendo isso, estava emitidno nf manualmente tem alguma multa?

Mto

Obrigado

Rafael Gonçalves Silva

Rafael Gonçalves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 23:14

Diego

A informação que obtive é que o documento emitido de forma manual não teria validade.

Porém, o fato da empresa possuir talonários antigos e ainda emitir a NF modelo 21 de forma manual, pode mudar este entendimento.

Quando procurei saber de como deveria proceder para emitir a NF modelo 21 já não era mais possível fazer de forma manual .

Espero ter ajudado

Rafael Gonçalves
"Contabilista"
Melina Moura

Melina Moura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 21:40

Boa noite alguem saberia me informar se em Minas Gerais tambem é o modelo 21 utilizado para a emissão de SCM(serviço Serviços de Comunicação Multimidia e provedor de acesso as redes de comunicação - Internet.)? Pode emitir manualmente?

Elisandra  Motta

Elisandra Motta

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 10:21

Olá... gostaria de saber de onde tiro os dados das notas para gerar este arquivo no GeraTed???? Dos meus lançamentos aqui no escritório ou da máquina deles no estabeleciomento (o mesmo procedimento da NFE. .. gerar em pen drive ou CD).

Tenho uma empresa de Comunicação no ramo de atividade uma Rádio...



Aguardando...

Alessandro rodrigo rodel

Alessandro Rodrigo Rodel

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 11:28

bom dia
estou com uma duvida estava lançando uma nfe de uma radio aqui.dai essa nfe veio com o CFOP 5949 que no certo seria 5933 a nao ser que tenha alguma legislação sobre quem presta serviço de comunicação ser assim, e na descrição esta serviço prestação de Serviço.ok
essa empresa que presta serviço de comunicação( radio e televisao sao Comunicação¿)ela nao deveria emitir as nfe de serviço pela prefeitura da sua cidade¿ mais ela emitiu com o modelo 1 que no certo seria 21.me expliquem como essa emissao dessas nfs ai devem ser feitas

ERICO HENRIQUE CARDOSO DE LIMA

Erico Henrique Cardoso de Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 14:28

Tenho um cliente que presta serviços de provedor de acesso as redes de comunicação - Internet e emite NF modelo 21, enviamos o arquivo atraves do TED das notas emitidas, mas ao consultar o processamento deste arquivo ele está rejeitado e consta que o contribuiente não está cadastrado. Alguém tem um modelo que como se faz esse cadastro prévio no SEFAZ-SP?

Christiano G. de Araújo

Christiano G. de Araújo

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 11:17

Primeiro meu olá a comunidade do fórum.

Estou aqui como desenvolvedor em busca de informações sobre NF-e para o mod.21 (comunicação). Já é possível usar a NF mod 21 como NF-e? Ou somente PED?

Obs.:

(1) Falo do estado de MG.
(2) Trabalho em uma empresa prestadora de serviços: acesso a internet. Ela não é obrigada a emitir NF-e mas o chefe deseja mesmo assim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.