x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 23

acessos 22.510

Lucros Acumulado e Reserva de Capital

Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 14:11

Bom primeiramente vou dar alguns dados:
- Lucro Acumulado de Exercicios anteriores - R$1.831.357,00
- Ainda não foi fechado o exercicio de 2009;

Minhas dúvidas são as seguintes:
- É possível, sem ainda ter encerrado a contabilidade de 2009, constituir uma Reserva de Capital no valor de R$200.000,00 para que no exercício de 2010 aumentar o Capital da empresa?
- E se o exercício de de 2009 apurar prejuízo maior que o valor de "Lucros Acumulados"? Minha reserva estará assegurada? O que acontece com a minha Reserva?

Qual a forma de se contabilizar essas informações ?

Grato desde já pela ajuda e colaboração.

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
Jones Oliveira

Jones Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 14:22

Se em anos anteriores a empresa apurou lucros e não foram distribuídos, é segurado fazer uma reserva de capital. Caso em 2009 haja prejuízo, entendo que não haverá nenhum problema na sua constituição de reserva de capital.

Atenciosamente


Jones Oliveira
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 08:46

Olá pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de uma ajudinha! Acho que me perdi aqui....

Uma empresa usou parte de seus lucros para Reserva de Lucros Acumulados. Fiz esse lançamento:
D- Lucros Acumulados
C - Reservas p/Futuro Aumento de Capital Social
R$ 60.000,00

Agora, saiu na Junta a alteração contratual com o aumento. Qual lançamento devo fazer para alocar esse valor tanto no caixa quanto no Capital social?
Muito obrigada a todos!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
SILVIA FERNANDES

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 14:02

Olá Gisele,


Após aprovação da junta comercial o lançamento que deverá ser efetuado é:

D- reservas p/futuro aumento de capital
C- capital social
(como colocado pelo colega Jones Oliveira).

Para envolver a conta caixa, o sócio ou acionista deverá fazer aumento de capital em dinheiro.

Abraços


Nota da Moderação:
Mensagem editada por ter sido redigida toda em LETRAS MAIÚSCULAS, o que é contra as Regras do Fórum

PBCONT - LUZAMARA MONTEIRO

Pbcont - Luzamara Monteiro

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 14:04

Olá Pessoal,

Gostaria que, por gentileza, me ajudassem numa questão. Tenho uma empresa que em 2009 obteve um lucro liquido de R$ 30.000,00. Mas os sócios nao querem fazer a retirada desse valor. Como devo proceder???

Agradeço desde já!

Jones Oliveira

Jones Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 17:22


A contabilização da destinação do lucro do exercicio será a seguinte:

D - Lucros Acumulados
C - Dividendos a pagar


Não. Pois o lucro é para ser destinados para os sócios ou para capitalizar.

Atenciosamente


Jones Oliveira
MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 08:49

Tenho a seguinte dúvida. O valor contabilizado em "Lucros Acumulados" no ano 2009 de uma EPP ou ME pode ser distribuído para os sócios? Caso positivo, como é feito o lançamento e até que limite este valor entrará como rendimento isento na Declaração de Imposto de Renda do sócio?

Jones Oliveira

Jones Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 09:28

Sim.

1ª etapa

D - Lucro acumulados
C- Distribuição de lucros ou dividendos a pagar

2ª etapa - a do pagamento

D - Distribuição de lucros ou dividendos a pagar
C - Banco ou caixa

Entendo que todo o valor distribuido para os sócios são isentos. Pois este lucro já foi tributada, senão vai haver uma bi-tributação.

Atenciosamente


Jones Oliveira
MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 10:03

Obrigado pela resposta, Jones. Tenho mais uma dúvida: - Na Declaração do Imposte de Renda do sócio, esse valor recebido a título de distribuição de lucro será inserido em qual item do Quadro "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"? Seria no item "05" ou "09"?

SILVIA FERNANDES

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 11:21

Bom dia Luzamara,

Conselho da Justiça Federal elaborou e aprovou:"Art. 406: a taxa de juros moratórios a que se refere o art. 406 é a do art. 161, § 1º, do Código Tributário Nacional, ou seja, 1% (um por cento) ao mês."

Entendo que a taxa de juros legais aplicáveis é de 1% a.m. que é quase secular em nosso direito, é aceito pelo uso e costume do povo brasileiro, e, principalmente, tem embasamento legal. Os juros de mora em uma relação jurídica não podem ser superiores a 1% a.m e ainda poderão ser capitalizados (obrigatório mencionar no contrato), e não esquecendo de corrigir monetáriamente; porque o juros em si é apenas o ajuste do capital emprestado. E, com a vigência do novo Código Civil esta é a taxa praticada.
Temos que prestar atenção para não permitirmos a prática da agiotagem, tendo em vista que juros oficial de poupança é de 0,50% a.m. Todo contrato jurídico deve oscilar entre 6 a 12% a.a. A estipulação do percentual vai depender do interesse entre o detentor e tomador.
Espero não ter confudido.
atenciosamente,
Silvia

Jones Oliveira

Jones Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 11:45

Clara,


Entendo que não haverá lançamento contábil. Pelo o que estou entendendo você esta querendo "amarrar" o Decore a um fato contábil. Qual a finalidade deste Decore ?

Atenciosamente


Jones Oliveira
Joselito Marcos Costa

Joselito Marcos Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:38

Maria clara,

Se o caixa está zerado e porque os socios tiraram este dinheiro,e ao inves de ter sido contabilizado como adiantamento, deve ter sido lançado direto no resultado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.