Contábeis o portal da profissão contábil

2
Set 2014
03:45

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

NF-e Remessa para exposição ou feira

27   respostas
18.568   acessos

POSTS RELACIONADOS

Nadia Alves da Silva

Usuário 5 Estrelas

postada em: Terça-Feira, 23 de março de 2010 às 17:18:17
Boa tarde!

Preciso emitir uma NF-e de remessa para uma feira localizada em outro estado.
Antigamente, quando a NF era M1, eu usava os dados da minha empresa... hoje, com a NF-e, o programa impede que eu faça isso, pois ao colocar o meu CNPJ ele carrega automaticamente os dados e aparece vários erros...

Gostaria de saber se algum colega tem uma outra alternativa?

Abraço!

Nádia

"Whatever you give to life, life gives you back"
Juliano Ambrosio

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 9 de abril de 2010 às 14:07:49
boa tarde nadia

desculpe pela demora na resposta em sua questão.

mas olha é o seguinte, para vc enviar uma nfe, tem de ligar lá para o organizador do evento pegar o cnpj deles, e gerar a nfe com o destinatário o organizador do evento, com os dados do endereço, pavilhão "x" estande "y" senão o sistema realmente não gera a nfe.

mas olha colocar o destinatário como sua empresa msm pode trazer mais complicações pois como uma mercadoria pode sair de sua empresa estabelecidade em sua cidade e viajar p/ outro destino(as vezes em outro estado até) e o destinatário ser sua pr´´opria empresa em sua própria cidade.

não esqueça de inserir no campo dados adicionais os textos do icms e do ipi:

icms : "isenção do icms nos termos do artigo 33, anexo i, do decreto 45.490/2000 - (ricms/sp)".

ipi : "suspensão do ipi nos termos do artigo 42, inciso ii do decreto 4.544/02"

JR Assessoria Contabil
http://www.jrassessoria.cnt.br
juliano@jrassessoria.cnt.br
Mirassol / SP
Joelson Gomes de Araujo

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 6 de maio de 2010 às 23:46:35
Olá,

Fiz várias consultas na web sobre remessa para feira. Quase todas as empresas organizadoras estão se eximindo de responsabilidade e incluindo em seus "Manual do Expositor" para que a NF seja emitida em nome da empresa Remetente.
Tem alguma orientação fiscal específica sobre este assunto?
O que considerar, orientação fiscal ou orientação do Organizador do Evento?

Abraços,

Joelson.
Fabiana Souza

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 25 de janeiro de 2011 às 15:42:03
boa tarde a todos! minha dúvida é a mesma acima, alguém poderia nos dar uma ajuda sobre a emissão da nf p feira, emitir em nome da propria empresa ou organizador do evento? grata
Lucros Contabilidade

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 25 de janeiro de 2011 às 19:14:41
Boa Noite

Gostaria de saber se é possivel emitir uma nota de SIMPLES REMESSA em nota fiscal de serviço?

Pois um cliente esta solicitando .

Alguem pode me ajudar?

Obrigada
Wagner Pereira

Usuário 4 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 09:09:33
Bom dia!

vou reforçar os questionamentos acima...

Tenho situação semelhante de envio de mercadoria para exposição/feira,
e tudo que encontro é que realmente não podemos emitir em nosso proprio nome |( o que tem uma lógica) se não conseguir no nome/razão da feira, em nome de quem eu poderia fazer?

atte

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Juliano Ambrosio

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 09:23:12
Boa tarde amigos

Como havia citado acima, lá estão os prcedimentos em linhas gerais, entretanto, caso o organizador da feira se exima de emitir o retorno, dá pra emitir sim em nome da própria empresa, o q não acho muito correto, mas vamos lá, há o artigo do RICMS/SP que permite isso:

Para transportar mercadorias a serem expostas em feiras de mostra ao público em geral, o contribuinte deverá emitir a nota fiscal sem o destaque do ICMS, fundamentado no art. 33 do Anexo I do RICMS-SP/2000.

Essa isenção está condicionada a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contados da data de sua saída.

A nota fiscal será emitida em nome da própria empresa e, no campo "Informações Complementares", deve ser mencionado o endereço completo do local onde as mercadorias ficarão expostas.

( RICMS-SP/2000 , Anexo I , art. 33 , Resposta à Consulta nº 9.422/1976, item 5)

JR Assessoria Contabil
Mirassol / SP
Juliano Ambrosio

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 09:25:29
Somente complementando:

Para transportar mercadorias a serem expostas em feiras de mostra ao público em geral, o contribuinte deverá emitir nota fiscal sem destaque do ICMS, fundamentado no RICMS-SP/2000 , Anexo I , art. 33 , aprovado pelo Decreto nº 45.490/2000 . Essa isenção está condicionada a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contado da data de saída da mercadoria, conforme mencionado no item 3.

A nota fiscal será emitida com o nome e o endereço da própria empresa remetente, tendo como natureza da operação "Remessa de mercadoria para exposição (ou feira)", CFOP 5.914 e, no campo "Informações Complementares", deve ser mencionado o endereço completo do local onde as mercadorias ficarão expostas.

(Resposta à Consulta nº 9.422/1976, Item 5)

Retorno das mercadorias

Por ocasião do retorno das mercadorias, deverá ser emitida Nota Fiscal de Entrada, para acompanhar o transporte das mercadorias, conforme disposto no art. 136, I, "c", do RICMS-SP/2000 .

O campo "Destinatário" dessa nota fiscal deve ser preenchido com os dados da própria empresa. No campo "Informações Complementares" deverá ser indicado o fundamento legal da isenção (art. 33 do Anexo I do RICMS/2000), o número, a série e a data de emissão da nota fiscal de remessa, bem como a circunstância de que se trata de retorno de mercadoria remetida para exposição em feira.

Observe-se que o benefício da isenção está condicionado a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contados da data de sua saída.

( RICMS-SP/2000 , art. 136 , I, "c"; Anexo I , art. 33 )

JR Assessoria Contabil
Mirassol / SP
Wagner Pereira

Usuário 4 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 09:37:55
Agora ficou bem claro. entendo então que (pelo menos nas operações aí em SP) o emitente pode ser o mesmo destinatário, desde que não efetuada venda, certo?

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
(Num 6, 24-26)
Juliano Ambrosio

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 09:56:54
Esse emaranhado de legislações estaduais, cada qual com a sua é o q dana com a vida da gente.

Realmente não pode ocorrer a venda e o retorno da remessa para exposição deve ser em no áximo 60 dias.

Mas em que estado vc esta?

JR Assessoria Contabil
Mirassol / SP
Wagner Pereira

Usuário 4 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 10:24:34
Estou no Paraná, e realmente varia. Essa questão dos 60 dias todos estão de acordo.
Agora com relação ao emitente/destinatário que tenho encontrado muita divergencia.

em fim, obrigado pela atenção!
Abraço

Atte.

Wagner

---------
(Num 6, 24-26)
Juliano Ambrosio

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 10:30:50
Realmente como vc disse quanto ao prazo SP e PR comungam dele:

Há isenção do ICMS nas saídas e retornos de mercadorias com destino a exposição ou feira, para mostra ao público em geral, desde que retornem ao estabelecimento de origem, no prazo de 60 dias contados da data da saída.

( RICMS-PR/2007 , Anexo I, item 61)

e o procedimento é o mesmo, somente muda o RICMS e seu artigo:

Para transportar mercadorias a serem expostas em feiras de amostra ao público em geral, o contribuinte deverá emitir nota fiscal sem destaque do ICMS. Essa isenção está condicionada a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contado da data de saída da mercadoria, conforme mencionado no item 3.

A nota fiscal será emitida em nome da própria empresa, tendo como natureza da operação "Remessa de mercadoria para exposição (ou feira)", CFOP 5.914 (nas operações internas) e 6.914 (nas operações interestaduais) e no campo "Informações complementares" deve ser mencionado o endereço completo do local onde as mercadorias ficarão expostas.

( RICMS-PR/2007 , art. 138)

JR Assessoria Contabil
Mirassol / SP
Wagner Pereira

Usuário 4 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 29 de novembro de 2011 às 10:42:51
Juliano, muito obrigado, você ajudou 100%!!!

resposta completa!

bom, pode sempre contar, ok?

novamente, muito obrigado.

Atte.

Wagner

---------
(Num 6, 24-26)
Thais

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 3 de agosto de 2012 às 16:05:01
Juliano,

E no caso de remessa para degustação, muda o CFOP? E a forma de tratamento de destinatario e imposto, fica igual a remessa para exposição?
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Sexta-Feira, 3 de agosto de 2012 às 23:57:08
Olá Thais!

Quando se envia mercadorias para degustação não se pode utilizar como operação de remessa, é uma Bonificação ou Brinde e deve ser tributado normalmente como venta à consumidor final.

Veja este assunto neste link:
http://www.contabeis.com.br/site/buscasite.php?cx=partner-pub-4073057802217469%3ajgr23wms47u&cof=forid%3a10&ie=iso-8859-1&q=bonifica%e7%e3o+ou+brindes+site%3ahttp%3a%2f%2fwww.contabeis.com.br%2fforum+site%3ahttp%3a%2f%2fwww.contabeis.com.br%2fforum&sa=buscar&bpq=1

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
postada em: Quarta-Feira, 12 de dezembro de 2012 às 17:15:51
Boa tarde a todos.

Tenho uma duvida, tenho um cliente que costuma viajar com algumas mercadorias para demonstração e viaja pelo pais todo. O problema que ele é estrangeiro e ainda não tem CPF ( estamos providenciando ) e o ajuste SINIEF não esta mais permitindo emitir a nfe com 999.999.999-99. Como eu poderia proceder, acredito que em nome da própria empresa eu não posso emitir, até onde eu lembro só é possível para feiras.
Obriago
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 13 de dezembro de 2012 às 14:02:40
Olá Eduardo!

O tema deste tópico é remessa para exposição ou feira, pesquise em "remessa para demonstração" que você vai encontrar a resposta para seu questionamento.

Vale observar que se seu cliente está em situação irregular, não está apto à trabalhar no país, verifique esta situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Luiz Claudio Caparelli

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 7 de janeiro de 2013 às 17:28:37
Gostaria de saber o seguinte:

Estou em Minas Gerais e vou fazer uma feira em Sao Paulo, eu vou levar primeiramente os moveis para eu montar o estande a pergunta é : como eu tiro a nf
Roberto Alves

Usuário Frequente

postada em: Segunda-Feira, 7 de janeiro de 2013 às 18:46:25
Olá, todo o que for para a Feira voce deve tirar como CFOP 6.914 "Remessa de mercadoria ou bem para exposição ou feira".

Roberto Alves
Andre Amaral

Usuário Estrela Nova

postada em: Quarta-Feira, 8 de maio de 2013 às 15:05:18
Minha duvida com relação ao tema é a seguinte:

A empresa estará enviando alguns equipamentos para ficarem em exposição em uma outra empresa, porem, não existe um tempo determinado que esses equipamentos ficarão expostos. Ou seja, a segunda empresa funcionará, mais ou menos como um show-room da primeira.

Suponhamos que essa mercadoria fique 1 ano em exposição. Posso, a cada 60 dias emitir uma NF de entrada e posteriormente outra de saída, ou isso poderia gerar algum questionamento do fisco?
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 8 de maio de 2013 às 16:58:53
Olá André Amaral, não só pode como deve ser emitidas as notas fiscais para que seja caracterizado que o equipamento permanece em exposição.

Andre Amaral

Usuário Estrela Nova

postada em: Quarta-Feira, 8 de maio de 2013 às 17:04:06
Olá Gilberto C. Olgado, obrigado pela atenção
Edinilson Alves Moreira

Usuário Iniciante

postada em: Segunda-Feira, 15 de julho de 2013 às 11:18:32
Bom dia!

Uma empresa emitiu remessa para feira no seu próprio nome com o cfop 6914, a emissão da nota de devolução desse mercadoria será com qual cfop?

obrigado
Daniel A. S. Pinto

Usuário Frequente

postada em: Segunda-Feira, 5 de agosto de 2013 às 08:51:34
Olá Edinilson,

Por ocasião do retorno das mercadorias deverá ser emitida nota fiscal identificada como de entrada, para acompanhar o transporte das mercadorias, no seu caso 2914.

O campo destinatário dessa nota fiscal deve ser preenchido com os dados da própria empresa. No campo informações complementares deverão ser indicados o fundamento legal de isenção (art. 33 do Anexo I do RICMS/2000), o numero, a série e a data de emissão da nota fiscal de remessa, bem como as circunstâncias de que trata o retorno da mercadoria remetida para exposição.
Marcelo Giovani

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 4 de setembro de 2013 às 08:20:57
Olá a todos!

Sou de Minas Gerais, alguém sabe me responder qual a fundamentação legal de isenção do RICMS/MG, que deverá constar nas informações complementares da nf-e, em uma Remessa para Demonstração?

Desde já agradeço.
Daniel A. S. Pinto

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 4 de setembro de 2013 às 10:34:33
Olá Marcelo,

No caso de saída em demonstração não é isento e sim suspenso.

"Suspenso do ICMS conforme Artigo 19, Anexo III, Parte 1/1 do RICMS/2002."

Saudações!
Marcelo Giovani

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 4 de setembro de 2013 às 16:07:35

Obrigado Daniel!

Mesmo quando pra fora do estado, será o ICMS "suspenso"?

Outra dúvida é o CSOSN que será usado.
Daniela Souza

Usuário Novo

postada em: Domingo, 1 de junho de 2014 às 17:21:32
Olá,

tenho uma dúvida, quando o material promocional como um expositor não retorna da feira, pois pode ter sido destruído, como se deve proceder? mesmo assim deve-se emitir nota fiscal de retorno? e depois?

aguardo retorno,

Daniela Souza

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.47 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César