x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.846

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 11:23

Bom dia a todos, gostaria de saber em qual grupo posso abrir uma conta e qual título posso nomear uma transferencia para aplicação automática e o resgate de valores desta aplicação automática, isso acontece um um cliente a conta dele é do itaú e assim que ele recebe um valor na c/c automáticamente o bco já faz esta transação, quem puder me esclarecer isto agradeço

Abraço
Sula

Hugo Platzer Junior

Hugo Platzer Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 11:55

Bom dia a todos!!
Como faria o lcto de empresa optnte do SiMPLES, No Livro CAIXA, para os seguintes fato;

1) TED de terceiros no valor de R$ 20.000,00, no dia 01 de janeiro
2) Débito da quantia de R$ 19.900,00, na mesma data

OBS: O saldo inicial é R$ 0,00.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 14:36

Olá Aparecida

Você deve classificar a conta no Grupo
Ativo
Circulante
Disponibilidades
Aplicações de liquidez Imediata
Aplicação Automática ITAU

A contrapartida será, tanto na aplicação quanto no resgate, a conta Bco Itaú do grupo
Ativo
Circulante
Disponibilidades
Bancos (AC)

Além destas contas tem o IRF e a Receita.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 12:54

Bom dia, Hugo


Como faria o lcto de empresa optnte do SiMPLES, No Livro CAIXA, para os seguintes fato;

1) TED de terceiros no valor de R$ 20.000,00, no dia 01 de janeiro
2) Débito da quantia de R$ 19.900,00, na mesma data

Pelo teor de seu texto facilmente compreende-se que tal empresa optante pelo simples escritura apenas o livro caixa no intuito de atender as exigências do fisco, de acordo com o disposto no § 2º do Art. 26 da Lei Complementar 123/2006 que adiante transcrevo:

Art. 26. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:
...
§ 2º As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.

(grifos meus)

Porém, quem exige apenas o Livro-Caixa é somente o fisco, isoladamente, pois a contabilidade completa e de acordo com as normas profissionais e legais em vigor é obrigatória conforme consta nos parágrafos 1179 a 1195 do Código Civil (Lei 10406/2002) que deixo de citar por aqui por ser um texto relativamente extenso.

Portanto, se a empresa mantiver a escrituração contábil completa a movimentação bancária não se aplica ao livro-caixa que destina-se a registrar o movimento de dinheiro em espécie; mas, se for mantida a desaconselhável prática de escriturar somente o livro-caixa (em detrimento das exigências do Código Civil), considerando que a LC 123/2006 (endereço virtual no parágrafo anterior) ordena que seja registrado em livro-caixa toda a movimentação financeira e bancária, a conclusão é simples:

1) TED (transferência eletrônica disponível) recebida é o mesmo entrada de dinheiro e deve ser lançada na coluna da esquerda que é chamada de "entradas" ou "recebimentos"
1.a) TED (transferência eletrônica disponível) enviada é o mesmo saída de dinheiro e deve ser lançada na coluna da direita que é chamada de "saídas" ou "pagamentos"

2) Débito, provavelmente na conta corrente bancária, ou seja, saída de valor que resulte na diminuição do saldo, conforme o nome diz, é uma saída que será lançada na coluna da direita.

3) Cálculo do saldo: 0 + 20.000 - 19.900 = 100


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 13:48

Boa tarde a todos
Os valores recebidos de clientes, lanço no grupo ativo circulante-duplicatas a receber-tenho uma conta para cada cliente este lançamento está correto ou tenho que lançar estes valores no grupo das receitas-receitas brutas de vendas?

Obrigada
Abraço.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 14:31

Então aparecida

Tratam-se de operações distintas

Acredito que você faça a contabilidade por competência ( o que aliás exige o CC)

Portanto você deve tratar a emissão das notas e os respectivos recebimentos pelo regime de competência.

O modelo que sugeri servirá para registro das notas fiscais.

Já para o recebimento você fará:

D - Banco
C - Duplicatas a receber

Entendeu? Cada evento deve ser contabilizado distintamente.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 15:33

Obrigada Mario agora entendi, então na verdade tenho serão 2 lançamentos para cada despesano mês.Desculpe pelas perguntas p/vc deve ser mamão com açucar é que comecei neste mundo da contabilidade agora, alias vc poderia me indicar algum livro para iniciantes?

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:37

Pois é Mario não tenho formação na área e por enquanto ainda não estou cursando nesta área este título é apenas p/justificar salario na verdade eu trabalhei muito tempo no departamento fiscal e agora aos poucos estou entrando para o depto contábil com muitas dúvidas.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.