x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 8.244

Questões para elaborar manual de rotinas

Gabriela Seho

Gabriela Seho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 16:06

Boa tarde,

Trabalho em um escritório contábil e estamos implantando um manual de rotinas em todos os departamentos para minimizar o retrabalho e otimizar o tempo. No primeiro momento será aplicado um questionário onde os colaboradores das áreas responderão sobre suas rotinas e atividades diárias.

Alguém teria um questionário desse tipo para aplicar aos colaboradores?

Se não, então qual seria a melhor abordagem nesse caso?

Obrigada pela atenção

Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 20:32

Gabriela Seho,
Prezada,

Isto não é difícil; já fiz um treinamento para implantação da Iso 9000, onde cada colaborador, de cada área, fez um relatório chamado de Procedimentos, sobre todas as rotinas que executam no dia a dia do trabalho; tudo bem detalhado, para que quando chegasse o auditor da qualidade, não tivesse dúvida em executar a rotina de cada um.

O que voce pode fazer é:
1º) identificar as rotinas de cada um, em cada setor;
2º) pedir para o colaborar descrever passo a passo como operacionalizar estas rotinas;

Ex.:
para admissão de empregado, que documentos são necessários; como se preenche cada documento; como arquiva o documento; etc

para lançamento de NF de venda no livro fiscal, como deve ser registrado a NF no livro, quais vias ficam na contabilidade, verificar a tributação dos produtos, verificar se a NF esta corretamente preenchida; etc etc

e por ai vai,

sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 13:03

Olá, boa tarde.
Alguém tem uma sugestão para uma rotina contábil, de por exemplo, como solicitar ao cliente aos documentos para escrituração do livro caixa ou diário? Um modelo de carta etc.

Ricardo Nascimento

Ricardo Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 02:03

Bom dia colegas

Estou precisando dos colegas , um modelo de rotina contabil e
até mesmo de um escritorio ,pois estou pensando em montar
um ..mas quero me planejar antes ,fico no aguardo e certo da ajuda
um abraço a todos..

Ricardo Nascimento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.