x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.888

Empresa Extremamente Desorganizada Contabilmente

César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 23:39

Olá Pessoal, boa noite!

Sou novo no tópico, então caso eu poste alguma coisa em lugar errado, ou nao me comporte de acordo com as normas do site, favor me orientem! Obrigado!

Pois bem, é o seguinte:

Acabei de ser admitido em uma empresa onde a contabilidade é terceirizada e não dá muito suporte a empresa. Fui contratado com a intenção de ser esse "elo" entre a empresa e a contabilidade.

Logo na chegada encontrei muitas coisas erradas como:

Pagamento de Salário por fora via banco;
Pagamento da despesa de uma empresa na conta de outra empresa;
Falta de pagamento de impostos federais, INSS, FGTS,
Parcelamentos diversos;
Falta de documentos contabeis como copia de cheque;
Contas dos donos e funcionarios pagas na conta da empresa,
Entre outras....

Então eu queria saber o que pode acontecer com a empresa caso aconteça uma fiscalização. Preciso de argumento para mudar a cabeça dos diretores (familia). Quais os orgãos que podem fiscalizar... simulação de quanto isso pode custar se for pego... etc, etc, etc...

Obrigado pela valiosa ajuda.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 08:07

Olá César

Bem vindo ao fórum!

Assim por cima...
Se a empresa for Simples Nacional: Desenquadramento

Além disto, a contabilidade certamente será desconsiderada, acarretando ao arbitramento do Lucro e tributação na pessoa fisica, pela tabela progressiva, do que for considerado distribuição disfarçada de lucro.

No CRC o profissional responsável pode sofrer penalidades várias.

Com certeza eu esqueci de algum detalhe, visto que sua pergunta é ampla, e séria.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 11:30

Mário:

Obrigado pela resposta!

Na verdade ela não é Simples Nacional não.... O faturamento é até considerável: Cerca desde R$ 3.000.000,00 mensais....

Realmente a pergunta é bem abrangente... é porque o problema é muito sério mesmo... mas vou aguardar a ajuda dos membros do fórum... Preciso mudar isso.... preciso mostrar servico!

Obrigado,

césar

César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 14:31

Olá Mário:

Na verdade ela é Lucro Presumido, não é Real....

Você precisa ver o caos que é aqui.... Não sabemos como a contabilidade faz pra conseguir os números e fechar o balanço no final do mês....

Aliás, não sabemos nada sobre os numeros da empresa. Peguei o balanco e fui mostrar pra um dos diretores que tinha dado prejuízo... só faltou ele dar um soco na mesa, falando que estava tudo errado... "Como assim deu prejuízo?"

Tenho que começar por partes e sei que isso envolve algo muito trabalhoso.

Olha que coisa mais louca: A folha de pagamento é em torno de R$ 40.000,00 a R$ 50.000,00. O que pagamos por fora da quase R$ 150.000,00.

Agora, como eles fazem pra contabilizar isso, só Deus sabe!

Sobre o SPED, não estamos fazendo ainda. Só emitimos as notas fiscais eletronicas.

Obrigado,

César

César

César

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Sábado | 10 abril 2010 | 13:52

É...

Acho que o pessoal do Forum não achou solução pra mim.... nem responderam mais....

Mas valeu a tentativa... ao menos conheci um site bacana...

Obrigado,

Abraços

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 11 abril 2010 | 10:08

Bom dia Cesar,

Se você inverter os papeis, saberá como é dificil orientá-lo a contento. Até mesmo porque nem você sabe da real situação da contabilidade desta empresa.

Face a isto, a alternativa mais sensata ainda é a apontada por você, ou seja, o exame detalhado de cada setor ou aspecto.

Se você tem respaldo no apoio dado pelos sócios da empresa, promova reunião entre você, os sócios e o contador responsável para que juntos examinem cada situação e busquem soluções adequadas.

A premissa básica deve ser a de buscar soluções ainda que isto signifique a troca de contador, mudança de atitudes gestoras e o pagamento de impostos, por mais "dolorido" que pareçam ser.

Se não houver a clara disposição dos responsáveis pela empresa em regularizar a situação, de nada adiantarão seus esforços.

Nestes termos falemos primeiro do pagamento dos salários "por fora". É claro e ponto pacífico que isto deve acabar. O contador deve (em reunião) detalhar como se deu esta operação até agora. Juntos devem analisar as consequências, as responsabilidades, o risco fiscal implicito e (principalmente) o que deve ser feito para a regularização do assunto.

Qualquer atitude diferente desta será inócua. Ao menor sinal de que "as coisas continuarão como estão" porque não há a disposição de regularizá-las, procure outro emprego.

De modo contrário, se a regularização é consensual e será prioritária, disponha do Fórum para obtenção de orientações acerca da melhor maneira de resolver um problema por vez. Se não for prioritária, repito, estará perdendo seu tempo.

...

FABIANO FERNANDES DA LUZ

Fabiano Fernandes da Luz

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 11 abril 2010 | 12:55

bom dia cezar de acordo com suas descrições a empresa esta enquadrada no simples nacional ou não, se sim esta obrigada a ter um livro caixa registrado de acordo com a lei complementar 123/2006,ai deve ser registrada toda operação da empresa, inclusive folha de pagamentos, em relação a pagamentos por fora da folha e um ato ilegal,deve ser registrado na folha de pagamento como comissões ou ajuda de custos,se não fizer essa operação,se caso a empresa for fiscalizada e o fiscal observar essa operação a empresa pode pegar uma multa no valor do seu faturamento mensal declarado no regime de caixa mas uma multa de 75% exemplo se seu faturamento e 240.000 por mês aplica-se a multa de 75% sobre o valor de 240.000 essa multa e muito pesada então cuidado para que a empresa não peque essa multa,marque uma reunião com seu superior e informe o mesmo sobre tais problemas e suas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.