x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 45

acessos 37.379

IRPF-Financiamento Habitacional-Cx.Econ.Federal

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 08:19

Bom dia Leandro,

Cada um dos dois deve informar na ficha "Bens e Direitos" apenas 50% do valor já pago até 31/12/2011 (entrada + prestações) e no campo "Discrimninação" informar que trata-se da fração ideal de imovel adquirido via financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na Caixa Economica Federal.

Nada informem na ficha "Dívidas e ônus Reais" pois neste caso a divida está garantida, portanto inexiste.

...

Leandro Arroio Herrera

Leandro Arroio Herrera

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Suporte
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 08:36


Saulo bom dia,

Obrigado por sua atenção e respostas, então assim pelo que eu entendi eu não coloco o valor total do imovel em discriminação, somente coloco o dados do imovel e que trata-se da fração ideal de imovel adquirido via financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na Caixa Economica Federal é isso ? ... e nos valores logo abaixo coloco apenas 50% do valor já pago até 31/12/2011 (entrada + prestações) ?

Desde já agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 13:12

Boa tarde Leandro.

Exatamente!

Esta é a maneira correta de se declarar imóveis adquiridos via financiamento que atende as normas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) pela Caixa Economica Federal.

...

Leandro Arroio Herrera

Leandro Arroio Herrera

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Suporte
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 13:19


Saulo,

Muito obrigado, muito obrigado mesmo, farei hoje a noite minha declaração só falta essas duvidas que voce me esclareceu, de resto já estava tudo pronto na minha declaração (fonte pagadora, rendimentos, convenios, consultas e tudo mais), voce me ajudou a entender a "lógica" da DIRPF apesar de eu gostar de exatas e sempre ter facilidade em contas e numeros contabilidade não é minha praia acho que é muito pressão em cima dos profissionais, se vc precisar para assuntos de informatica eu posso te auxiliar, ai sim é minha praia......rs.......novamente muito obrigado, um abraço.

Att.:

Leandro A. Herrera

ANTONIA  RIBEIRO

Antonia Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 15:24

Boa tarde!

uma pessoa que comprou um terreno, construiu 2 casas e vendeu uma delas tudo isso em 2011. Como ficaria a declaração dessa pessoa?? deve-se declarar o terreno em bens e direitos e os gastos na construção, mesmo este tendo sido vendido no mesmo ano???

Sei que terei que lançar o valor da venda no gcap, minha dúvida é como fica a decaração.

OBS: fiz essa pergunta em outro tópico, mas que estava inativo.

Agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:41

Boa tarde Wigna,

A construção: em "Bens e Direitos" (discrimine o bem, o empréstimo e o valor já gasto até 31/12/2011)

O empréstimo: em "Dividas e Ônus Reais" (discrimine o tipo de empréstimo, o Banco e o saldo devedor em 31/12/2011

Nota:
É importamte que você mantenha sobre guarda todos os documentos que provam o valor já gasto na cosntrução. Cabe lembrar que devem ser documentos idôneos.

...

Marlene Urany Domingues de Oliveira

Marlene Urany Domingues de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 00:37

Boa noite

Estive olhando as perguntas acima, e me surgiu uma dúvida. eu comprei um imovel em 1998 financiado pela caixa, so que nas declarações de todos estes anos, eu lançei o vr. do imovel total que foi de 38.000,00, quer dizer, eu não lançei os vrs pagos com juros a caixa economica. quitei a casa em 8 anos. quer dizer o vr. de entrada na epoca, mais as prestações deram muito mais que 38 mil.

Tem como eu retificar estas declarações, que no caso só é permitido nos ultimos 5 anos?

Amigos eu vendi este imovel em fev/11 e ate hj não paguei ganhos de capital.
Pra se ter ideia eu vendi por 144 mil. e nunca lançei benfeitorias no imovel.

A situaçao do imovel em 2010 esta um vr. muito abaixo. completamente lançados errados.

Se alguem puder me ajudar?

Muito Obrigada!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:44

Bom dia Marlene,

Você deve retificar as declarações dos últimos cinco anos considerando o valor que o imóvel já teria em 31/12/2005, ou seja na DIRPF de 2006 você incluirá no campo "Situação em 31/12/2005" o valor já pago até aquela data e o atualizará anualmente a contar de 31/12/2006.

Se houve ganho de capital e não é isento (verifique) o imposto de renda será devido a contar do último dia útil do mês subsequente ao da venda. Pagá-lo hoje significa ter de somar a multa e os juros devidos pelo atraso.

...

MARCELO R. w.

Marcelo R. W.

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 21:50

Em 2010 adquiri 01 imóvel pelo S.F. HIPOTECÁRIO NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA da C.E.F. NO VALOR DE R$ 60.000,00. Lancei no I.R.P.F. 2010/2011 como "DÍVIDAS E ÔNUS REAIS". Fui informado que não está correto .... Como devo proceder??? Devo cadastrá-lo como "BENS E DIREITOS"??? CÓDIGO 12 CASA???
Desde já agradecido pela atenção.
MARCELO R. WINTER

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 07:37

Bom dia Narcelo,

Exatamente!

Inclua o bem na ficha "Bens e Direitos", informe o total pago em cada ano e nada informe em "Dividas e Ônus Reais" pois o bem foi dado em garantia da dívida.

...

Wanderson Pereira de Souza

Wanderson Pereira de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Agente
há 11 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 15:33

Boa tarde!

Estou com uma duvida a respeito do IRPF2012, ano passado fiz a declaração simplificada, e não declarei quanto tinha na poupança...
em agosto compramos um apartamento no valor de R$ 150 mil,
financiado pelo Caixa Econômica Federal,com a seguinte condição de pagamento R$ 35 mil recursos próprios já pagos em moeda corrente e R$ 115 mil sobram como saldo financiado em 360 meses pela CREDORA FIDUCIÁRIA...
como comprador está minha mãe que não declara imposto por causa do seus rendimentos baixo, e eu que no ano passado fiz minha primeira declaração de imposto de renda simplificada...

Estou com duvida na declaração de bens e direito no valor que devo lançar como pago de entrada do apartamento?
coloco na minha declaração o valor que foi pago do apartamento os R$35mil de entrada?
porque os R$ 35 mil da entrada, foi a soma do dinheiro de ambos?
minha mãe deu R$ 9 mil completar a entrada?... e como composição de renda, minha mãe compõe 29% da renda no financiamento...

Preciso de ajuda, se alguem pode me ajudar agradeço!

MARCELO R. w.

Marcelo R. W.

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 14:49

Obrigado pelas informações Sr. Saulo ... Mas, tenho outra dúvida: em relação á última declaração como devo proceder se fiz o lançamento errado em "DÍVIDAS E ÔNUS REAIS" e não em "BENS E DIREITOS" ... corro algum risco de sofrer alguma punição da Receita???
desde já agradecido ... Obrigado
Marcelo R. Winter

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 16:15

Faça a retificação da declaração e informe corretamente.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.