Contábeis o portal da profissão contábil

31
Out 2014
11:28

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Tema para TCC - opções

7   respostas
16.875   acessos

POSTS RELACIONADOS

Jean Carlos Otto

Usuário Frequente

postada em: Sexta-Feira, 23 de abril de 2010 às 07:46:24
Bom dia,

Gostaria de opiniões acerca dos temas para o meu TCC. Atualmente tenho como opções três temas, porém cada qual com seu diferencial, tanto positivo quanto negativo.

A falta de uniformidade nas demonstrações contábeis dos clubes de futebol (estudo de caso). Prós: realmente há uma falta de critérios, mesmo com a legislação vigente com as normas de contabilidade, cada clube adota suas próprias práticas, quer seja sobre a contabilização dos atletas, sobre a valorização, etc. Contras: efetivamente, para mim não haverá aplicabilidade prática, o tema surgiu de uma palestra ministrada no seminário da USP.

Orçamento pessoal. A utilização das ferramentas contábeis para o planejamento familiar. Prós: gosto do tema, tem bastante conteúdo à respeito, terá aplicabilidade prática futuramente. Contras: Não sei se é um tema "necessário" à pesquisa acadêmica.

O terceiro tema enquanto estava pesquisando no site encontrei alguém (me perdoem por não poder citar a fonte, realmente não encontro mais o tópico dentro do site) que gostaria de falar sobre a absorção dos serviços de departamento de pessoal pelos escritórios de contabilidade. Prós: Trabalho na área, o trabalho seria voltado à um estudo de caso nos escritórios aqui da minha cidade. Contras: não sei há tanto material assim sobre o tema. Também estou em dúvida quanto à relevância do tema.

Fico grato pelos comentários, sugestões, orientações.

Jean Carlos Otto
postada em: Sábado, 4 de dezembro de 2010 às 12:00:36
Uma outra sugestão e assunto bem atual é falar do RTT (regime de transição tributario).

Boa sorte ai no seu TCC

Um título universitário não te encurta as orelhas: só as esconde.

E. Hubbard
postada em: Segunda-Feira, 6 de dezembro de 2010 às 16:11:49
Olá Jean Carlos...

Creio que já tenha feito seu TCC, eu também tenho que fazer o meu e estou com muitas dúvidas sobre o tema.
É muito difícil escolher o tema adequado.

Se tiver alguma sugestão agadeço!!!

Romir.
Roberson Alexandre Trambuch

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 7 de dezembro de 2010 às 11:53:44
Olá Jean Carlos,
então defendi o meu TCC agora dia 20 sobre os ativos intangiveis nos clubes de futebol onde falei sobre a falta de uniformidade nas demonstrações contábeis dos clubes de futebol (estudo de caso), peguei como base 3 times, tipo o assunto é bem interessante o lado ruim é conseguir informações diretamente com os clubes ,
Plácido Filho

Usuário 4 Estrelas de Prata

postada em: Quarta-Feira, 8 de dezembro de 2010 às 09:06:14
Meu conselho é partir para assuntos que estão em evidências, como NF eletrônica, MEI, as alterações da lei 6404/76 e por ai em diante.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
postada em: Quinta-Feira, 19 de maio de 2011 às 21:19:19
Olá, estou no meu segundo de Ciencias Contábeis e no semestre que vem iniciaremos nosso Tcc, gostaria muito da ajuda o resposta de algum de vocÊs para o nosso tema. Pensamos em Auditoria, mas meu professor disse que só estudaremos sobre o assunto no ultimo ano e até o presente momento ainda não pensei em nenhum um temo bom que possa abrir o interesse na aerea de Auditoria. Desde já obrigada!
Lilian Sobral Natalino

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 27 de maio de 2011 às 10:24:01
Alguém poderia me ajudar? Estou tentando concluir o meu TCC e não encontro material a respeito das divergências de informações que estão ocorrendo entre a lei 11941/09, os pronunciamentos contábeis e o não posicionamento da Receita Federal... Estou tratando das regras de aplicação dos Ativos Intangíveis, e gostaria de fechar o assunto com estes questionamentos... Que existem porém não encontro material para utilizar como base! A questão é... O CPC fala uma coisa, a lei outra e a Receita solicita outra... Todas são válidas... Por favor! Quem puder me envie material a respeito... Obrigada!
postada em: Sexta-Feira, 27 de maio de 2011 às 11:17:28
Prezada, Larissa Torres

Auditoria é um bom tema, sem dúvidas há muitos artigos disponíveis em sites correlatos.Como sugestão você poderia enfatizar o Controle Interno de uma Empresa, já que o mesmo faz parte da auditoria ou a importância dos ERP's (Sistemas Integrados).
Há temas interessantes relacionados a IFRS, é um assunto de suma importância para a contabilidade atual, as novas normas estão ditando novos rumos a profissão contábil, exigindo do profissional uma posição de gestor e estrategista.

De qualquer forma boa sorte na escolha de seu tema!

Romir.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.55 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César