x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 40

acessos 375.238

Como Calcular o estoque Final sem Inventario

vanessa da silva

Vanessa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 16:35

Sandro Machado,

Como voce chega no número 1.2 ?

Se a margem de lucro for 30%, será qual número ?

- Ethic Prime Assessoria contábil
Você empreende, nós gerenciamos !
Afonso Farias Barros Silva Filho

Afonso Farias Barros Silva Filho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 11:24

Se a margem de lucro é de 20% então temos 100% de mercadoria mais 20% de lucro = "120% de vendas" ou 1.2

Se a margem é de 30% então o "número" será 1.3

Acho q é isso.

Agora, não entendi ainda a colocação do M Messias Santos na questão preço de custo e preço de venda...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 11:35

Afonso Farias Barros Silva Filho

É simples. Me responda: Vendir uma mercadoria por 1000,00. Sabendo-se que minha margem de lucro sobre as venda é 20%, pergunta-se quanto custou esta mercadoria?

Acesse: Margem Bruta x Markup

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Afonso Farias Barros Silva Filho

Afonso Farias Barros Silva Filho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 28 julho 2012 | 18:00

Simples mesmo.

Obrigado.

Quanto ao exemplo que colocaste, pelo markup o custo seria R$ 833,34, já pela margem bruta, ao meu ver não tem como saber, pois não temos como chegar ao custo líquido sem o preço de custo que é exatamente o que queremos.

Mas entendi que quiseste apenas chamar a atenção que não é "totalmente verdade".


Obrigado.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 14:29

Afonso Farias Barros Silva Filho

Não. Está fazendo confulsão novamente o Custo é R$ 800,00 porque ((1000 x (100%-20%)) é igual a 800,00

O Markup é 25% porque 800 x 1,25 = 1000,00

Markup que dizer marcar para cima.

Em suma,
MBC = 1000-800/1000 = 0,20 ou seja 20%
Markup = 1000-800 /800 = 0,25 ou seja 25%

onde:
1000 é o preço de venda
800 é o preço de custo

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 15:25

Cara
Não é nada disso que voce está escrevendo.
Se tenho 1000 de vendas e estou ganhando 20% no valor das vendas é evidente que estou ganhando 200. Portanto 1000-200=800 que é o custo.

Preço de custo + Markup = Preço de Venda: 800+25% = 10000
Preço de Venda - MBC = Preço de custo: 1000 - 20% =800

MBC sobre vendas NÂO PODE ser aplicada sobre o custo. È sobre vendas e não sobre custo.

No SEBRAE tem curso de graça sobre formação de preço

Quando é aplicado um percentual num determinado valor , no novo valor não pode ser aplicado mesmo percentual para chegar ao valor original. Exemplificando: tenho 1000 e vou acrescentar 25%, passarei a ter 1250. Porem, não posso aplicar 1250 - 25% porque não vai dar 1000,00.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 10:39

Bom dia pessoal!

Como acho o estoque de uma empresa, com seguinte dados:

Faturamento de R$99.683,00
Compras de R$11.537,00

Obs, estamos jogando aquisição de mercadorias direto no CUSTO, e isso não pode, por isso tenho que achar o ESTOQUE para que possamos jogar no ATIVO.

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 14:14

Victor,
Apesar de não concordar com estes valores hipotéticos de estoque, para saber o seu valor, terá que constar a margem de lucros da empresa; na minha humilde opinião, é a própria empresa é que deve fornecer o valor do seu estoque, esta tarefa é de sua responsabilidade.

Falando do custo, entendo que posso usar a conta estoque ou não, e que posso lançar as compras(+ despesas c/fretes da compras, seguros e outras) diretamente nos custos, pois se as mesmas são custos, porque não?

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 14:30

Victor,

Pelo que entendi voce não tem controle do estoque e quer corrigir e, portanto, a unica solução é estimar o estoque e, para isso, procure saber qual o percentual de margem de lucro na venda das mercadorias.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 11:16

Bom dia a todos


Com base na evolução deste debate permitam-me deixar uma opinião imparcial e isenta de motivos pessoais.

Preliminarmente é necessário citar que de acordo com as práticas contábeis geralmente aceitas a apuração do Custo das Mercadorias Vendidas é um procedimento importantíssimo porque disto advém o "Resultado da Conta Mercadorias" que influencia diretamente a Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxos de Caixa e Balanço Patrimonial.

É necessário observar que independentemente da forma de controle de estoques (permanente ou temporária) e do tipo de apuração de custo (Custo específico, PEPS, UEPS ou CMPM) tal custo deverá obrigatoriamente estar vinculado ao valor exato dos estoques ao fim de cada período, e indiscutivelmente este valor exato só pode ser apurado (controle temporário) ou conferido (controle permanente) no levantamento físico do estoque.

Portanto, como o cálculo do custo depende de controle dos estoques, é oportuno mencionar que pela legislação vigente também é obrigatório o preenchimento do Livro Registro de Inventário, onde são detalhadamente relacionados os produtos da entidade.

Conclusão:

Qualquer valor atribuído ao estoque final sem o levantar fisicamente, e fazer isto com uma operação matemática ou qualquer outro procedimento escuso, seriamente viciará os valores apurados e frontalmente atingirá em primeiro lugar a lesgislação tributária cabível (lucro real, lucro presumido e simples) onde está prevista a obrigação do Registro de inventário, e também o Código de Ética Profissional do Contador prevista na Resolução CFC 803/1996, cuja parte que se relaciona a esta opinião reproduzo abaixo:

Art. 2º. São deveres do Profissional da Contabilidade:

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
(grifos meus)

Neste contexto, como está claramente demonstrado que técnica, ética, moral e legalmente é impossível apurar o CMV desconhecendo o estoque final (salvo se este for igual a zero), e que concomitantemente este debate foi se enveredando em caminhos que não são valorizados pelos preceitos do Fórum Contábeis, internamente foi decidido que este tópico será fechado.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.