x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 33

acessos 59.861

BALANÇO INICIAL

MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 08:42

Bom Dia Ana Paula
Eu desconheço se existe alguma regra que fale se tem que ser em 31.12.2009 ou 31.12.2010, Eu também estou fazendo implantação da contabilidade, fiz o levantamento do Balanço Inicial em 31.12.2010, daí eu começo fazer a escrituração contábil a partir de 01.01.2011.

Aos amigos do Fórum, se existir alguma regra sobre a data do balanço de abertura, por favor nos informe.

Márcio Vitti
Jose Eugenio Sommavilla

Jose Eugenio Sommavilla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2012 | 17:52

Estou com uma dúvida, por favor me ajudem a elucidá-la:

Acontece que estou assumindo uma empresa que está enquadrada no Simples Nacional (a empresa é EPP). Porém, ela nunca fez a sua contabilidade formal (Diário, Razão) por muito tempo. Agora, em 2012 ela sairá do Simples e passará a ser tributada pelo lucro real.
Diante disto, fiz o balanço inicial nos moldes da Lei 8541/1992, parágrafo único do art. 19. Fui na Junta Comercial para registro do Livro Diário com o balanço inicial incluso. Contudo, naquele órgão, a empresa já possuia um diário registrado de nr 01 relativo aos exercíos de 1997 a 1998). A Junta Comercial está se negando a registrar este livro diário com a alegação de que tenho que obrigatoriamente apresentar TODOS os livros diários dos exercícios de 1999 à 2010!!!

Pergunto:

1-Como posso fazer isto se estou assumindo a contabilidade agora e a empresa não mais possui a documentação daquela época (11 anos)?

2- Está correta a posição da Junta Comercial a este respeito? Ela pode simplesmente exigir todos os diários, mesmo que a empresa estava no simples desde quando iniciou este tipo de tributação? Eles dizem estar se baseando na Instrução Normativa 107 de 23/05/2008 do DNRC. Não consegui identificar esta exigencia lendo este documento!

3- Tenho como contra-argumentar esta exigência? Poderiam me informar em qual Lei/IN, ou qualquer outra legislação posso apoiar minha posição?

Qualquer ajuda será bem-vinda!

Obrigado.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.