x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.238

Jorge Furtado

Jorge Furtado

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 20:11

Olá!
Atualmente trabalho em uma empresa com o seguinte regime: 44 horas semanais, com 8:48h/dia para compensar os sábados em que a empresa não abre.
Como sou engenheira, e a empresa não tem condições de pagar o piso salarial da categoria (6h/dia = 6 sário mínimos = R$ 3.060,00), me fizeram proposta de eu ser horista.

Para calcular o valor da hora, fizeram o seguinte: R$ 3060,00/180 horas mensais = R$ 17,00/ hora.

Mas a dúvida é a seguinte: fizeram o cálculo do valor da hora em cima de 180 h/mês (6 horas /dia x 30 dias no mês). Agora querem me pagar apenas os dias úteis + DSR. Isto está correto? Eu não teria que receber os sábados (trabalhando ou compensando uma hora a mais por dia), ou eu simplesmente deixo de receber este dia?

Se puderem , deem um exemplo prático, considerando 5h/dia, sem a empresa trabalhar aos sábados.

Desde já, muitíssimo obrigada!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 29 maio 2010 | 19:58

D.g., o horista recebe o salário resultante das horas trabalhas mais 1/6 referente ao Descanso Semanal Remunerado.
Independente da empresa trabalhar ou não aos Sábados, estes são dias úteis, portanto, o seu DSR é aos Domingos - preferencialmente - ou, 1 dia na semana ao menos.
Este é,por lei, o regime do horista.
Espero ter ajudado.

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 11:34

Pessoal,

Por favor, ajudem-me!

Informações:
a) Empregado é horista
b) Jornada = 3 horas por dia (de segunda a sábado.) Por ser empregado mensalista de um outro condomínio ele faz o horário dele neste de 3 horas.
c) Jornada semanal = 18 horas
d) Salário hora = 3,03
e) Tem 1 dependente.
f) Função = Zelador de Condomínio Residencial.