x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 115.949

FGTS - Confuso, Quando Sacar?

Eliane de Souza Lima

Eliane de Souza Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Logística
há 13 anos Domingo | 23 maio 2010 | 10:34

Eu tinha 5 anos de carteira assinada, no dia 01/05/2010 fui demitida sem justa causa, dia 13/05/2010 foi feita a homologação e no dia 20/05/2010 foi pagado a multa recisória. Sendo assim estou confusa, qual é a data que poderei ir sacar o meu FGTS.
Ou seja, quantos dias após poderei sacar, e se é contado a partir da data de demissão, apartir da data de homologação ou após o pagamento da multa recisória?
Peço a ajuda de vcs, pois moro no interior e a agencia CEF fica ah mais ou menos 300km, não posso perder viagem, e a empresa diz não saber a data e o contador da mesma esta viajando.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Domingo | 23 maio 2010 | 18:48

Eliane, para Vc. sacar o FGTS é necessário que a empresa lhe forneça, o mais rápido possível, uma cópia da Comunicação de Movimentação do Trabalhador. Neste documento tem a Chave de Identificação e a data que Vc. deve ir a CEF para receber o seu FGTS. Depois de receber o FGTS, de posse dos comprovantes que a CEF lhe entregar, dê entrada no Seguro Desemprego. Se necessário, para o assunto do FGTS, Vc. pode pedir ajuda à CEF pelo Oculto. Espero têla ajudado.

Eliane de Souza Lima

Eliane de Souza Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Logística
há 13 anos Domingo | 23 maio 2010 | 19:46

Certo, o problema é que como eu disse, a baixa foi feita dia 01/05 mas a multa mesmo so foi paga dia 20/05. Eu gostaria de sacar meu fgts junto com o valor da multa. Qual seria o prazo para a multa estar disponível na CONTA VINCULADA? E teria que gerar outra chave?

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Domingo | 23 maio 2010 | 20:51

Eliane, normalmente a caixa credita a multa rescisória em 4 ou 5 dias úteis. Como a chave de identificação ainda não foi gerada, pois ainda não sabes a data que ira receber o FGTS, e, após gerada a mesma estabelece, automáticamente, um prazo de 5 dias úteis, quando fores na CEF estará creditado o valor da multa rescisória. Por segurança podes adiar a data de ir receber o teu FGTS. Outra maneira de saberes o teu saldo de FGTS, para conferir se já entrou o depósito da multa rescisória é consultando teu saldo no site da CEF ou, ainda solicitar que a pessoa do setor pessoal consulte o seu saldo via conectividade social. Desta forma, uma chave apenas resolveria a situação, evitando nova chave e nova viagem. Espero ter ajudado.

Eliane de Souza Lima

Eliane de Souza Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Logística
há 13 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 07:11

A chave tinha sido gerada quando foi dada a baixa na minha carteira, pois o contador havia dito que a data para saque estaria atras da recisão. Mas como a multa só foi paga 20 dias depois, ou seja dia 20/05 creio que terei que esperar mais alguns dias ne para a multa tbm ser creditada ne. Sera mais uns 5 dias úteis de espera contando do dia 20 resolve?

debora da silva morais

Debora da Silva Morais

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 16:03

Ola gostaria de saber se alguem pode me ajudar a empreza gerou uma chave de identificação para mim mais como saber se realmente eles fez o deposito pois eu entro no saite da caixa para ver o extrato e diz uma mensagem assim : nao a registro para o pis informado sera porque ainda nao se passou 5 dias uteis eu tenho que aguarda ?

thamerson rosa pires

Thamerson Rosa Pires

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 17:34

Cara Debora,no ato do acerto rescisório normalmente as empresas entregam para o funcionário um extrato do FGTS, onde consta o saldo.
Caso isto não tenha sido feito, aconselho à você procurar o RH ou Dep. De Pessoal da empresa e pedir um. Outra situação a ser observada e que você pode estar com dois PIS ativos, e os depósitos pode ter sido feito em outro numero de PIS, sendo assim, oriento que verifique tal informação, indo até uma Agencia da Caixa Econômica, onde tabém poderá solicitar o extrato do FGTS, ou ligar no 0800 726 0101 (SAC - CAIXA) e verificar a situação do seu PIS.

À disposição,

Thamerson R. Pires
debora da silva morais

Debora da Silva Morais

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 17:50

Oi thamerson mais a empreza enviou para mim com o meu numero do meu pis certo e enviou tabem o numero da chave de identificação mais eu queria saber se ja foi feito esse deposito a chave foi gerada no dia 18/05 como posso saber se ja esta liberado e se eles realmente fez o deposito falarao de um canal de conectividade sei la nao itendo muito disso .?

thamerson rosa pires

Thamerson Rosa Pires

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 08:33

Debora, na propria Chave de Identificação consta a data que o seu FGTS poderá ser sacado. Verifique, vai estar da seguinte forma: Data prevista para pagamento ___/____/____. Isso significa que você só poderá sacar o FGTS após a data pré-determinada na chave.

À disposição,

Thamerson R. Pires

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.