x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 6.349

Valoros de INSS e FGTS. E qual é a diferença?

Camila Rodrigues Santos

Camila Rodrigues Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária
há 13 anos Terça-Feira | 25 maio 2010 | 15:00

Fui contratada para ser secretária em um consultorio de nutrição, só que minha chefe nunca contratou pessoa física, então eu gostaria de saber quanto eu tenho que pagar de inss e de FGTS? E qual a deferança? Tem que ser discontado alguma porcentagem do vale transporte? O que mais tem que ser descontado, e o que mais eu tenho que receber? Eu comecei dia 03/05/2010. Trabalho 5 dias por semana, ganho 510,00, mais vale transporte que é 4,50 por dia.

Eva Cristina

Eva Cristina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 10:29

Olá Camila,
o FGTS não é descontado do seu salário, é a empresa que terá que recolher, 8% do valor de sua remuneração mensal.
O INSS sim será descontado de sua remuneração mensal e para calculá-lo, segue-se uma tabela de acordo com o INSS, que normalmente é alterada anualmente, no seu caso também será 8% de sua remuneração.
O vale transporte não será abatido para o cálculo dessas contribuições, porem a empresa descontará de seu pagamento mensal 6% de vale transporte (limite permitido por lei).
Espero ter lhe ajudado.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:21

Bom dia, Camila


Embora seu diálogo seja com nosso Consultor Especial Paulo Machado, aproveito esta oportunidade para lhe apresentar o Manual de Operação do Conectividade Social de autoria da Caixa Econômica Federal: clique aqui.


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 16:57

Aproveitando que nosso colega Ricardo C. Gimenez mencionou o manual de operação do conectividade social, seria interessante você procurar algum curso relacionado à departamento pessoal, pois existem algumas outras obrigações quando uma empresa tem funcionário, tais como: CAGED, RAIS, informações para sindicato, valores de contribuições a pagar....ou seja, um bom curso poderia lhe ajudar.

No entanto, o mais idicado seria a contratação de uma pessoa especializada na área como o nosso outro colega Paulo da Costa Machado lhe orientou!

Ótimo aprendizado.

Basta querer...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.