x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 994

INSS Supermercados e Instituições Financeiras

Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 16:39

Boa tarde a todos vocês colegas!

Minha dúvida, refere-se ao INSS descontado pelas Instituições Financeiras e Grandes redes de Supermercado, abaixo explicarei o porque do meu questionamento:

Alguns clientes vieram fazer a declaração de imposto de renda pessoa fisica e ao analisar o informe de rendimentos, reparamos da contribuição previdenciária oficial estava muito abaixo, visto que uma dessas pessoas recebeu mais de R$ 180.000,00 e teve apenas R$ 350,00 de contribuição previdenciária. Como ela trabalha em uma insituição financeira, gostaria de saber se isso tem a ver. A outra tem um caso semelhante, só que trabalha em uma das grandes redes de supermercados que temos.

Desde já agradeço.

Att,

Edgar Barros.

Basta querer...
Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 17:50

Olá

É o teto máximo previdenciário que hoje está em R$ 375,82.
Mesmo ganhando R$ 180.000,00, o máximo do desconto de INSS é esse.
Se a pessoa trabalhar em mais de uma empresa, deve avisar as demais que já contribuiu pelo teto máximo, assim ela não tem desconto de INSS.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
Valter Gonçalves

Valter Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 18:02

Olá, Edgar

Como o A.C.Doná falou, o teto máximo previdenciário de desconto para o empregado é R$ 375,82, por mês. Então se ele ganhou R$ 180.000,00 só em um mês o valor do desconto é esse mesmo.
Por outro lado, você falou que percebeu isso no informe de rendimentos para a DIRPF (acho que é assim a abreviatura), e isso é anual, por isso pode ser que esse valor seja de mais de um mês.
Mas você também não disse que essa pessoa era um empregado. Pode ser um transportista, por exemplo.
O que eu quero dizer é que se deve observar cada caso.
Pode ser que esse informe de rendimentos esteja errado também.
Sem saber dos detalhes não dá pra ajudar muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.