x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 16.737

Perdão de Dividas entre Coligadas

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 08:52

Bom dia, venho solicitar o auxilio dos colegas novamente.

A empresa em que trabalho resolveu iniciar um programa de perdão de divida (por impagavel) de algumas coligadas. Sei que na empresa credora é despesa indedutivel e na devedora receita tributável.

Minha questão é como contabilizar a divida perdoada. Receitas/Despesas Financeira ou Outras receitas/despesas operacionais.

Agradeço antecipadamente o auxilio.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 15:37

Boa Tarde, Srta. PAULA.

1) Como vc já tens observado, a PJ que perdoa dívidas impagáveis (no caso coligadas), o tratamento do valor é Despesa Indedutível para efeito de IR/CSLL. A nível de sociedade é despesa "boa" desde que seja aprovado em Reunião de Sócios.
Contabilmente, em minha opinião, a contrapartida da baixa deve ser lançado no título OUTROS RESULTADOS OPERACIONAIS - conta Outras Despesas Operacionais.

2) Na PJ que recebe o perdão da dívida, o tratamento a ser dado ao valor é Receita Tributável para efeito de PIS/COFINS/IR/CSLL.
Contabilmente, em minha opinião, a contrapartida da baixa da obrigação deve ser lançado no título OUTROS RESULTADOS OPERACIONAIS - conta Outras Receitas Operacionais.

Técnicamente opino que não cabe contabilizar em Resultados Financeiros, embora tenham essa aparência. (s.m.j.)

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Vanessa Felippe

Vanessa Felippe

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 16:25

Em um grupo de empresas, cujos sócios pertencem a mesma família, vale a mesma regra citada acima para o perdão da dívida?
Um empresa emprestou um valor das outras quatro e agora os sócios querem perdoar a dívida.
Existe tributação para a empresa, já que ela é optante pelo Simples??

Grata,

Vanessa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.