Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 118

acessos 57.971

Procuração Eletronica

DANIEL DOS REIS PIRES

Daniel dos Reis Pires

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:14

Boa Tarde,

Não estou conseguindo agendar a entrega dos documentos para Procuração Eletronica na RFB (já estou tentando faz 1 semana).

Dia 08/06 preciso entregar a DACON com meu certificado eletrônico (tirei o certificado só para mim e não para os meus clientes. E agora?? Por uma incapacidade operacional da Sra RFB terei que pagar multa pela falta de entrega?

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:27

Boa tarde Daniel,

A informação que tivemos é que podemos ir até a RFB da Paulista (é so la que estão recepcionando procurações) e retirar uma senha pessoalmente, para o mesmo dia.

Para voce conseguir agendamento deve tentar por volta das 6 da manha na internet.

Não espere mais, porque se tiver alguma pendencia voce não conseguira homologar no prazo ok?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 12:00

Aproveitando o tópico sobre procuração eletrônica, estou tentando cancelar uma e não estou conseguindo.
Será que o serviço de cancelamento não está disponível.
Alguém sabe alguma coisa a respeito?
Digito a palavra chave e o cod. controle e nada.

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 12:26

Os agendamentos eletrônicos pela Internet somente para o dia 09/06/2010, data posterior a da entrega da Dacon, vou tentar pessoalmente, mas creio que será difícil.

Apesar de solicitar para os clientes desde 2009, estes não deram importância para o fato, alguns exigiram que fosse feito pela procuração eletrônica para usar o da contabilidade.

Agora se deixarmos de entregar a culpa em vista dos clientes (4 que faltam) será de quem?

1-) Do Advogado
2-) Do Sócio da empresa
3-) Da mãe do sócia da empresa
4-) Do contador

Sempre será isso, há 15 anos, a bucha sempre sobrará para o contador.

Abs.
André

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 19:17

Boa noite André,

Comunicado da exigência, por escrito, com a implicações impostas pela lei diante da falta de entrega, claramente explicitadas, entregue pessoalmente e contra a assinatura de recebimento ao responsável pela empresa.

É o bastante para determinar à quem cabe o ônus do descumprimento das obrigações determinadas no Ofício e para que tais clientes passem a dar a importância que merecem determinados "avisos".

...

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 10:52

Saulo,

Entendo perfeitamente, inclusive, enviamos as informações atraves de circular e com protocolo.

Agora vamos esperar, hoje 04.06.2010 fui a receita federal para tentar dar entrada em algumas procurações, e a todos que estavam lá nos informaram que o prazo será prorrogado, e disseram qeu poderiamos ir embora que já estava certo isso, parece que existem problemas no sitema da receita.

Abs.
André

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 11:29

Bom dia
Estou com uma duvida na procuracao...
no cadastro do cliente coloquei a PJ como responsavel porem tenho o e-CPF... nao deveria ter colocado a PF ? Outra duvida é se o contador responsavel precisa ir pessoalmente na receita ou outra pessoa pode entregar a documentação para solicitação da procuração eletronica?

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 12:17

Boa tarde Maira Fernanda,

Tambem estou com a mesma duvida, será que posso entregar, junto a receita, a procuracao e documentacao por outrem referente a procuracao eletronica?

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 12:33

Francisco,

E em relação a outra duvida, vc sabe me dizer?
A declaração coloquei do meu cliente para PJ... mas tenho o e-CPF... algum problema?

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 14:01

Maira Fernanda,


O Outorgante será a empresa (CNPJ) do seu cliente, e como você possui o e-cpf será outorgado PF. Pelo que entendi você fez o correto.

Não é necessário ir o contador, deve levar apenas a procuração com firma reconhecida, cópias autenticadas do RG e CPF tanto do responsável pela empresa e do contador.

OK.

Abs

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sábado | 5 junho 2010 | 10:47

Bom dia,

A procuração poderá ser outorgada:

- ao Escritório Contábil que deverá ter o e-CNPJ, ou

- ao Contabilista que deverá possuir o e-CPF.

Vale dizer que o outorgado deve obrigatóriamente possuir a Certificação Digital para representar e exercer as funções que lhe foram outorgadas.

Para entrega da Procuração eletrônica na Secretaria da Receita federal, não há a necessidade da presença do Contabilista, qualquer pessoa munida da Procuração e demais documentos exigidos pode entregá-la.

O acompanhamento para verificação da validade pode ser feito aqui usando-se a opção "consulta ou cancelamento".

...

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 junho 2010 | 11:29

Bom dia,

Aqui na minha jurisdicao estao exigindo a procuracao com firma reconhecedia e copias dos documentos pessoais do outorganrte e outorgado, ALEM DE DOCUMENTOS DE CONSTITUICAO DA EMPRESA. Acho desnecessario, pois ja estao no banco de dados da propria Receita.

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 junho 2010 | 11:49

Bom dia;

Estou com duvidas a respeito do certificado digital. ..

Todos os meus clientes deverão ter o certificado digital?

Ou eu posso comprar o meu e eles me darem aquela procuração eletronica?

Nossa to muito confuso quanto a isso,se puderem me dar uma luz ficarei imensamente agradecido.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sábado | 5 junho 2010 | 12:48

Boa tarde Danilo,

Praticamente todas as Declarações devem ser entregues à Receita Federal mediante Certificado Digital válido ( IN RFB 969/2009

Para tanto as empresas têm duas alternativas:

- Providenciam a aquisição do e-CNPJ (para empresa) ou do e-CPF (para o responsável pela empresa) ou,

- outorgam poderes para o Escritório Contabil (que deverá ter e-CNPJ) ou para o contador (que deverá ter e-CPF)

É mais barato e prático as empresas concederem Procuração Eletrônica à seu contador ou ao escritorio contábil responsavel por sua contabilidade, pois neste caso não precisam ter seu próprio certificado.

Assim é que, você deve adquirir seu e-CPF ou um e-CNPJ para seu escritório e providenciar Procurações Eletrônicas para seus clientes.

Permita-me alertá-lo quanto aos prazos. Sem a Certificação Digital você não poderá entregar as declarações e terá tomado para si o valor das multas por não as ter entregues no prazo.

...

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 junho 2010 | 20:54

Boa noite, Saulo
Ainda tenho duvidas em relação ao certificado..
entreguei a procuração de um cliente na sexta (04/06) e questionei o Sr. que me atendeu na receita. Ele me disse que demora pelo menos 10 dias para ser liberado. Como funciona agora?
Não vou conseguir transmitir as declarações na segunda e vou ter que pagar multa?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 6 junho 2010 | 17:36

Boa tarde Maira,

Se estivermos falando da entrega da DCTF e do DACON de fatos geradores ocorridos em Abril que neste mês (Junho) já deveriam ser entregues mediante Certificado Digital válido, não se preocupe.

A IN RFB 1036/2010 que alterou a IN RFB 969/2009 prorrogou está exigência para mais trinta dias.

Entretanto você vai precisar da Procuração Eletrônica para entrega da DIPJ (30/06/2010), ou seja, a despeito de prorrogada a exigência da Procuração para entrega (em Junho) da DCTF e do DACON, não foi prorrogada para entrega da DIPJ.

É importante que você verifique a validade de sua Procuração com vistas a não perder o prazo. Para tanto promova Consulta até certificar-se que foi aceita pela Receita federal.

...

Leonardo da Silva Amancio

Leonardo da Silva Amancio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 09:26

Bom dia Demétrios, ao selecionar a opção transmitir declaração via internet, você encontrará ao lado esquerdo, na parte de baixo da caixa de seleção da declaração a ser enviada, uma check box, escrita "Certificação Digital". Basta retirar a seleção e enviar a declaração normalmente pelo programa DACON 2.4.

Espero ter ajudado.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 15:31

Boa tarde Ricardo,

Como seus clientes possuem e-CNPJ podem autorgar a procuração por meio do Portal eCAC.

Neste caso não é obrigatorio o comparecimento na Receita Federal para apresentar a mesma.

Consulte.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 19:45

Boa tarde Luis,

Faça o seguinte:

Entre no portal e-CAC

Portal e-CAC

e solicite a procuração com o e-CNPJ de seu cliente, indicando seu CPF
como outorgado.

A procuração pode ser feita pelo site da Receita também, mas nesse caso é preciso entrega de documentos presencial.

Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 20 junho 2010 | 21:26

Olá Ricardo, boa noite.

Meu cliente não tem e-CNPJ. Ele tem o certificado específico para emissão da NF-e.

A dúvida é esta.

Abraço,

Luís

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 20 junho 2010 | 22:29

Luis,

A empresa precisa ter o e-CNPJ para ser possível solicitar uma procuração eletrônica no portal e-cac. No site da Receita não é necessário, mas só funcionará se a empresa já tiver o e-CNPJ.

São instruções das empresas que disponibilizam os certificados digitais.
Não sei se este certificado da NF-e servirá. Ligue na empresa que você o solicitou para saber, mas acredito não funcionar.

Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 09:11

Dúvida operacional/burocrática básica :

Quantas vias da Procuração devo imprimir ? Uma ou duas ? Se forem duas, devo reconhecer a assinatura do Outorgante nas duas vias ?

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.