x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 29

acessos 14.768

Sped Contábil

Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 09:44

Bom dia a todos...

Acredito que o Sped Contábil seja o motivo da dor de cabeça de muita gente, eu particularmente li muita coisa sobre o assunto, porém as dúvidas permanecem, outras tantas surgem em simples conversas com programadores e colegas de profissão.

Tentando sanar as minhas dúvidas peço auxílio dos colegas.

Trabalho em escritório contábil que possui dois programas de contabilidade, teremos que apresentar o Sped em ambos os programas, o programador de um deles me passou a informação que no Sped não é necessário apresentar os seguintes relatórios: DRE, Balanço Patrimonial, DLPA, DMPL, Fluxo Caixa e Dva, minha principal dúvida é sobre o DRE e Balanço Patrimonial, será que esta informação está correta ?

Outra dúvida que tenho é a respeito do Livro Diário, já é de meu conhecimento que não podem existir, ao mesmo tempo, dois livros diários em relação ao mesmo período. Para as empresas que entram em licitações e para aquelas que costumam apresentar à Bancos as Demonstrações Contábeis anexas aos Livros Diários, como serão apresentadas tais informações ?

Quanto a assinatura dos Livros, se empresa tiver na Junta comercial dois ou mais representantes, todos terão que assinar o Livro digitalmente, ou basta um dos representantes, mais o contador ?


Desde já muito obrigado a todos.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 10:18

Se não me engano, na geração do Livro G (Diario Geral) é necessária a apresentação da DRE e do Balanço.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 10:40

Obrigado a todos.

Pelo que pude verificar, no meu caso, cada sistema de informática/contabilidade geram relatórios diferenciados.

Graças a Deus, na semana passada consegui enviar alguns Livros, agora resta saber como a Junta comercial fará a parte dela.

O sistema de contabilidade que trabalho gerou as Demonstrações Contábeis normalmente, Balanço Patrimonial, DRE, Notas Explicativas.

Abraço a todos.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 11:12

Bom Dia, Sr. LUCAS.

1) No livro G (Diário Geral) devem ser inseridos o Balanço e o DRE sempre pelo encerramento do ano-calendário e do exercício social (se este não coincidir com o final do ano-calendário), sob a ótica da legislação societária e do Código Civil.

2) Quando sob a ótica da legislação fiscal, além do previsto no Código Civil, o Balanço e o DRE devem ser inseridos mensalmente ou trimestralmente neste livro sempre quando a empresa pagar o IR/CSLL pelo critério do Lucro Real trimestral ou anual (se apurados estes tributos pelo balancetes de suspensão/redução).

3) Veja também no site http://www.receita.fazenda.gov.br/sped e clique em "Perguntas Frequentes" que vai lhe esclarecer mais dúvidas.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 11:42

Bom dia Ronaldo.

Obrigado pela contribuição.
Vamos debater sobre o assunto.
Neste caso o Balanço só é fechado (zeramento de contas), anualmente. Trimestralmente somente é feito o balancete para apuração dos impostos. A DRE também é feita trimestralmente.
Quanto a essa informação do Código Civíl, seria possível me fornecer o artigo para que possa estar consultando ?

Neste caso, devo salvar memória de calculo em arquivo .PDF por exemplo e anexar a escrituração ?

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 16:41

Boa Tarde, LUCAS.

1) Sobre a inserção das demonstrações contábeis no final do exercício, veja no Código Civil, Capítulo de Escrituração, art. 1186 e seguintes. O zeramento das contas de resultado somente ocorrem no final do ano-calendário.

2) Sobre os aspectos fiscais, veja o Regulamento de Imposto de Renda - Pessoa Jurídica.

3) Recomendo que todas as memórias de apuração e cálculo devem ser mantidas "em arquivo" para uma ulterior verificação fiscal. Na escrituração deve-se anexar tão somente as Demonstrações Contábeis (Ativo/Passivo/Resultado - devidamente assinados pelo responsável da entidade, bem como pelo contador correspondente).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 08:51

Bom dia José Fernando.

O que caracteriza a obrigação do ECD não é se foi ou não entregue, como manda a legislação.
Se é empresa do Lucro Real, deveria entregar em Arquivo Digital, salvo caso em que não é uma sociedade empresária, e sim um Empresário Individual.

II - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009)?
Com esta nova redação, a obrigatoriedade da apresentação da ECD só atinge as SOCIEDADES EMPRESÁRIAS e, pelo Código Civil, elas são obrigadas a registro em juntas comerciais.


Texto contido no link abaixo. Pergunta nº 10.
clique aqui


Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 20:43

Alguem poderia tirar uma duvida minha, existe alguem que enviou o sped com atraso digo apos 01.08.10, ( o que aconteceu comigo) a multa como fica? realmente é 5000,00?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:07

Bom dia Neide Santos,

Até o presente momento não soube de ninguém que tenha transmitido com atraso.
A multa é bem explicita, mas até hoje não vi nem cobranças do EFD.
Acho que vamos ter que aguardar um pouco para obter algumas respostas.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 12:13

Boa tarde Neide Santos,

Também não conheço ninguém que deixou de apresentar o Sped.

Logo que surgiu a Dacon, também existia a previsão de multa no valor de R$ 5.000,00 e conheço um colega que não cumpriu a obrigação acessória, já se passaram alguns anos e ele nunca foi cobrado pelo envio fora do prazo.

Boa sorte pra você.

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:58

Maxwell e Lucas , estou apostando muito nesta situação também... pq realmente o pior aconteceu cmg ... não consegui entregar o sped, agora estou anciosa pra saber sobre essa multa... tomara que realmente aconteça como na Dacon ...Obrigada Maxwuel

Ciro Taker Kimura

Ciro Taker Kimura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 17:48

lucas, maxwell e neide

infelizmente será cobrado a multa, pois a receita tem no cadastro deles empresas que não entregaram as obrigações acessórias, já vi casos sendo cobrados até o prazo máximo de 05 anos.
atualmente acredito que a multa já é gerado automaticamente quando se entrega em atraso, pois ao imprimir o recibo, já é impresso a notificação com prazo de recolhimento com 50% de desconto até uma certa data.

abçs...

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 19:30

Ciro vc esta dizendo em relação ao Sped? pq no propro site da receita federal no sistema esta dizendo que a notifcação nao sai na hora da entrega.como segue :

A legislação prevê multa de R$ 5.000,00, por mês de atraso ou fração de mês.
Assim, como o prazo terminou no dia 30.06, se o livro for entregue no dia 01.07, a multa é de R$ 5.000,00. O valor é mantido até o último dia do julho. Iniciado o mês de agosto, a multa passa para R$ 10.000,00. E, assim, sucessivamente.
A notificação NÃO é automática. Ou seja, o contribuinte deve aguardar a emissão notificação pela Receita Federal. Existe possibilidade de redução do valor, nos casos de pagamento dentro do prazo previsto na notificação.

Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 09:14

Bom dia Ciro,

Não tenho toda essa certeza que a multa será cobrada, como comentei anteriormente, quando surgiu a Dacon(se eu não me engano em 2004) também existia a previsão de multa no valor de R$ 5.000,00 já estamos em 2010 e até hoje não houve cobrança alguma.

De toda forma, muito obrigado, e para Neide mais uma vez boa sorte.

Ciro Taker Kimura

Ciro Taker Kimura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 19:14

Caros colegas Neide e Maxwell

Neide eu refiro a entrega da Dacon, DCTF, DIRF etc pois eu já vi casos de entrega em atraso e logo em seguida já foi notificado pela Receita, gerando automaticamente uma notificação, ao imprimir o recibo. No seu caso acho que não teria a multa pois foi prorrogado a entrega do Sped para 31/07/10 , sendo que inicialmente seria até 30/06/10.
Maxwell, quanto a Dacon de 2004 como ela é antiga vai demorar para eles processarem a multa pelo atraso, mas não tem escapatoria não, eles não tem prazo de prescrição para cobrança infelizmente., outra forma seria você obter o e-CNPJ e verificar no E-CAC da receita se há um processo de notificação em atraso. o valor seria 5.000 mas eles dão desconto de 50% 2.500,00 até uma certa data para recolhimento.

Abraços...
Ciro

Jucilane Correia

Jucilane Correia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 10:02

Bom dia

No caso de uma empresa que emita livros diarios com escrituração resumida ( sintetizando trinta dias), o livro digital deverá ser gerado de forma resumida também ( R " livro diario com escrituração resumida e escrituração auxiliar") neste caso é obrigatório o livro auxiliar ao diário ( A).

Mesmo com as informações de entrada e saída já serem transmitidas pelo EFD( escrituração fiscal) tenho que replicar estes mesmas informações dentro do sped contábil, ou posso considerar que parte destas informações já foram entregues e simplesmente entregar estes dados de forma resumida no e-contabil?

Alguém está gerando estes livros auxiliares?

Grata

"Nada é impossivel para aquele que crê."
Jucilane Correia

Jucilane Correia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 10:22

Complementando...

Eu não entendo de programação, mas pelo código civil, as informações do diario devem contemplar as operações de forma individualizadas, uma a uma ( por nota, por recibo, etc) isto dá um problema danado, pois é só pensar nas informações financeiras ou a quantidade de lançamentos que dá, para isso admite a forma de escrituração auxiliar e resumida, ou seja, um diario contabil resumido e um diario auxiliar com estes lançamentos ( de contas a pagar , de faturamento, de estoque, etc).

Aqui foi entregue somente o ECD resumido, o que acho/tenho certeza estar errado, porém , quando chego no TI, me dizem que estou enganada, que a escrituração é sintética mesmo, de acordo com as tabelas do sped, pois passam no validador e é entregue. Isto está me desgastando, então se tiver algum colega de contabilidade que tenha passado por este problema, me ajude, pois já tentei fazer a mesma pergunta em outros foruns e vejo medo de resposta, pois parece que ninguém tem certeza do que está entregando.

Aguardo

"Nada é impossivel para aquele que crê."
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 14:14

Boa tarde!!

Prezada colega,

Se vc entregou o Livro Diario com Tipo de Escrituração "R" , vc tem que fazer tambem a entrega do Livro Auxiliar Tipo "A".

Eu faço a entrega do Livro Diario Geral tipo "A", onde os lançamentos de Clientes e Fornecedores são centralizados em contas únicas, e faço também a entrega do Livro Diario Auxiliar Clientes Tipo "R" e Livro Diario Auxiliar Fornecedor Tipo "R" , onde são registrados um a um toda a movimentação envolvendo Clientes e Fornecedores, independente do que foi entregue através do EFD.

Espero ter ajudado

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Jucilane Correia

Jucilane Correia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 15:10

Grata Anderson, também entendo assim.

Outra dúvida, as demonstrações financeiras não foram normatizadas, não é preciso enviar o balanço e dre no fim do exercicio?

"Nada é impossivel para aquele que crê."
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 15:52

Sim , claro . . .

No final do exercício deve-se enviar o BAL e a DRE, registros J100 e J150

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 08:37

Referente 2009 e 2010, enviei as ECD no prazo, porem até hoje, 16/02/2011 ao consultar a situação aparece a mensagem de que o livro digital foi recebido pelo Sped contabil, porem ainda não foi encaminhado à Junta Comercial.
Alguem está com essa mesma mensagem?

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 20:21

Boa noite não sei se esse topica esta aberto mas o assunto é sped contabilggerei o arquivo porém aparece o erro j150 parece que os saldos das contas não de zeramento não saão iguais aos saldos antes alguém saberia me ajudar como resolvo isso pois lendo o guia continuo com duvida.

vanessa da silva

Vanessa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 07:56

Bom dia,

Eu gostaria de saber, se ao entregar o speed contábil, haverá alguma conciliação do valor constante na conta banco no balanço com a conta bancaria da empresa.

Desde já agradeço.

- Ethic Prime Assessoria contábil
Você empreende, nós gerenciamos !
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:08

bom dia !!!

Um cruzamento direto da conta bancos não haverá, porém como a Receita Federal tem todos os dados poderá em algum momento fazer esse cruzamento.
Inclusive a empresa que trabalho já recebeu uma notificação da Receita em que ela avisa que os dados do SPED entregues em 2010 está sendo verificados/analisados.

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
vanessa da silva

Vanessa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:22

OK, Obrigada.

Caso alguém tenha mais informações sobre isso, favor me avisar.

Obrigada.

- Ethic Prime Assessoria contábil
Você empreende, nós gerenciamos !
dayanne mara de lima oliveira

Dayanne Mara de Lima Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:44

Bom Dia,

Gostaria de saber se alguém que já enviou o Sped Contábil e a DRE ficou com o sinal trocado do real, a empresa deu um lucro porém no resultado da DRE está com o sinal negativo o valor do resultado está correto, apenas com sinal trocado.

Como estou enviando pela primeira vez gostaria de saber se o livro utilizo o número 01 ou a continuação dos livros impressos?

Solicito ajuda de vocês.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.