x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.551

Como se calcula o SIMPLES de uma empresa nova ?

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 08:02

Prezados bom dia.

Gostaria de saber como é feito o calculo de uma empresa importadora optante pelo SIMPLES Nacional no primeiro mes de faturamento.

Exemplo :

A empresa é optante pelo EPP, e faturou no primeiro mes R$ 200.000,00. Qual será o criterio a ser utilizado para calcular o imposto, sendo que é seu primeiro faturamento.

Grato

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 14:30

O primeiro faturamento é calculado pela alíquota inicial, ou seja, a primeira alíquota da faixa do anexo no qual a empresa está enquadrada.
Nos meses seguintes, faz-se a proporção: soma os valores acumulados dos últimos meses anteriores ao da apuraçao, e divide pela quantidade de meses. Encontra-se um valo X e esse multiplica por 12 para encontrar a faixa que a empresa se enquadrará.

Quando chegar no 13º mês de apuração, segue normalmente o acumulado dos ultimos 12 meses.

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 16:15

Sheila Guimarães, obrigado por me corrigir referente ao primeiro faturamento. Mas na prática não ocorre conforme a legislação. O próprio PGDAS calcula pela faixa inicial nesses casos, até mesmo porque ainda não existem faturamentos em meses anteriores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.