x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 36.401

Contabilização de estoque industrial

NUBIA COSTA

Nubia Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Controladoria
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 14:41

Olá colegas
Boa tarde!

Tenho dúvidas sobre o processo de contabilização de estoques industriais, espero contar com a experiência de vocês.

Terei que estabelecer a metodologia de contabilização para uma empresa que faz fabricação de estruturas industriais e outros produtos por encomenda.

Atualmente funciona desta forma:

Aquisição de Materia Prima e materiais de consumo
D- Estoque C- Fornecedores ( - )impostos recuperar

Aquisição de serviços subcontratos (exemp.jateamento)
D-Estoque C- Fornecedores

Custos com mão de obra direta e encargos
D- Nas contas especificas do resultado (mão de obra; inss; etc)
C- Nas contas correlacionadas do passivo (salários a pagar etc)

No final do mês o sistema cálcula com base nas horas apontadas na produção e faz o lançamento
D- Estoque
C- Respectivas contas de resultado ( Mao de obra etc)

Todos os demais custos de produção como:

Eenérgia mão de obra indireta; alimentação transporte depreciação etc. São contabilizados diretamente no resultado em suas respectivas contas;

Acho que tem algo errado pois no estoque de produtos só consta: materiais, serviços subcontratados e mão de obra direta, sendo estes custos integrantes do produto acabado e os mesmos só são baixados para custo (CPV) no momento da venda.

Já os demais custos são lançados diretamente como custos., independentes da venda.

Por favor me ajudem! como deve funcionar de forma correta a contabilização dos custos de produção;

Da forma que é feita não tenho certeza se esta atendendo as determinações contábeis e fiscais.

Me orientem por favor!!!

Aguardo ansiosa o apoio de vocês caros colegas.

Um abraço

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 15:09

contabilização do estoque, pelas compras:
Debito de estoque de materia prima cedito de fornecedores
tranferencia do estoque final para apuração do custo do produto vendido:
trnafere -se o saldo totoal do estoque para a conta de CPV, depois disso o estoque final vc debita a conta de estoque pelo valor inventariado e credita a conta de CPV.
agora para se criar um grupo de custos vou passar as contas que compoe a cabeça do grupo de custo:
1 - cpv
2 - materiais
3 - mao de obra
4 gastos gerais de fabricação
obs na apuração do custo vc debita a conta de cpv e credita todas as contas que compoe o grupo pela sua totalidade, no final ele recebe o lançamento que mencionie la em cima do estoque final ok??
tente descobrir agora o que compoe a estrutura das contas pincipais acima, ..te ajudei?? espero que sim abraços,...

CONTMORE - Gestao de Negocios
NUBIA COSTA

Nubia Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Controladoria
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 15:36

Olá colega

Obrigada pela atenção, pelo que entendi a realmente os demais custos devem ir diretamente a custos e no final do periodo serem lançados na conta de cpv ( no custo) independente de venda?

mais uma vez obrigado pela boa vontade de ajudar

A empresa em questão faz fabricação de produtos por encomenda, não tendo uma produção continuada , sendo assim ao longo do processo de produção os custos são incorridos mas a venda so ocorre após a conclusão da encomenda.

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 17:13

perfeitamente, todos os itens que irao compor o custo vc trasnfere para conta de cpv ,a conta que vai apurar o mesmo, ..o estoque final inventariado vc debito a conta de estoque no ativo e credita a conta de cpv afinal de contas e o estoque final certo ele deve ser subtraido da conta de cpv, aquela velha formula, EI + C-EF, etc, ...ok,....ahh, ..boa tarde, ..desculpe minha falta de modos, .e a correria!!! espero que ajudei em alguma coisa, ..se quiser algum livro te indico tambem,..

CONTMORE - Gestao de Negocios
Alexsandro Xavier Alves da Silva

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 08:46

Cara Núbia,Seguindo o Raciocinio do Regime da Competência,você só poderá contabilizar o CPV só no momento da venda,entretanto é premitido reconhecer os custos independentemente das vendas só na contabilidade gerencial isso quer dizer só uso interno isso porque esse metodos gerenciais não são permitidos pelo fisco.

NUBIA COSTA

Nubia Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Controladoria
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 08:08

Alexsandro

Alexandro e Marco obrigado pela atenção

Realmente não tenho experiencia na area industrial e agora recebi a missão de elaborar o plano de contas da area industrial bem como fazer os lançamentos contábeis devidos em cada etapa, estou lendo bastante mas tenho várias dúvidas.

Alguém pode me forcener o modelo das contas e lançamentos contábeis de uma industria, mas eu não queria literatura eu queria prático realmente a realidade de alguma empresa, basta o grupo de contas de ativo referente a estoque e as contas de resultado referente a parte produção.

Me ajudem por favor.

Vi na literatura exemplos onde os lançamentos são feitos a custo e transferidos para estoque, mas em que momento? No final de cada mês?

Vi tambem que os saldos das contas de estoque são transferidos para a conta de CPV e o saldo inventáriado retorna para a conta de estoque, está prática é a realidade? É feita mensalmente, na empresa de vocês é assim que é feito?

Me orientem, acho que só algguem que trabalha no dia a dia contábil de uma indústria pode me ajudar.

Conto com o apoio de meus estimados colegas.

Núbia

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 23:18

Boa noite,

Li as postagens mais ainda tenho duvidas.vamos pro lado pratico.Empresa optante pelo simples compra cimento e areia e fabrica manilhas de cimento somente por encomenda.
Ex.:
comprou cimento-3.000,00 e areia-2.000,00
fabricou 300 manilhas de cimento
vendeu as 300 manilhas de cimento
Com base neste exemplo como faria os lançamento de compra de materia-prima,fabricação e venda e os lançamentos de todo o processo?Desde ja agradeço a todos.
Erika

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.