x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.556

Procedimento de recebimento fiscal

Antonio Carlos de Souza Assis

Antonio Carlos de Souza Assis

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Informática
há 13 anos Sexta-Feira | 25 junho 2010 | 09:18

Prezados

Sou analista de negócios em uma indústria química e preciso elaborar a especificação para o processo de recebimento fiscal.

A dificuldade encontrada atualmente pelo assistente de recebimento fiscal é identificar o centro de custos das operações de entrada quando essas não estão vinculadas, via sistema, a outros processos tais como o de solicitação/pedido de compra (no suprimentos) ou de solicitação de pagamento (no financeiro).

O assistente tem de sair procurando qual é o departamento (centro de custos) ao qual o material/serviço pertence porque, com frequência, a NF chega à contabilidade sem qualquer indicação de onde o item foi aplicado.

Gostaria de saber como esse cenário foi modelado e qual a prática adotada nas empresas de conhecimentos dos colaboradores deste forum, sabendo-se que, mesmo quando a empresa tem procedimentos bem definidos para orientar tais operações, sempre existe uma exceção e uma NF acaba chegando na contabilidade sem o centro de custos.

Agredeço a atenção e a colaboração dos leitores desse tópico.

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 3 julho 2010 | 21:35

Prezado Antonio,

Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas acredito que mesmo que a compra não esteja vinculada ao sistema, quem a efetuou sabe para onde encaminhará tais materiais. O ideal seria que o responsável por essas compras tivesse um carimbo onde pudesse escrever para qual departamento será destinada aquele material. Dessa forma, ao chegar na contabilidade, era só olhar o verso da nota para identificar seu centro de custo.

Na verdade já trabalhei em empresas que adotavam tal procedimento para TODAS as notas e sempre funcionou muito bem...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.