x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.994

Contabilidade Rural

Rodrigo Martins Fernandes

Rodrigo Martins Fernandes

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 21:22

Boa Noite....

Alguem poderia me informa como contabilizar uma compra de gado que foi feita no estado do MS, e como o estado trabalha com o preço de PAUTA a nota foi faturada com o valor estipulado pelo estado, só que irei receber pela a venda o valor menor que o preço de PAUTA.

Ex : Nota fiscal no valor de 1.200,00 reias, faturada com o preço de PAUTA estipulado pelo estado.
Valor recebido pela venda 1.000,00 reais.

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 15 agosto 2010 | 19:28

Boa noite Rodrigo,

Pelo seu texto não entendi bem se voce comprou ou vendeu (vou considerar que comprou).

Acredito que esta não foi a forma correta de emitir a nota fiscal, o que culminou com o citado problema de contabilização.

Em minha opinião, neste caso, no ato da emissão deveria ter sido feito assim:

1 - A nota fiscal deveria ter sido emitida pelo valor real da operação comercial (R$ 1.000,00); e

2 - Somente a base de cálculo do ICMS deveria considerar o valor de pauta fixado pela autoridade fiscal (R$ 1.200,00).

Desta forma ambas as partes (fisco e contribuinte) teriam suas necessiades atendidas a contento.

Ex de observação: ICMS calculado sobre valor de pauta fiscal conforme....(citar dispositivo legal).

Da forma, como tudo já está concretizado, uma contabilização com certo grau de improviso seria:

1) Pela compra:

D - Estoque. .. (ou outra que espelhe a operação de compra)
C - Fornecedores
Compra de gado.........R$ 1.200,00

2) Pelo pagamento do valor efetivo da operação comercial de R$ 1.000,00

D - Fornecedores
C - Caixa ou Bancos
Pagamento fornecedor X... R$ 1.000,00

3) Pela diferença de R$ 200,00 sendo considerada como uma "redução do custo de aquisição"

D - Fornecedores
C - Estoque......
Redução no custo de aquisição devido a erro tal, tal...na emissão NF... R$ 200,00

Perceba que tais lançamentos fecham todas as contas com os saldo corretos, de acordo com a realidade.

Atenciosamente,

Aldemir Nascimento da Silva



Nelson Aparecido Leme

Nelson Aparecido Leme

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 11:18

Bom dia Sr Rodrigo.

Eu fiquei com uma duvida em realcao a sua pergunta.

No caso essa contabilizacao que voce terá que fazer é de PORDUTOR RURALPESSOA FISICA ? ( mesmo que equiparado a juridica ) ou de EMPRESA COM ATIVIDADE RURAL ?

Pois no caso de empresa a eu concordo plenamente com a informacao do nosso colega Sr. Aldemir.

No caso de ser Pessoa fisica, como o exigido pela legislacao é a escritruracao do livro caixa, nesse caso, será escriturado pelo valor real desembolsado ou auferido.

Att,
Nelson Leme

Att.
Nelson Leme
Contabilista
Nelson Aparecido Leme

Nelson Aparecido Leme

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 13:59

Boa Tarde Sr. Rodrigo

Nesse caso se voce for a empresa PESSOA JURIDICA, a contabilizacao é feita da maneira que o Sr. Aldemir colocou acima.

No caso de o Sr for a pessoa fisica, o valor correto a ser considerado como receita é o EFETIVAMENTE RECEBIDO, haja vista que a instrucao Normativa nº 83 de 11/10/2001 que regulamenta o Livro Caixa da atividade rural, esclarece que deverão ser registrados os valores relativamente pagos ou recebidos.

Em nosso entendimento nao ocorre a contabilizacao da diferenca pois o impacto é direto no Livro Caixa

Att,
Nelson Leme

Att.
Nelson Leme
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.