Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 5.606

livro caixa para médicos

Claudinei Rodrigues

Claudinei Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a) Ginecologista
há 13 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:00

Sou médico. Possuo 3 fontes de rendimento: Sou servidor público municipal, trabalho na rede privada e iniciei em consultório este ano. Participei de cursos no exterior e possuo todos os comprovantes, porém minhas deducões em livro caixa ultrapassaram em muito meus rendimentos como autônomo. Cai na malha fina. Faço a retificação ajustando os valores ou posso justificar meus gastos tendo como base meus rendimentos como assalariado?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:32

Boa tarde Claudinei,

Para o fisco a sua situação é a seguinte:

Variação patrimonial negativa, ou seja, seus gastos indicam que você ganhou muito mais do que informou ter ganho.

A DIRPF comprova que gastou mais do que ganhou. Como não informou dívidas, nem a origem do dinheiro que permitiu tais gastos, a dedução lógica e simples é: Está sonegando porque não informou todos os rendimentos auferidos durante o período! Mais rendimentos podem significar mais imposto, daí a presunção de sonegação.

Nestes termos, se você pode provar que tem outros rendimentos, basta declará-los via retificação da DIRPF. Se não puder comprová-los, será tributado pelo excesso das despesas em relação aos rendimentos já declarados.

Não deve (agora) diminuir os gastos já declarados.

...

Claudinei Rodrigues

Claudinei Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a) Ginecologista
há 13 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:56

Obrigado pelo esclarecimento Saulo.
Já constam em minha declaração os rendimentos assalariados , em campo próprio, que cobrem tranquilamente os gastos. Como iniciei este ano no consultório minha receita foi mínima.