x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 27

acessos 15.144

Transformação de Empresário em LTDA na Receita Fed

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 13:50

Boa tarde Srs;

Estou procedendo uma Transformação de Empresário em Sociedade Ltda.
O andamento na JUCESP já está sendo dado,mas gostaria de saber como vou proceder pra fazer a Transformação na Receita Federal,Estado e Prefeitura??Não tenho nem idéia de como fazer isso,se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.
Ah,empresa é de S.P-capital...

Att.

Danilo.

Alberlan Matos dos Santos

Alberlan Matos dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 08:20

Danilo,

Quando a Jucesp liberar o Contrato, você deve fazer o seguinte:

NA RECEITA FEDERAL
1) Baixar um programa chamado CNPJ no site da Receita;
2) Preencher com os dados das alterações, gravar para transmissão e enviar via Internet;
3) Imprima tudo, principalmente o recibo
4) Depois de alguns minutos acesse: Consulta de Situação de Pedido no site da Receita e informe o numero do recibo;
5) Atraves dessa consulta a Receita irá informar sobre o andamento do seu pedido de alteração e quando for deferido, vai liberar um documento chamado DBE onde o administrador ou procurador da empresa precisará assinar e reconhecer firma;
6) Feito o passo 5, junte os documentos necessários (será informado na hora também) e envie via Sedex ou pessoalmente ao endereço da Receita também informado na consulta.
7) Concluido o passo 6, consulte periodicamente no mesmo endereço o andamento do processo. Quando tiver concluido já vai liberar o CNPJ alterado.

NA SEFAZ
8) Normalmente, quando altera na Receita há um sincronismo com a Sefaz e você pode conferir no site da Sefaz (Isso se a empresa tiver inscrição estadual)

NA PREFEITURA
9) Assim que alterar na Receita, você pode entrar no site da prefeitura/ CCM/Alteração de Cadastro e dar andamento no processo. Você vai preencher um documento On-line, imprimir, assinar e levar até a prefeitura para alteração.

Boa sorte



Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 09:54

Bom dia Alberlan;

Então,estes passos que vc me indicou eu os conheço,mas gostaria de saber a forma como preencho o PGD (CNPJ) .Qual código devo colocar?Seria como alteração ou iscrição?Preencho com o nº do contrato transformado?

Muito obrigado.

Att.

Danilo

ANTONIO CESAR MARTINS ANTUNES

Antonio Cesar Martins Antunes

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 24 julho 2010 | 10:19

Olá pessoal.

A minha dúvida é a seguinte:

Um cliente quer se inscrever com MEI, na área de pizzaria.

Andei verificando , e a atividade similar é a de pizzaiolo.

Eles já tem a estrutura montada, inclusive entregam pizzas a domicilio.

Posso inscrevê-lo no programa MEI, ou seria mais interessante abrir uma firma individual na atividade "pizzaria"?

Obrigado

Alberlan Matos dos Santos

Alberlan Matos dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Domingo | 25 julho 2010 | 09:55

Danilo,

Você deverá preencher como uma "Alteração" e selecionar TODOS os eventos que foram alterados no Contrato Transformador.

Por exemplo, quando você selecionar o evento 225 - Alteração de natureza juridica, obrigatoriamente você terá que informar o novo tipo juridico, que será "206-3 SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA" e assim sucessivamente.

Se essa empresa foi transformada de Cartório para Jucesp, ela agora terá o NIRE e não mais Registro do Cartório. Sendo assim, você deve informar o NIRE normalmente.

Vá em frente e se atente para informar tudo o que foi alterado no Contrato, por que isso a Receita vai cruzar com certeza.

Boa sorte e espero ter ajudado melhor agora.

Alberlan Matos dos Santos

Alberlan Matos dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Domingo | 25 julho 2010 | 10:01

Antonio,

Essa questão vai depender muito da receita que a pizzaria possa alcançar no desempenho de suas atividades, por que como MEI não pode passar de 3.000,00 por mes como você sabe, porém tem a vantagem de ter uma carga tributária muito menor e não necessitar também de uma contabilidade formal, por que tudo é muito simplificado, bastando guardar direitinho os comprovantes. Por outro lado, não poderá ter mais que um empregado.

Como você informa que já tem uma estrutura e até entregam pizza a domicilio, deve ter mais de 1 empregado e ai seria melhor mesmo já abrir uma empresa. Só deixe claro para o seu cliente as diferenças entre MEI e Empresa, ok?

Um abraço e bons negocios!

Douglas Sousa

Douglas Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 17:24

Boa Tarde Srs.

Estou tentanto fazer a transformação de empresário para Sociedade Ltda, de Uma empresa SEM INSCRIÇÃO ESTADUAL (Prestadora de Serviços "Lanternagem") , mas quando preencho o Cadastro Sincronizado, a RFB, envia erroneamente para a Sefaz (Secretaria de Fazenda de Minas Gerais). E a Sefaz retorna, afirmando que a empresa não possui inscrição estadual, e para inscrever deve acrescer na alteração o ato específico. Porem a empresa não tem interesse em se inscrever na Sefaz e muito menos preenchi algum ato que fizesse com que a RFB, enviasse para ela. Gostaria de saber se este erro ocorreu com algum colega, e o procedimento adotado.

Att. Douglas

Alberlan Matos dos Santos

Alberlan Matos dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 17:42

Douglas,

Tive um problema parecido ao fazer uma alteração de comercio para serviços onde a inscrição deve ser baixada e insistentemente o sistema pede a senha on line que não tenho. Só estou conseguindo resolver após ir até o Posto Fiscal e gerar a senha.

Se possivel, não perca tempo e faça o mesmo.

Acredito que deva ter um erro no sistema que está pedindo senha para tudo..

Boa sorte

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 22:54

Boa noite a todos os colegas, estou precisando de uma ajuda, por favor:

A Receita Federal do Brasil através da elaboração do Programa Gerador de Documentos do CNPJ - (PGD CNPJ) permiti a transformação (alteração) da natureza jurídica de:

De: 401-4 = Empresa Individual Imobiliária.
Para: 213-5 = Empresário (individual)

Como também,

De: 401-4 = Empresa Individual Imobiliária.
Para: 206-2 = Sociedade Empresarial Limitida

Obrigado a todos,
Marcos

Flávio Henrique Agostinho

Flávio Henrique Agostinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 13:58

Boa tarde.....
Preciso fazer uma transformação de empresario para sociedade, alguem teria um modelo de contrato para me enviar.
Posso manter o mesmo nome ou terei que alterar??
Agradeço a atenção.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 22:51

Flavio,

Em relaçao ao nome empresarial, nao tem como manter o do Empresario, na sociedade, pois ninguem e, sozinho, uma. O novo nome podera manter uma certa semelhanca com o antigo, se vc acrescentar à ele a expressao "...e Cia Ltda", pr exemplo: Nome do Empresario, "Fulano de Tal"; nome da sociedade, "Fulano de Tal e Cia Ltda.
E uma ideia.

Recomendações

Fabiana Meirelles Firmino

Fabiana Meirelles Firmino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 12:03

Olá boa tarde, estou fazendo o CNPJ (PGD) de uma transformação de Sociedade Ltda para Empresário, já fiz uma vez alterando o nome empresarial e natureza jurídica, porém a RFB indeferiu dizendo que não pode ser alterada a natureza juridica, alguém sabe qual é o rocedimento, ou o evento que deve ser colocado nesses casos.
Grata

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 16:38

Olá, boa tarde!
Por mais que o capital social seja o mesmo para o empresário individual, será necessário utilizar o evento 247 (alteração de capital social) e fazer a exclusão do sócio retirante clicando na opção QSA (quadro desócios e administradores). Caso o representante pelo cnpj for o sócio retirante, escolha o vento 230(alteração da pessoa física responsável pelo cnpj) para obter o nome correto no DBE. ok?

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Tathiana Oliveira

Tathiana Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:40

Pessoal, estou com grande dificuldades para fazer a transformação de empresário para sociedade na jucesp.
Já tive duas exigências. E já não sei mais como proceder.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Tathiana Oliveira
Roneide Camara

Roneide Camara

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:15

Pessoal, estou acessando pela primeira vez, então peço que me ajudem, obrigada.

Minha duvida é o seguinte:

Já estou com o processo registrado na JUCEA(AM), mas falta RFB vi que no CNPJ o DBE não saiu devido ter incluido um socio mas o mesmo não consta na RFB.

O que faço se quando envio o DBE não aprova?

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:41

Roneide Camara

Bom dia, se vc ta transformando uma empresa individual em sociedade, no qsa vc tem que colocar os 2 sócios como entrada na empresa, msmo o sócio que ja fazia parte da empresa como empresario,

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:46

Boa Noite a todos!

Aproveitando esse tópico a minha dúvida é a seguinte: Ao preencher o CNPJ na RFB o nome empresarial nesse exemplo, Doranei de S Barbosa Bar e Comercio ME com a transformação para Ltda poderá ser Doranei de S Barbosa Bar e Comercio Ltda? Nesse caso só fiz a inclusão do Ltda pois no CNPJ não se deve mais colocar o ME. Posso usar esse nome empresarial? Devo colocar ambos os sócios com o evento de entrada mesmo com o anterior já fazendo parte como sócio-administrador?

Desde já agradeço pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Lyne Ariane Bruschi Cassiano

Lyne Ariane Bruschi Cassiano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 10:39

Bom dia colegas.

Estou transformando uma sociedade ltda em empresário individual. Na última alteração, o sócio já estava sozinho no contrato, então não preciso fazer alteração no qsa no pgd.
Alguém sabe qual o evento eu indico? Basta indivar o 225 de alteração de natureza jurídica, preencher os dados do responsável e fim?
Parece que falta alguma coisa, já que pra JUCESP vão três processos.
Alguém pode me ajudar, por favor?
Obrigada

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 09:57

Eric Pimentel de Medeiros

Bom dia,

Primeiro voce terá que fazer a saida de um sócio deixando a empresa sociedade unipessoal e logo depois fazer a transformação para individual

Att

Fábio

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 08:56

Fabio Correa da Silva, a empresa já se encontra como unipessoal, o que necessito saber é o modelo de alteração a se registrar na JUCESP passando para empresário, pois no último que realizei, era realizado através da criação de acervo e não de transformação.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.