x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.274

stanley rogerio alves morais

Stanley Rogerio Alves Morais

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 21:47

Pessoal estou com uma dúvida..

Gerei e enviei um esped de uma empresa, só que ano passado quando ainda registrava na junta o cliente sempre pede um balanço resgistrado a parte de interresse da empresa para registrar na junta, eu imprimia e colocava que estava transcrito do livro diário n° tal das páginas tal e tal.

Minha pergunta com o sped como proceder??

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 17:44

Prezado Stanley, td bem?

Os procedimentos tomados quanto ao envio do Sped Contábil, é o mesmo procedimento quando a escrituração contábil no meio convencional. Apesar de você ter enviado os arquivos contendo a escrituração contábil do período em epigrafe para o servidor da Receita Federal, a obrigação comercial continua sendo a mesma.

O que mudou é que o papel é substituído pelo arquivo digital que deverá ser guardado pelo lustro tributário/comercial inerente a matéria.

Aqui no Amazonas, quando registravamos o livro diário na Junta Comercial, o mesmo como exigido pelo codigo civil e codigo comercial, a impressão das demonstracoes deveriam vir depois do último lancamento contábil realizado, assinado pelos diretores, e o contador responsavel. E porventura do cliente precisar do balanço com o registro na Junta Comercial, preparavamos contendo as mesmas informaçoes daquele que estava no diário, e autenticavamos na junta comercial e enviavamos para nosso cliente.

Agora com o procedimento digital, a meu ver permanece o mesmo. Se o seu cliente necessita bastante das demonstrações contábeis separadas, e autenticadas pela Junta comercial, prepare-os, e mencione que o mesmo é a transcrição fidedigna daquela que foi recebida digitalmente, e mencione o numero do Recibo no mesmo, após isso autentique na junta comercial, e remeta-a para seu cliente.

Espero ter contribuído.

Forte abraço!

Vanderlan Falcão
Contador

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.