x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 119.054

Como calcular GPS e FGTS?

Anderson de Sousa Lima

Anderson de Sousa Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 14:44

Boa tarde a todos!
Estou em duvidas de como calcular o GPS e o FGTS.
Resumindo, eu quero saber como se faz o calculo e como se gera o boleto de cada um deles de um funcionário que recebe salário mínimo. Já fiz várias pesquisas, porém acho porcentagens diferentes em vários cálculos, então queria saber com exatidão qual a forma certa do calculo e como faço para gerar o boleto.

Sandra Alves

Sandra Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 15:41

Olá Anderson... antes de mais nada seja bem vindo ao forum....

Como assim gerar o boleto..?

A porcentagem do FGTS é de 8% s/ salário... no caso mencionado, o valor seria de R$ 40,80 e a porcentagem do INSS tambem é de 8% conforme a tabela abaixo:

a partir de 1º de janeiro de 2010 - pagamento fev/2010

até R$ 1.040,22.......................... 8,00%
de R$ 1.040,23 a R$ 1.733,70...... 9,00%
de R$ 1.733,71 até R$ 3.467,40... 11,00%

Espero que tenha ajudado

Sandra

Sandra Alves

Sandra Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 08:39

Exatamente...

A porcentagem do FGTS é de 8% (Oito por cento) do salário pago ao trabalhador, no seu caso s/ os R$ 510,00 (salário minimo) o valor será de R$ 40,80.

Nos caso de contrato de trabalho firmado nos termos da Lei n.º 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%.

O FGTS não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

Agora o valor do INSS é mais complicado, que tipo de empresa é a sua?

No seu caso, se a empresa tiver apenas um funcionario c/ valor de salario de R$ 510,00 e for uma empresa do simples nacional vc irá descontar a porcentagem de 8% (conforme tabela acima) do salário do funcionario (R$ 40,80) e a sua guia será nesse valor.

EXEMPLO:

Uma empresa do simples nacional com apenas um funcionario com salário de R$ 510,00 com desconto apenas do INSS. A folha de pagamento será de:

Salário ............................................. 510,00
INSS ................................................(-) 40,80
Líquido a receber (funcionário).......... 469,20

A guia de INSS será de R$ 40,80
A guia de FGTS será de R$ 40,80

Espero que eu tenha conseguido me expressar.


Abs

ELAINE

Elaine

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 16:18

caros colegas será que alguem pode me responder como se calcula a parte do empregado e da empresa separado na gps codigo 2100.

tenho que recalcular uma guia e tenho que saber os dois valores.

obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.