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Elismar Pereira Magalhães

Elismar Pereira Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 19:36

olá

sei da obrigatoriedade das empresas terem livro caixa, diario e razao. acontece que a maioria das empresas não compram muito mais não emitem nota fiscal de venda. faturamento este que no final do mês nao dá para cubrir os custos mensal da empresa. a gente fica impossibilitado de escriturar determinados livros pois falta receita para demonstrar a real situacao da empresa. como escritutar um livro caixa que so da prejuizo. agora está cada vez mais dificil principalmente para as empresas que compram atraves da nfe. alguém vive esta situaçao ou já viveu com seus clientes e como se resolveu determinada situacao.

abracos

Elismar

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 22:10


Oi Elismar
boa noite.


Sobre evitar "estouro" de caixa, a melhor sugestão (pelo menos no meu entendimento), seria doutrinar o contribuinte a elaborar diariamente em seu estabelecimento, as entradas e saídas de numerários, para que quando a documentação fosse encaminhada ao escritório, não se deparasse com tal situação, ou seja, deve haver um trabalho preventivo.


No começo é complicado, até por resistência de alguns clientes, mas depois, a coisa começa a fluir normalmente e esse problema tende a minimizar, para consequentemente, desaparecer.

Um outro critério bastante satisfatório:

Sempre somo as compras do mês (independentemente se forem à vista ou a prazo - lógico, toda regra têm sua excessão), adiciono as despesas fixas e daí, têm-se uma noção por amostragem... está técnica também é bem funcional.

(nunca feche os olhos para os depósitos em bancos, cujos numerários, normalmente, são saídas do caixa).

Existem outras formas que alguns colegas utilizam e que tendem a divulgar nesse link.

Abç

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 20:05

Olá Pessoal !

Conforme o colega Elismar disse (e concordo com ele) e o colega Hugo respondeu (e que também concordo), tenho clientes que, mesmo após muita insistência de minha parte, continuam a não emitir nota fiscal de venda a consumidor.

Resumindo, o caixa é uma belezura, parece um pimentão de tão vermelho.

Bem, o tal caixa anda negativo há algum tempo, e o cliente acha que num passe de mágica eu mudo o sinal de - (menos) para + (mais).

Pensei em duas saídas:

1) eu poderia simplesmente declarar a receita (Simples Nacional) com base no valor das saídas, evitando-se o estouro de caixa, ou a receita deve necessariamente bater com o total de notas fiscais de venda ? Ou seja, o contribuinte emite 1.000,00 em NF, mas as despesas são 2.000,00; devo declarar a receita de 1.000,00 e ficar com o caixa estourado, ou declaro receita de 2.000,00 fico om caixa zero mas o valor das receitas não bateriam com o total de NF´s emitidas ?

2) no caso de um livro caixa que está estourado há alguns meses, o que os colegas acham de aumentar o capital social, só para o fim de zerar o caixa, e daí prá frente, nem que eu mesmo emita as NF´s para o cliente ? Obs.: no ato alterador para aumento de capital social eu colocaria a data anterior ao estouro de caixa, porém, o registro na jucesp/cartório de fato seria nos dias de hoje.

O que os colegam acham disso ?

Grato a todos ! E aceito puxão de orelha, pois meu tom é de gozação, Afinal, já são 20:00 hs, ainda estou trabalhando, enquanto os sonegadores estão passeando de Santa Fé ! E se der algo errado, é comigo que virão falar ! Desculpem o desabafo !

Joaquim Arruda

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 09:21

Colega Joaquim,

Infelizmente, as duas soluções que você citou estão erradas e você sabe, o menos pior seria lançar o valor da receita e pagar os impostos sem a emissão das notas, mas a responsabilidade passa ser totalmente sua; você deve tomar uma atitude, fazer uma comunicação p/escrito para o seu cliente esclarecendo que para fazer a contabilidade você necessita da documentação, inclusive citando os valores das multas por falta de entrega das obrigações, coloque a responsabilidade nas mãos dele, aí ele vai ter que se virar.
Me desculpe Joaquim, mas nós temos que parar de brincar de fazer contabilidade, e de vez em quando correr o risco de perder algum cliente, mas temos de impor a nossa maneira de trabalhar e conscientizar o cliente que é para o bem dele, já passou da hora de tomar-mos algumas decisões no dia a dia do nosso trabalho ou então nunca seremos ninguém, pois costumamos fazer que eles querem e não o que deveríamos fazer.

Me desculpe, um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:14

Oi Rogério !

Pois é, concordo contigo. O correto é exigir por escrito, passar a responsabilidade para o contribuinte. E se for o caso, convidá-lo a procurar outro contador.

Mas, para não ter de perder o cliente, há alguma solução para o caixa ?

Será que aumentar o capital social não resolveria ao menos momentaneamente ?

Será que lançar o valor das receitas com base no total das despesas é tão errado assim ?

Obrigado !

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:46

Joaquim,
Esta é aminha opinião;
Aumentar o capital p/cobrir caixa não acho correto e vai gerar muitas dúvidas á fiscalização, a não ser que aumentasse realmente o caixa, fizesse o deposito na conta da empresa e etc, só que esta empresa já está c/caixa estourado a mais tempo, não vai resolver.
Como lhe disse, o menos pior e lançar a receita sem as notas fiscais e recolher os impostos em atrazo, só que a responsabilidade passa a ser totalmente sua, você está resolvendo um problema da empresa sem que a administração participe do processo, e mais tarde ela mesmo pode te processar.

Se fosse eu, chamaria o cliente para resolver tal situação, se o mesmo não aceitar, eu entregaria o serviço e fazia um documento para me resguardar de um problema que com certeza virá.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 11:12

Beleza Rogério !

Concordo contigo. Quando a bomba estoura, o cara nem chega a perder o sono, achando que a responsabilidade é do contador. E nós, que por natureza somos detalhistas e corretos (ao menos a maioria), acabamos por absorver essa preocupação no lugar do cliente.

Grato !

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