x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.154

retenção orgao publico

EDERSON REIS BARRAGAN

Ederson Reis Barragan

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 12:53

ola esta é minha primeira intervenção nesta site e espero consegui mandar minha duvida
Estou contabilizando um empresa optante pelo simples nacional q emitr nota de prestaçaõ de serviços contra orgão publico estadual (RS) e notei q o vlr recebido e diferente do vlr da nota
alguem pode me explicar pq? e onde contabilizar esta diferença
sei q não é desconto mas tem esta diferença.

































































































































Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 13:39

Oi Ederson, tudo bem?

É pq o órgão público reteve os impostos federais, provavelmente reteve 4,8% de IR, 1% de CSLL, 3% de Cofins e 0,65% de Pis. A empresa tem que informar ao tomador de serviço que é lucro presumido, senão os impostos são retidos mesmo.
Esses valores que foram retidos, vc pode lançar no ativo para reembolso posterior. Esse reembolso vc tem que pedir ao tomador para pedir lá an Receita.
Bem sucintamente, é isso.
Qq coisa, posta mais aí vamos ajudando você, ok?
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 14:42

Boa tarde, Ederson

Sendo como vc disse a empresa ser optante do supersimples, salvo interpretação ao contrario, não cabe a situação descrita acima.
Porém para uma melhor analise vc deveria expor o valor da NF, valor do desconto etc.
Resumindo, veja somente se não é o valor de ISS retido pela propria municipalidade.

Grato
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 15:52

Ederson,
pelas contas que eu fiz aqui, foi 2,15% de retenção. Nessa base deve ser 1,5% de IR e 0,65% de PIS, mas acho interessante vc entrar em contato com o tomador mesmo, o órgão público pra quem foi prestado o serviço e confirmar, pq geralmente se retem ou só o IR ou o IR + CSLL/PIS/COFINS junto, entendeu... mas já vi isso acontecer mesmo, reter só um e outro imposto e não todos, em órgão público, por isso falo pra você confirmar, ok?
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.