x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.093

Contabilidade Rural

Naiara Larissa Jordão Vilhena

Naiara Larissa Jordão Vilhena

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Geral
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 07:49

Bom dia pessoal!

Estou fazendo meu tcc sobre contabilidade rural, pois poucos conhece e fazem este tipo de contabilidade, num âmbito geral queria falar sobre sua importancia para o pequeno e médio produtor rural, o que é muito vago. Preciso saber mais sobre a OBRIGATORIEDADE FISCAL DA CONTABILIDADE, voltada a contabilidade rural, ou seja,na legislação, seu embasamento, mas não acho nada, será q alguém pode me ajudar??? Preciso disso para este final de semana.
Desde já agradeço a colaboração de todos e parab´nes pelo site.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 22:04


Cara Naiara, boa noite...

Na verdade, a legislação não obriga que o produtor rural pessoa física tenha escrituração contábil, como ocorre com os produtores rurais pessoa jurídica. Para atender a legislação, basta escrituração do Livro Caixa.

Mas como entendo ser o livro caixa muito simplificado, sem as contas razão para uma melhor análise de cada conta, nada impede que facultativamente, a escrita contábil seja realizada.

Para o produtor rural, as receitas e despesas são apropriadas pelo regime de REGIME DE CAIXA e a sua legislação não é complexa.

Para o registro de funcionários, as PJs utilizam o CNPJ, enquanto esses produtores utilizam o CEI (Cadastro Específico do INSS) .

Sugiro acessar o site abaixo, que irá dirimir muitas das suas dúvidas:
www.receita.fazenda.gov.br

Uma outra dica interessante, é que voce busque na legislação do seu estado, quais são as exigências do fisco estadual para esse segmento produtivo.

Aquí em Goiás, por exemplo, produtores podem emitir a sua própria NF, desde que atenda a alguns requisitos.

Mas é isso, o seu prazo está muito curto, do contrário imagino que muitos colegas postariam sugestões bem proveitosas naquilo que solicita.

Abraço e boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.