Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 10.195

Conta Caixa com saldo negativo

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:23

Boa tarde,

Tenho um cliente e sua atividade principal é "revenda de motocicleta - lucro presumido", a empresa foi constituida em 11/2000 c/ o capital social de R$ 5 mil, e estou com o seguinte problema:

- O contador anterior registrou todos os livros (registro entradas, saida, apuração do ICMS, livro caixa até o exercicio 2007, quando foi em 2008 deixou de escriturar o "caixa" e consequentemente a escrituração dos elementos da contabilidade pois o mesmo apresentou negativo devido os valores das compras serem maiores do que as vendas.

Pergunta: Como faço para acertar esta empresa? Fiz um levantamento do ativo e passivo e o caixa apresenta um saldo "negativo" de R$ aproximadamente 140 mil até 2009? Devo alterar o capital social pois a movimentação da firma não é compativel com o mesmo?

Atenciosamente,

César

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 17:07

Prezado (Marcos ou César?),

O ocorrido denota indícios de sonegação fiscal, passível de todas as consequencias previstas em Lei.

O que você sugere é um certo improviso como formar de tentar ajustar as coisas, no entanto aumentar capital em dinheiro com data atual não vai justificar "furos de caixa" retroativos, oriundos da não emissão de notas fiscais de vendas.

Quanto ao valor do capital é desejável que este represente a realidade, ressaltando que o aumento deve ser efetivo (não somente no papel), mediante a entrega de patrimônio particular dos sócios(dinheiro ou outros bens) ou por capitalização de lucros anteriomente apurados.

Aldemir

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 14:21

Aldemir, boa tarde

Considerando o rombo do caixa desde 31/07/2007, como regularizar esta contabilidade uma vez que não consigo emitir notas fiscais de vendas com datas anteriores ? Qual o procedimento a ser adotado em relação ao caixa da empresa ?

Atenciosamente,

César

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 14:39


Caro Marcos (ou César), boa tarde.

O Aldemir está corretíssimo no ponto de vista exposto, já que as consequências com penalidades quando descoberta pelo fisco, são pesadíssimas para o contribuinte, além de muita dor de cabeça para o contador.

clique aqui diante de sugestão sugerida para um cliente que apresentava caso semelhante ao seu.

Mas lembre-se de cientificar o seu cliente de que as incoerências no saldo da conta Caixa foram de responsabilidade de outro RT, que deveria ter repassado os documentos devidamente escriturados para voce.

E não deixa de ser um risco para o novo RT pegar uma escrita nessas condições.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 14:55

Boa tarde Marcos,

Sem entrarmos no mérito da responsabilidade pela contabilidade que você pretende "acertar", uma vez que os registros contábeis aconteceram até 31/12/2007, se deve dar continuidade aos mesmos a contar de 01/08/2008 em diante.

Tem toda razão o Aldemir ao abominar atitudes paliativas e improvisos com vistas a solucionar problemas que podem significar indiscutível sonegação.

Não existe (por total impossibilidade) a hipótese de a empresa "ter efetuado mais compras do que vendas" sem ter disponibilidades para tanto. Vale dizer que de algum lugar ou maneira obteve os recursos que permitiram-na efetivar tais gastos, caso contrário está em débito junto a fornecedores e ou instituições financeiras.

Reúna-se com os responsáveis pela empresa com vistas a detectar a origem de tais recursos que podem ser a celebração de empréstimos, mistura de dinheiros com os sócios, vendas sem a cobertura de Notas Fiscais, etc. Tão logo saiba exatamente o que ocorreu, torne a entrar em contato para que alguém possa orientá-lo a contento.

...

Fausto Marçal de Freitas

Fausto Marçal de Freitas

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 11:04

Estou com o mesmo problema do colega Marcos.
A empresa fechou o ano de 2010 com o caixa negativo. Ocorreu a mistura de dinheiros com os sócios, emprestimos de terceiros e provavelmente vendas sem a cobertura de NOtas Fiscais. Como proceder para regularizar este caixa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.