Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 863

simples e mpe's

sueli sayuri

Sueli Sayuri

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 13:36

Olá, amigos, estou fazendo um trabalho de 1º ano de faculdade, sei muito pouco sobre o assunto de supersimples e mpe's... gostaria de saber quais são os prós e contras de uma mpe aderir ou não ao simples e também: por que existem empresas que não se dão bem no simples apesar de atender aos critérios pré-estabelecidos. Agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar.

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 16:26

O Super Simples foi substituido pelo Simples Nacional.

Existem algumas vantagens para as empresas optantes pelo Simples Nacional, dentre elas a questão da unificação dos impostos. Mas o que mais viabiliza é a questão dessas empresas não pagarem o INSS patronal (20% sobre a folha salarial). Porém isso é mais interessante quando a empresa possui diversos empregados.
No que se refere à escrituração, a do Livro Caixa é suprida, sem prejuízo, pelos Livros Diário e Razão devidamente escriturados.

Dentre as desvantagens do Simples, podemos destacar o fato de as empresas optantes não poderem se creditar de impostos como o ICMS, por exemplo.

Sugiro que acesse o portal do Simples Nacional, onde você poderá ter acesso mais detalhados às características do Simples. Esse é o link das "Perguntas e Respostas", mas não deixe de ler a legislação também (Lei Complementar 123), pois você agregará muito mais conhecimento.

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/sobre/perguntas.asp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.