Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.417

prestação de serviços

EDNEIA BONETTO

Edneia Bonetto

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 19 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2004 | 10:52

Possuo uma clinica de estética e salão de cabeleireiros, e pedi para as a cabeleireira tirar a inscrição municipal e a esteticista tb. Gostaria de saber, quais as garantias que tenho na parte trabalhista por elas teêm a inscrição municipal, e se existe algo mais que possa me dar garantias para que não venha me dar problemas futuros na parte trabalhista

Claudio Teles

Claudio Teles

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 19 anos Domingo | 31 outubro 2004 | 19:49

Cara Edneia,
Mesmo que as cabeleireiras façam a inscrição municipal e atuem como autônomas, isso não será válido para o sua empresa pelos seguintes motivos:

Vc não pode contratar "prestadores de serviços" para a atividade fim de sua empresa, no caso em questão, vc não pode contratar esteticistas, manicures, cabeleireiras como prestadoras, e sim, como empregadas.
2- O fato delas trabalharem diariamente no estabelecimento, configura o vínculo empregatício, queira vc ou não.
3-O fato dessas cabeleireiras serem subordinadas a você, cumprirem horários regulares, também configura o vinculo.
4-Por fim, esse modo de operar pode lhe parecer econômico, pois não teria de pagar os encargos trabalhistas as quais a as cabeleireiras têm direito, mas com toda a certeza, vc terá problemas futuros.

Um conselho pessoal: Contrate-as como empregadas de sua empresa. Lembre-se que vc estará cumprindo com a lei, sem o medo de ter problemas amanhã, e alem disso, o empregado só é amigável ao patrão enquanto está no emprego, depois, só tempo dirá se ele entrará ou não na Justiça do Trabalho contra vc. Já muitas empresas quebrarem com causas trabalhistas.

Espero tê-la esclarecido.

Claudio Teles

----------------------------
> Possuo uma clinica de estética e salão de cabeleireiros, e pedi para as a cabeleireira tirar a inscrição municipal e a esteticista tb. Gostaria de saber, quais as garantias que tenho na parte trabalhista por elas teêm a inscrição municipal, e se existe algo mais que possa me dar garantias para que não venha me dar problemas futuros na parte trabalhista
----------------------------

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.