x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 75

acessos 64.054

Contabilização - Construção Civil

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 17:22


Boa tarde,

Já li vários tópicos aqui sobre construção civil e estou começando a entender como funciona a contabilização deste setor (que é muito detalhado).
Trabalhei 16 anos na areá fiscal e agora vou fazer contabilidade de uma empresa e tenho dúvidas e agradeço se alguém puder me ajudar:

Se tenho um custo incorrido de 800.000,00 (controle interno da construtora) mas na hora de contabilizar (documentos) tenho apenas 500.000,00 registrado em lançamentos, o que acontecerá com a contabilidade da empresa? Onde poderemos ter problemas se formos fiscalizados?Os funcionários ainda não são registrados entaõ não poderei lançar na contabilidade os custos de mão de obra? O lucro ficará muito alto pela falta de docuementação?

Espero que as perguntas não sejam ingênuas, mas estou procurando entender tudo para fazer um trabalho seguro...

Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 08:59

Bom dia Valéria !

Para se ter uma contabilidade que demonstre em seu Balanço Patrimonial o que realmente obteve de lucro ou prejuízo, bem como um retrato do seu ativo e passivo, são necessários vários fatores à levar em consideração:

1. Organização da empresa.
2. Emissão de documentos corretamente.
3. Coleta de documentos de todas as operações realizadas.
4. Controle financeiro do conta caixa e conta corrente (pelo menos), e aplicações, financiamentos, emprestimos e outros se houver.
5. Registro dos funcionários em Folha de Pagamento.
6. Controle de Estoques
7. Controle de Custos

Bom, são alguns itens que enumerei, mas que não precisam necessariamente nesta ordem.