x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 10.259

Abertura -Sociedade Simples LTDA de serviços em TI

Karoline Leite

Karoline Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 15:58

Caros, boa tarde!

Estou precisando abrir uma empresa LTDA para prestar serviços em informática. Inicialmente, estava fazendo essa abertura através de um escritório de contabilidade, mas eles me indicaram abrir uma ME e a empresa a qual presto serviços acaba de me dizer que eu deveria abrir uma LTDA.

Como já paguei pelos serviços do escritório para abrir a ME, agora pretendo proceder com a abertura da LTDA por conta própria (pois já não tenho dinheiro para investir nisso).

Gostaria de entender melhor o processo de abertura de empresa de forma mais "dinamica", se possível. Vejo muitos "tutoriais" na internet, mas a maioria usa de termos muito técnicos e fica difícil entender por onde começar.

Sobre a empresa, posso dizer o seguinte:
- Pretendo ser optante pelo Simples Nacional. O escritório de contabilidade que estava me assessorando, indicou a seguinte CNAE:

ATIVIDADE: 6311-9/00 - TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

- Meu sócio seria minha mãe, apenas para compor a empresa com o mínimo de cotas.

- A empresa teria sede em Guarulhos


Gostaria de saber se existe algum exemplo simples de contrato social ou do que deve ser colocado em um. Também gostaria de entender como devo proceder para emitir nota fiscal e se tenho que contratar um escritório de contabilidade para cuidar de algum assunto da empresa que eu mesma não possa fazer.


Desde já, agradeço!
Karoline Leite

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 16:52

Karoline,
ñ compreendi a parte que vc disse que

abrir uma ME e a empresa a qual presto serviços acaba de me dizer que eu deveria abrir uma LTDA
.
Porque ME é microempresa e microempresa pode ser LTDA ou empresário individual.

Esse cnae que vc citou abrange concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional, conforme anexo II do Simples.

Karoline Leite

Karoline Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 17:07

Olá, Jenny P!

Desculpe pela imprecisão no que disse. O que houve é que a minha contabilidade procedeu na abertura de uma micro empresa individual! E a empresa a quem presto serviço exige que eu abra uma LTDA (não entendo o motivo dessa restrição, honestamente).

E esse CNAE foi indicado pela contabilidade que estava me assessorando. Como posso averiguar os CNAE's permitidos ao Simples Nacional?

Muito obrigada!

Karoline Leite

Karoline Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 10:48

Caros, novamente venho aqui com dúvidas!

Eu criei um Contrato Social para abertura da minha empresa, a partir de modelos que encontrei na WEB.

Contudo, ficaram algumas dúvidas. Se puderem me ajudar, agradeço:

- Como devo colocar a descrição do objetivo da sociedade? É uma descrição "livre" ou devo colocar tal qual o CNAE (inclusive citar o código)?

- Já iniciei as minhas atividades de prestação de serviço, mas pelo que li, a data de início das atividades da empresa não pode ser retroativa. Mas não pode ser retroativa em relação a qual data? A data de início do processo na Junta Comercial?
Posso colocar "- A sociedade iniciará suas atividades na data do arquivamento deste ato"?

- Todos os modelos de contrato social que encontrei na Internet, citam após algumas cláusulas os artigos a que se referem. Essa citação deve permanecer no contrato? Ou faz parte apenas dos exemplos?
Ex: A sociedade iniciará suas atividades em xxx e seu prazo de duração é indeterminado. (art. 997, II, CC/2002)

- É necessário indicar o regime de bens dos sócios casados?

- Micro empresa também precisa de visto de advogado?

- É preciso ter testemunhas para assinar o contrato social?

- Minha mãe não "tem" uma profissão, como devo colocar sua profissão no contrato? Isso influencia em algo ou posso colocar qualquer coisa?

----

Por enquanto é isso. Ainda tenho dúvidas em relação a como saber se o CNAE é permitido ao Simples Nacional e como proceder para emitir nota fiscal.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
Karoline Leite

Pedro Graziano

Pedro Graziano

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 15:10

Caros Amigos,

Tenho uma dúvida e preciso de ajuda.

Estou trabalhando para um grupo de pessoas que pretendem abrir um site de organização de casamentos via internet. Minha responsabilidade é auxiliá-los no processo de constituição da empresa, mas estou parado nos seguintes itens:

1. A empresa só funcionará via internet, ou seja, os clientes acessarão única e exclusivamente o conteúdo do site. Por isso preciso saber qual CNAE utilizar:

a - 9609-2/02 AGÃSNCIAS MATRIMONIAIS (pela natureza do negócio); ou
b - 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÃ+OS DE APLICAÃ+ÃO E SERVIÃ+OS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET (por se tratar de empresa via internet)????? Ã% possível colocar uma como 1ária e outra 2dária, mesmo sendo de naturezas distintas?

2. Minha outra dúvida é se posso utilizar de um endereço já ocupado por outra empresa do ramo de consultoria, apenas subdividindo as salas em "Sala 135-A"

A empresa terá sede em Ribeirão Preto/SP
Sintam-se a vontade para responderem em meu e-mail pessoal: @Oculto


Karoline Leite

Karoline Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 10:52

Olá, bom dia a todos!

Ainda estou com dúvidas na abertura da minha empresa. Quantos as dúvidas que postei antes aqui, já consegui saná-las e dei entrada na Junta Comercial.

Levei toda a documentação, paguei as taxas e hoje retirei o processo. O problema é que foi gerada uma exigência. A exigência é que todos os sócios deveriam assinar o requerimento de enquadramento ME e eu achei que só era necessária a assinatura do sócio administrador.

Agora entrei no Cadastro Web e não encontrei o meu processo lá. Achei que teria que corrigir, mas parece que tenho que fazer um novo. É isso mesmo? E o que faço com o restante da documentação? Contrato social e outros documentos já protocolados?

No escritório onde fiz o processo, tive que pagar uma taxa de R$50 reais, terei que pagar de novo?

Se algum puder ajudar, agradeço!

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 21:29

Boa noite caro amigo,

Você solicitará um novo enquadramento de ME com a assinatura de todos os sócios, e o restante da documentação que foi dada entrada continuará a mesma pois a exigência só foi no enquadramento de ME, e a taxa tem o prazo aqui em Sergipe é de 90 dias, sendo assim tenho certeza que não precisará pagar outra taxa.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Andre Santos Oliveira

Andre Santos Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 16:25

Como vai Karoline!

O certo seria a contratação de um escritório de contabilidade que possa orienta – la melhor, as empresas por sociedade composta por dois sócios independente de contas, são LTDA, e para poderem enquadra no regime de tributação simples nacional tem que enquadra – se em ME (Micro Empresa ou EEP (empresa de pequeno porte), caso não opte pelo enquadramento, ela só será empresa LTDA, e pagará muito imposto para o governo, pois ele será empresa de Lucro Presumido. .., estou percebendo que você já está tendo muita perca de tempo na elaboração do contrato social. .. com assinatura de advogado e tudo mais, mas sua dor de cabeça ainda vai mais longe pois quando for solicitar o CNJP vai precisar do CRC de um contador – e para enquadra no simples Nacional vai precisar da inscrição municipal para opção, o qual vai solicitar muitos documentos tais como: Espelho do IPTU do Imóvel locado para atividade, Laudo de uso do solo do Imóvel, Abitese do Imóvel, Laudo do corpo de bombeiros, etc... sem falar das obrigações anuais de declaração para o governo: declaração de imposto de renda, raiz, Dectf, etc... registro de livro caixa na junta comercial. .. afinal não é muito simples como muitos acham.... Talvez de ter proposto para você o empreendedor individual pois é fácil de burlar.... e sua manutenção é simples...

Att.
Andre
@Oculto
https://www.gruposanttos.com.br

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2011 | 15:51

Boa tarde pessoal, preciso abrir um empresa de prestacao de servicos de manutencao e reparos em cinlindros e componentes hidraulicos, gostaria de saber pode optar pelo simples nacional. Tem algum cnae compativel?
Grata

Solange

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.